Campinas: Dia de Luta contra nova reestruturação no BB

15.01.2016

O Dia Nacional de Luta (15 de janeiro) contra a nova reestruturação anunciada pelo Banco do Brasil, que criou a Vice-Presidência de Serviços, Infraestrutura e Operações (Visin), foi marcado em Campinas com distribuição de carta e reunião com os funcionários lotados no prédio localizado no bairro Bonfim, onde estão instalados vários departamentos; entre eles, PSO […]

O Dia Nacional de Luta (15 de janeiro) contra a nova reestruturação anunciada pelo Banco do Brasil, que criou a Vice-Presidência de Serviços, Infraestrutura e Operações (Visin), foi marcado em Campinas com distribuição de carta e reunião com os funcionários lotados no prédio localizado no bairro Bonfim, onde estão instalados vários departamentos; entre eles, PSO e CSO.

Anunciada no último dia 7, durante reunião com os sindicatos, a reestruturação envolve as principais localidades onde já existem grandes centros de serviços e logística e, principalmente, todos os locais com plataforma PSO. E mais: junto com a Visin, serão criados sete novos centros e diversos cargos; com centralização de serviços e movimentação de pessoal em várias localidades.

No próximo dia 20 os sindicatos e o Banco do Brasil se reúnem em Brasília para discutir os impactos da reestruturação prevista para ser implantada neste mês de janeiro. "Como informado na reunião realizada hoje (15) com os funcionários, os sindicatos reivindicam a prorrogação do prazo de implantação, manutenção de praça e remuneração dos funcionários envolvidos, critérios claros na movimentação e aproveitamento prioritário para as vagas de ascensão profissional. Os sindicatos reivindicam também VCP de reestruturação com prazo mínimo de um ano para quem for prejudicado durante o processo”, esclarece o presidente do Sindicato e Secretário Geral da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS), Jeferson Boava. No dia seguinte (21) o Sindicato voltará ao prédio instalado no bairro Bonfim para discutir o resultado da reunião em Brasília.

Leia a íntegra da Carta aos funcionários

Reestruturação não para no Banco do Brasil. Nasce a VISIN
O Banco do Brasil não para de realizar reestruturação. O ano de 2016 nem bem começou e a diretoria anunciou no dia 7 deste mês de janeiro, em reunião com os sindicatos, mais uma reestruturação; agora com a criação da Vice-Presidência de Serviços, Infraestrutura e Operações (Visin): sete novos centros e centralização de serviços. A reestruturação envolve as principais localidades onde já existem os grandes centros de serviços e logística e, praticamente, todos os locais com plataformas PSO.

E mais: o BB informou que serão criados diversos cargos. Porém, haverá movimentação de pessoal em várias localidades.
Mais uma vez, o BB apenas comunica, não debate as mudanças. Os sindicatos exigem prorrogação do prazo de implantação, prevista para este mês de janeiro, e garantias efetivas de realocação de pessoal, sem redução do quadro.

Em setembro de 2013, vale lembrar, o Sindicato já denunciava o ‘uso’ da ferramenta reestruturação, com redução de quadro e salário. Naquela ocasião, a maldade foi direcionada aos comissionados. De lá para cá o BB não parou. Inclusive cabe destacar trechos da matéria publicada na edição nº 1390 do jornal do Sindicato (O Bancário), de 16 de setembro de 2013: “A proposta indecente se resume ao comissionado abrir mão de sua função; em troca, recebe o VCP por 120 dias. A DINOP foi a primeira a ser ‘contemplada’ com a grande oferta de um futuro melhor. Porém, não será a única. Tudo indica que vai atingir setores como CSO, PSO, caixas, CSL, GECEX, Nujur, Crédito, etc…”.

Hoje os sindicatos realizam Dia Nacional de Luta contra a reestruturação que resultou na Visin. Como a história da categoria tem mostrado, só com mobilização é possível resistir aos duros golpes da diretoria do BB. Participe. Defenda seus direitos.

Campinas, 15 de janeiro de 2016.

Foto: Júlio César Costa
Fonte: Jairo Gimenez – Sindicato dos Bancários de Campinas e Região 

Notícias Relacionadas

Conferência Interestadual aprova eixos para Conferência Nacional de 2024

Sindicatos dos Bancários debateram propostas e aprovaram pautas em defesa do trabalhador. Documento será apresentado em Conferência Nacional para discussão na Campanha Salarial de 2024 Delegações de 21 regionais dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul se reuniram nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12 de abril, para debater propostas que serão […]

Leia mais

Abertura da Conferência Interestadual da Feeb SP/MS conta com delegações de 21 regionais

  Primeiro dia de evento amplia visão sobre o futuro do Sistema Financeiro, Cenário Econômico Nacional e Avanço Tecnológico  A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) abriu nesta quinta-feira (11) a Conferência Interestadual dos Bancários de 2024. O tema central do evento deste ano é “Categoria […]

Leia mais

Proposta da Caixa para PcD é frustrante

Contudo, houve definição sobre pagamento dos deltas da promoção por mérito A proposta da Caixa Econômica Federal sobre redução de jornada e priorização de empregadas e empregados PcD, ou que tenham filhos de até seis anos com deficiência, frustrou a representação dos trabalhadores. “Na proposta do banco, somente há possibilidade de redução da jornada com […]

Leia mais

Sindicatos filiados