Campanha Nacional dos bancários chega a Santa Bárbara D’Oeste

25.08.2016

Na manhã desta quinta-feira (25), o Sindicato dos Bancários (SindBan) reforçou a mobilização e levou a Santa Bárbara D`Oeste a Campanha Nacional por mais empregos e condições de trabalho. No próximo dia 29, segunda-feira, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresenta a proposta global aos bancários. As principais reivindicações são: reajuste salarial de 14,78 % […]


Na manhã desta quinta-feira (25), o Sindicato dos Bancários (SindBan) reforçou a mobilização e levou a Santa Bárbara D`Oeste a Campanha Nacional por mais empregos e condições de trabalho. No próximo dia 29, segunda-feira, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresenta a proposta global aos bancários.

As principais reivindicações são: reajuste salarial de 14,78 % (reposição da inflação do período mais 5% de aumento real), valorização do piso salarial, no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$3.940,24 em junho), PLR de três salários mais R$ 8.317,90, combate às metas abusivas, ao assédio moral e sexual, fim da terceirização. Além da defesa das empresas públicas e dos direitos da classe trabalhadora.

Segundo a presidente em exercício do SindBan, Angela Ulices Savian, não há crise econômica para o setor financeiro. “Não estamos contemplados com tudo o que geramos aos bancos. O salário da categoria está muito rebaixado e merecemos ser valorizados. Para a Fenaban, o trabalhador já ganha bem. Eles sempre querem ganhar”, ressalta.

Para a vice-presidente da subsede de Santa Bárbara D`Oeste, Silvia Helena Pontin, a categoria sairá com as reivindicações atendidas se houver a participação de todos na campanha. “Por enquanto os bancos só ouviram as nossas argumentações, sem apresentar propostas. Se o que eles oferecerem não contemplar os anseios da categoria, teremos que realizar as paralisações e contamos com o apoio dos bancários.”

Demissões – De acordo com o diretor, Ubiratan Campos do Amaral, empurrar o cliente para o autoatendimento, correspondentes bancários e, mais recentemente, para as agências digitais, é colocar em risco o emprego do bancário. “Esses meios diminuem a demanda do funcionário nas agências tradicionais. É isso que os banqueiros precisam para justificar corte de postos de trabalho”.

Capivari – Outra cidade a receber a Campanha Nacional foi Capivari. Ato realizado na última terça-feira (23) teve como tema, além das principais reivindicações, o papel social da Caixa Econômica Federal. “Os estados e municípios dependem dos financiamentos da Caixa, que tem no seu DNA o fundo social. Agora querem privatizar diversos setores. Precisamos defender o banco 100% público,” completa Ubiratan.

O SindBan continua a percorrer os municípios de sua base na próxima semana – São Pedro, dia 30, e Tietê, 1º de setembro, data-base dos bancários.

Por Mariana Valadares – MTB: 43155/SP – Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados