COE e Bradesco debatem minuta de reivindicações, demissões e retorno ao trabalho

08.11.2021

Representação dos trabalhadores aguarda calendário de negociação da minuta específica A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco se reuniu com o banco no final da tarde de sexta-feira (5) para debater a minuta de reivindicações específicas dos funcionários do banco. Entre os principais pontos do documento estão emprego, saúde e segurança. A minuta […]

Representação dos trabalhadores aguarda calendário de negociação da minuta específica

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco se reuniu com o banco no final da tarde de sexta-feira (5) para debater a minuta de reivindicações específicas dos funcionários do banco. Entre os principais pontos do documento estão emprego, saúde e segurança. A minuta foi construída de forma coletiva e atualizada em agosto durante Encontro Nacional dos Trabalhadores do Bradesco.

O banco se comprometeu a enviar ainda nesta semana a proposta de calendário de negociação.

Planos de Saúde
A ampliação dos planos de Saúde e Dental foi reforçada pela representação dos trabalhadores. A reivindicação foi feita antes da pandemia. Na ocasião, o banco pediu o prazo de 90 dias para resposta. Na última sexta os sindicatos pediram a retomada da discussão para rever os problemas com a rede de credenciados pelas federações e seus respectivos sindicatos.

Igualdade de oportunidades
A igualdade de oportunidades para homens e mulheres também foi reforçada pelos representantes que cobraram do banco propostas para alcançar a igualdade e equidade salarial entre homens e mulheres, brancos e negros.

Demissões
Mais de 3 mil emissões já foram registradas neste ano. De acordo com o banco parte dos desligamentos “são de pessoas que estão pedindo demissão para trabalhar em outras áreas, indústrias, ou abrir negócio próprio”. A representação dos trabalhadores rebateu citando o programa de reestruturação, que tem transformado agências em unidades de negócio (UN), estruturas sem caixas e com atendimento automatizado. Neste sentido foi reivindicada a contratação de novos funcionários para evitar a sobrecarga no trabalho e reduzir o tempo de espera no atendimento dos clientes e usuários.

Retomada ao presencial
A retomada ao trabalho presencial também foi pauta da discussão. A representação dos trabalhadores pediu reforço aos protocolos contra a Covid-19 e realização de escala de entrada e saída dos trabalhadores.
O banco anunciou a ampliação de 10% para 20% do quadro de trabalhadores no esquema presencial, a partir do dia 16 de novembro.

Os funcionários que estão em home-office recebem o convite para o retorno ao trabalho presencial a partir desta segunda-feira (8). O retorno valerá para todas as estruturas administrativas. A partir de 16/11, retornarão até 40% do quadro, sendo realizado rodízio semanal com até 20% em cada semana, com reavaliação a cada 15 dias para eventual incremento.

Critérios
Apenas aqueles que estiverem totalmente imunizados estarão elegíveis para o trabalho presencial. Funcionários do grupo de risco e gestantes continuarão em home-office.
O retorno será de forma gradual, respeitando os protocolos de segurança e com escalas nos horários de almoço, de entrada e de saída de funcionários.

O banco confirmou a aplicação do protocolo e a compra de um novo modelo de máscara, de proteção tripla, que será fornecida aos funcionários a partir da próxima remessa.

Horário de atendimento
Com relação ao horário de atendimento o banco informou que manterá o horário reduzido para o público normal nas agências, das 10h às 14h. E, para os aposentados, em dia de pagamento, das 8h às 14h e, em dias normais, das 9h às 14h.

 

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