Centrais sindicais protestam em SP para pressionar Copom a não elevar juros

19.01.2016

Fernanda Cruz Agência Brasil Manifestantes de centrais sindicais fazem ato nesta terça-feira (19), em frente à sede do Banco Central em São Paulo, na Avenida a Paulista, para pressionar o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central a não elevar a taxa básica de juros (Selic). A primeira reunião do ano do Copom começa […]

Fernanda Cruz
Agência Brasil

Manifestantes de centrais sindicais fazem ato nesta terça-feira (19), em frente à sede do Banco Central em São Paulo, na Avenida a Paulista, para pressionar o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central a não elevar a taxa básica de juros (Selic).

A primeira reunião do ano do Copom começa na tarde desta terça-feira, em Brasília, e termina no início da noite de amanhã (20). A expectativa do mercado é que, após três reuniões consecutivas sem alteração na Selic – que está em 14,25% ao ano–, o colegiado retome o ciclo de elevações. As instituições financeiras ouvidas para o boletim Focus apostam em alta de 0,5 ponto percentual.

O protesto se concentrou na calçada do prédio do Banco Central, sem bloquear o trânsito na Avenida Paulista. A Polícia Militar informou que não divulgará o número de participantes.

João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da Força Sindical, defende que a elevação dos juros pode trazer prejuízos aos trabalhadores. "O aumento da taxa de juros significa mais desemprego, menos produção e menos consumo. Os trabalhadores estão preocupados com essa política do governo de juros altos. Aumentar a taxa de juros é continuar com a recessão, o desemprego."

Josimar Andrade, dirigente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), acredita que a alta dos juros não inibe a inflação. "Não é só aumentando os juros que vai segurar a inflação. A UGT não concorda com essa política de centrar o foco exclusivamente elevando a taxa de juros."

A ato teve ainda uma guilhotina simbólica, que faz parte de uma campanha nacional contra os altos juros do cartão de crédito. "O trabalhador e a sociedade já estão com o pescoço para ser degolado. A UGT, ao longo de três anos, vem fazendo essa campanha, combatendo também as administradoras de cartão de crédito", disse Josimar.

Fonte: UOL – Economia
Foto:   Nelson Antoine / FramePhoto / Agência O Globo

 

Notícias Relacionadas

Cartilhas de combate à violência de gênero fortalecem proteção e apoio às mulheres

Manuais foram lançados ontem (25) e consolidam a luta das bancárias contra o assédio Representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram nesta segunda-feira (25) para o lançamento de duas cartilhas de combate à violência de gênero: “Sexo Frágil – Um manual sobre a masculinidade e suas questões” […]

Leia mais

Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi

Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho As chapas 6 e 33 “Cassi para os Associados”, formadas por funcionários da ativa e aposentados do BB de várias regiões do país – que tiveram o apoio da Federação dos Bancários […]

Leia mais

Eleições Economus: Votação ocorre de 8 a 29 de abril

Conheça os candidatos apoiados pela Feeb SP/MS As eleições Economus ocorrem de 8 a 29 de abril. Associados poderão eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados apoiarão para as […]

Leia mais

Sindicatos filiados