Campinas: Oito agências do Itaú fechadas contra horário estendido

06.12.2012

Sob a coordenação do Sindicato, oito agências do Itaú em Campinas (4), Americana (2) e Indaiatuba (2) paralisam os serviços até às 12h, hoje (05/12), Dia Nacional de Luta. O protesto em todo o país é contra o chamado horário estendido, em vigor desde outubro último em 450 agências, sendo 22 na região de Campinas. […]

Sob a coordenação do Sindicato, oito agências do Itaú em Campinas (4), Americana (2) e Indaiatuba (2) paralisam os serviços até às 12h, hoje (05/12), Dia Nacional de Luta. O protesto em todo o país é contra o chamado horário estendido, em vigor desde outubro último em 450 agências, sendo 22 na região de Campinas. Durante a manifestação os dirigentes sindicais distribuíram o jornal Itaunido, editado pela Contraf-CUT.

O novo horário de atendimento ao público, implantado unilateralmente, já foi debatido com os sindicatos em três reuniões, realizadas nos dias 13 de setembro, 6 e 28 de novembro. O diretor de Cultura, Gente e Relações de Trabalho do Itaú, Marcelo Orticelli, nas três ocasiões, concordou em equacionar os problemas originados com a implantação do novo horário de atendimento. Segundo ele, os funcionários prejudicados com o novo horário podem ser transferidos para outras unidades com horário convencional e que não existe nenhum impedimento. “Ressaltamos, no entanto, que a transferência ocorra imediatamente, sem maiores prejuízos aos funcionários atingidos, sem constrangimentos, sejam das áreas operacional ou comercial”, destaca o vice-presidente do Sindicato, Mauri Sérgio, que participou das três reuniões. O Sindicato, vale lembrar, manifestou posição contrária ao horário estendido e reivindicou a implantação do horário de atendimento no período das 9h às 17h, com criação de dois turnos de trabalho. “Uma reivindicação histórica do movimento sindical bancário”, frisa o vice-presidente.

Mauri Sérgio destaca que os sindicatos apontaram vários problemas em decorrência do novo horário; entre eles, a segurança na abertura mais cedo ou fechamento mais tarde das agências, a falta de transparência na comunicação sobre o processo de transferência dos atingidos e a prorrogação da jornada.

Novo horário: agências


8h às 16h: Em Campinas, Jardim Flamboyant, Norte-Sul, Castelo, Nova Glicério, Jardim do Trevo e Barão Geraldo. Em Sumaré, agência Sumaré. Em Americana, Rua Iacanga e Campos Salles.

8h às 15h: Em Indaiatuba, Vila Sfeir.

10h às 18h: Em Campinas, José Bonifácio, Jardim Proença, Jardim Chapadão, General Osório, Paulo VI e Benedito Alves. Em Indaiatuba, agência Indaiatuba.

11h às 18h: Em Americana, VL Molon e Vila Frezzarin. Em Sumaré, 7 de Setembro.

12 às 20h: shoppings Iguatemi e D. Pedro: das 12 às 20h; sendo que das 12h às 17h, atendimento ao público; das 17h às 20h, apenas clientes.

Fonte: Seeb Campinas

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados