CGROS define agenda de ações para 2021

12.02.2021

Pautas identitárias, cursos e seminários de formação foram discutidos em reunião A Comissão de Gênero, Raça e Orientação Sexual (CGROS) definiu ontem (11), em reunião por videoconferência, a agenda de ações para 2021. O encontro contou com a participação dos coletivos de Mulheres, Combate ao Racismo, Pessoas Com Deficiência (PCD) e LGBTQI. "Foi uma reunião […]

Pautas identitárias, cursos e seminários de formação foram discutidos em reunião

A Comissão de Gênero, Raça e Orientação Sexual (CGROS) definiu ontem (11), em reunião por videoconferência, a agenda de ações para 2021. O encontro contou com a participação dos coletivos de Mulheres, Combate ao Racismo, Pessoas Com Deficiência (PCD) e LGBTQI.
"Foi uma reunião de extrema importância com a participação de diversos coletivos. Mesmo sabendo que a visibilidade ainda é pequena, comemoramos por sermos a única categoria no país, com uma mesa específica para discutir questões de gênero, pessoas com deficiência, raça e orientação sexual", destaca Angela Savian, representante da Federação dos Bancários dos Estados de SP/MS.

Agendas
O encontro da CGROS definiu que até o final do primeiro semestre serão realizados seminários sobre gênero, combate ao racismo, PCD e LGBTQI.
As reuniões da CGROS serão mensais com a mesma periodicidade das reuniões dos coletivos de Mulheres, Combate ao Racismo, LGBTQI e PCD.
Eventos, campanhas em datas importantes na sua área de atuação, com materiais e ações em redes sociais, também foram definidos.
No próximo dia 24, o Coletivo de Mulheres participa de um curso de formação sobre feminismo.

Opinião
De acordo com a representante da Feeb, a reunião fortaleceu a necessidade de enfrentar o conservadorismo emanado pelo governo federal e que tem manifestações locais fortes. Representantes de sindicatos e federações destacaram a criação e o fortalecimento de coletivos de Combate ao Racismo, Mulheres, LGBTQI e PCDs. A importância de cursos de formação também foi levantada durante as intervenções dos participantes. Também foi levantada a importância de se realizar cursos sobre assedio, racismo e diversidade.
“Manter ativa a pauta do calendário de atividades durante todo o ano é fundamental para a manutenção da mesa temática. Precisamos fazer com que os sindicatos se envolvam mais nesse tema, pois a discriminação ainda é grande. Mesmo em meio à pandemia foi possível planejar campanhas de fortalecimento das lutas nas redes e nas unidades bancárias", explica Ângela.

A próxima reunião da CGFROS foi marcada para 18 de março.

 

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados