Categoria realiza tuitaço da inclusão no Dia da Pessoa com Deficiência

02.12.2020

Manifestação acontece ao meio dia quinta-feira (3) Bancários e bancárias realizam nesta quinta-feira, 3, um tuitaço em comemoração ao Dia Internacional daOs  Pessoa com Deficiência. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com o objetivo de gerar, em nível mundial, discussões e sensibilização sobre a situação da pessoa com deficiência, […]

Manifestação acontece ao meio dia quinta-feira (3)

Bancários e bancárias realizam nesta quinta-feira, 3, um tuitaço em comemoração ao Dia Internacional daOs  Pessoa com Deficiência. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com o objetivo de gerar, em nível mundial, discussões e sensibilização sobre a situação da pessoa com deficiência, seus direitos e necessidades.
De acordo com o movimento sindical, mulheres deficientes também estão entre as vítimas da violência.

“Temos levantado discussões e mobilizações em torno do combate à violência feminina, e no dia da pessoa com deficiência a categoria mostra mais uma vez a sua preocupação com a saúde e o bem-estar do próximo. Pedimos a participação de todos em favor desta e outras causas em defesa à vida”, explica o presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de SP e MS (Feeb SP/MS), Jeferson Boava.

De acordo com a ONU, aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. No Brasil, dados do censo do IBGE 2010 apontam a existência de 45,6 milhões de indivíduos que se declaram com deficiência, o que corresponde a quase 24% da população. No Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), de 2015, fortalece os direitos das pessoas com deficiência, garantindo uma série de direitos relacionados à acessibilidade, educação e saúde, além de estabelecer punições para atitudes discriminatórias.

Tuitaço
A manifestação está programada para o meio dia desta terça-feira, quando acontecerá o tuitaço com a hashtag #InclusãoÉumDireito.

A Federação dos Bancários ressalta a importância das políticas públicas que envolvam as PCDs e aumentem acessibilidade e direitos iguais para todos.

Setor bancário
De acordo com o Censo da Diversidade Bancária ainda é pequena a participação das PCDs nos bancos. Quando a questão é a ascensão profissional e o tempo de casa, as PCDs também encontram obstáculos. Dados do 2º Censo da Diversidade apontam que apenas 30% das PCDs estão há mais de 10 anos no banco. É uma parcela menor do que a média do setor bancários, que é de 38,8%. Os bancários têm forte protagonismo no movimento sindical brasileiro na luta pela igualdade de oportunidade na vida e no trabalho.

 

Notícias Relacionadas

Caixa terá processo seletivo para a escolha dos diretores da FUNCEF

Inscrições já foram iniciadas e seguem até a próxima quinta-feira (9/2) Os cargos de diretor-presidente e diretor de Investimentos e Participações Societárias e Imobiliárias da Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF) serão escolhidos por meio de processo seletivo. O anúncio foi feito em edital publicado pela Caixa. As inscrições tiveram início na última sexta-feira (3/2) e […]

Leia mais

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Sindicatos filiados