Categoria realiza tuitaço da inclusão no Dia da Pessoa com Deficiência

02.12.2020

Manifestação acontece ao meio dia quinta-feira (3) Bancários e bancárias realizam nesta quinta-feira, 3, um tuitaço em comemoração ao Dia Internacional daOs  Pessoa com Deficiência. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com o objetivo de gerar, em nível mundial, discussões e sensibilização sobre a situação da pessoa com deficiência, […]

Manifestação acontece ao meio dia quinta-feira (3)

Bancários e bancárias realizam nesta quinta-feira, 3, um tuitaço em comemoração ao Dia Internacional daOs  Pessoa com Deficiência. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com o objetivo de gerar, em nível mundial, discussões e sensibilização sobre a situação da pessoa com deficiência, seus direitos e necessidades.
De acordo com o movimento sindical, mulheres deficientes também estão entre as vítimas da violência.

“Temos levantado discussões e mobilizações em torno do combate à violência feminina, e no dia da pessoa com deficiência a categoria mostra mais uma vez a sua preocupação com a saúde e o bem-estar do próximo. Pedimos a participação de todos em favor desta e outras causas em defesa à vida”, explica o presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de SP e MS (Feeb SP/MS), Jeferson Boava.

De acordo com a ONU, aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. No Brasil, dados do censo do IBGE 2010 apontam a existência de 45,6 milhões de indivíduos que se declaram com deficiência, o que corresponde a quase 24% da população. No Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), de 2015, fortalece os direitos das pessoas com deficiência, garantindo uma série de direitos relacionados à acessibilidade, educação e saúde, além de estabelecer punições para atitudes discriminatórias.

Tuitaço
A manifestação está programada para o meio dia desta terça-feira, quando acontecerá o tuitaço com a hashtag #InclusãoÉumDireito.

A Federação dos Bancários ressalta a importância das políticas públicas que envolvam as PCDs e aumentem acessibilidade e direitos iguais para todos.

Setor bancário
De acordo com o Censo da Diversidade Bancária ainda é pequena a participação das PCDs nos bancos. Quando a questão é a ascensão profissional e o tempo de casa, as PCDs também encontram obstáculos. Dados do 2º Censo da Diversidade apontam que apenas 30% das PCDs estão há mais de 10 anos no banco. É uma parcela menor do que a média do setor bancários, que é de 38,8%. Os bancários têm forte protagonismo no movimento sindical brasileiro na luta pela igualdade de oportunidade na vida e no trabalho.

 

Notícias Relacionadas

Cartilhas de combate à violência de gênero fortalecem proteção e apoio às mulheres

Manuais foram lançados ontem (25) e consolidam a luta das bancárias contra o assédio Representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram nesta segunda-feira (25) para o lançamento de duas cartilhas de combate à violência de gênero: “Sexo Frágil – Um manual sobre a masculinidade e suas questões” […]

Leia mais

Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi

Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho As chapas 6 e 33 “Cassi para os Associados”, formadas por funcionários da ativa e aposentados do BB de várias regiões do país – que tiveram o apoio da Federação dos Bancários […]

Leia mais

Eleições Economus: Votação ocorre de 8 a 29 de abril

Conheça os candidatos apoiados pela Feeb SP/MS As eleições Economus ocorrem de 8 a 29 de abril. Associados poderão eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados apoiarão para as […]

Leia mais

Sindicatos filiados