Câmara Municipal de Franca aprova dois Projetos de Lei de interesse dos bancários

12.08.2015

A Câmara Municipal de Franca aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira (11/08), dois Projetos de Lei de interesse dos bancários. Ambos são de autoria do vereador Adermis Marini (PSDB). O Projeto de Lei nº 99/2015 dispõe sobre os direitos dos usuários das agências e cooperativas bancárias no município de Franca. De acordo com o projeto, […]

A Câmara Municipal de Franca aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira (11/08), dois Projetos de Lei de interesse dos bancários. Ambos são de autoria do vereador Adermis Marini (PSDB).

O Projeto de Lei nº 99/2015 dispõe sobre os direitos dos usuários das agências e cooperativas bancárias no município de Franca. De acordo com o projeto, as agências bancárias serão obrigadas a receberem em seus caixas, com atendimento pessoal, boletos bancários, carnês, contas de água, luz, telefone e tributos, e não somente por débito automático ou atendimento através dos meios alternativos, como correspondentes bancários, casas lotéricas, internet banking, etc.

Segundo Adermis, a população vem sendo penalizada por decisão discriminatória das agências bancárias que não recebem essas contas em seus caixas com atendimento pessoal, dificultando, desta forma, o seu pagamento e gerando, ao mesmo tempo, problemas aos usuários.

“Se o banco estabelece convênio com empresas e governos para receber suas contas pela prestação de serviços, não pode haver discriminação entre clientes e não clientes, além de não poder estabelecer local e horário de atendimento diferente daqueles previstos para as demais atividades executadas pela instituição”, afirmou Adermis. Resolução do Banco Central veda às instituições financeiras recusar ou dificultar o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa. A escolha de qual canal de atendimento a ser utilizado cabe ao cliente/usuário.

Rogério Marques, Secretário de Imprensa e Comunicação Social do Sindicato, defendeu na tribuna da Câmara a aprovação do projeto por parte dos vereadores, ressaltando que quem mais sofre com a restrição do atendimento pessoal são os aposentados, idosos e pessoas com dificuldades em lidar com novas tecnologias, pois ficam impedidos de pagarem suas contas no mesmo local onde recebem seus benefícios e salários. O projeto foi aprovado com uma abstenção e nenhum voto contrário.

O outro Projeto de Lei aprovado foi o 94/2015, que inclui no calendário oficial do município o Dia do Bancário. “É o reconhecimento da importância e do trabalho de nossa categoria”, finalizou Rogério da tribuna, que acompanhou as votações junto com toda a diretoria da entidade. O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Franca
 

Notícias Relacionadas

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento

Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS Os representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes do Banco Itaú, nesta quarta-feira (24), para discutir a elaboração de uma cartilha que ofereça orientações aos trabalhadores que precisam se afastar por motivos […]

Leia mais

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Sindicatos filiados