Câmara Municipal de Franca aprova dois Projetos de Lei de interesse dos bancários

12.08.2015

A Câmara Municipal de Franca aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira (11/08), dois Projetos de Lei de interesse dos bancários. Ambos são de autoria do vereador Adermis Marini (PSDB). O Projeto de Lei nº 99/2015 dispõe sobre os direitos dos usuários das agências e cooperativas bancárias no município de Franca. De acordo com o projeto, […]

A Câmara Municipal de Franca aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira (11/08), dois Projetos de Lei de interesse dos bancários. Ambos são de autoria do vereador Adermis Marini (PSDB).

O Projeto de Lei nº 99/2015 dispõe sobre os direitos dos usuários das agências e cooperativas bancárias no município de Franca. De acordo com o projeto, as agências bancárias serão obrigadas a receberem em seus caixas, com atendimento pessoal, boletos bancários, carnês, contas de água, luz, telefone e tributos, e não somente por débito automático ou atendimento através dos meios alternativos, como correspondentes bancários, casas lotéricas, internet banking, etc.

Segundo Adermis, a população vem sendo penalizada por decisão discriminatória das agências bancárias que não recebem essas contas em seus caixas com atendimento pessoal, dificultando, desta forma, o seu pagamento e gerando, ao mesmo tempo, problemas aos usuários.

“Se o banco estabelece convênio com empresas e governos para receber suas contas pela prestação de serviços, não pode haver discriminação entre clientes e não clientes, além de não poder estabelecer local e horário de atendimento diferente daqueles previstos para as demais atividades executadas pela instituição”, afirmou Adermis. Resolução do Banco Central veda às instituições financeiras recusar ou dificultar o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa. A escolha de qual canal de atendimento a ser utilizado cabe ao cliente/usuário.

Rogério Marques, Secretário de Imprensa e Comunicação Social do Sindicato, defendeu na tribuna da Câmara a aprovação do projeto por parte dos vereadores, ressaltando que quem mais sofre com a restrição do atendimento pessoal são os aposentados, idosos e pessoas com dificuldades em lidar com novas tecnologias, pois ficam impedidos de pagarem suas contas no mesmo local onde recebem seus benefícios e salários. O projeto foi aprovado com uma abstenção e nenhum voto contrário.

O outro Projeto de Lei aprovado foi o 94/2015, que inclui no calendário oficial do município o Dia do Bancário. “É o reconhecimento da importância e do trabalho de nossa categoria”, finalizou Rogério da tribuna, que acompanhou as votações junto com toda a diretoria da entidade. O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Franca
 

Notícias Relacionadas

Negociação com o BB: proposta de custeio da Cassi é considerada inviável pelas entidades

Nesta sexta-feira, 11/07, a comissão de negociação formada por entidades de representação dos funcionários se reuniu na sede da ANABB em preparação para a rodada de negociação agendada para a tarde do mesmo dia. No período da tarde ocorreu reunião com a representação do Banco do Brasil, ocasião em que foi apresentada uma proposta pelo […]

Leia mais

Pejotização e vínculo de emprego: O risco da suspensão em massa

Migalhas A suspensão das ações sobre pejotização ignora fraudes, paralisa direitos e ameaça a Justiça do Trabalho. Entenda os riscos de tratar relações desiguais como se fossem iguais. A recente decisão do STF, que suspendeu nacionalmente todos os processos judiciais sobre a licitude da contratação de trabalhadores por meio de pessoa jurídica ou como autônomos […]

Leia mais

Preços de alimentos caem, inflação perde força e fecha junho em 0,24%

Agência Brasil Bandeira vermelha na conta de luz pressionou IPCA para cima © MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL Versão em áudio O mês de junho foi marcado pela primeira queda no preço dos alimentos depois de 9 meses, o que ajudou a inflação oficial perder força pelo quarto mês seguido, fechando junho em 0,24%. No entanto, a […]

Leia mais

Sindicatos filiados