Representação dos trabalhadores aguarda calendário de negociação da minuta específica
A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco se reuniu com o banco no final da tarde de sexta-feira (5) para debater a minuta de reivindicações específicas dos funcionários do banco. Entre os principais pontos do documento estão emprego, saúde e segurança. A minuta foi construída de forma coletiva e atualizada em agosto durante Encontro Nacional dos Trabalhadores do Bradesco.
O banco se comprometeu a enviar ainda nesta semana a proposta de calendário de negociação.
Planos de Saúde
A ampliação dos planos de Saúde e Dental foi reforçada pela representação dos trabalhadores. A reivindicação foi feita antes da pandemia. Na ocasião, o banco pediu o prazo de 90 dias para resposta. Na última sexta os sindicatos pediram a retomada da discussão para rever os problemas com a rede de credenciados pelas federações e seus respectivos sindicatos.
Igualdade de oportunidades
A igualdade de oportunidades para homens e mulheres também foi reforçada pelos representantes que cobraram do banco propostas para alcançar a igualdade e equidade salarial entre homens e mulheres, brancos e negros.
Demissões
Mais de 3 mil emissões já foram registradas neste ano. De acordo com o banco parte dos desligamentos “são de pessoas que estão pedindo demissão para trabalhar em outras áreas, indústrias, ou abrir negócio próprio”. A representação dos trabalhadores rebateu citando o programa de reestruturação, que tem transformado agências em unidades de negócio (UN), estruturas sem caixas e com atendimento automatizado. Neste sentido foi reivindicada a contratação de novos funcionários para evitar a sobrecarga no trabalho e reduzir o tempo de espera no atendimento dos clientes e usuários.
Retomada ao presencial
A retomada ao trabalho presencial também foi pauta da discussão. A representação dos trabalhadores pediu reforço aos protocolos contra a Covid-19 e realização de escala de entrada e saída dos trabalhadores.
O banco anunciou a ampliação de 10% para 20% do quadro de trabalhadores no esquema presencial, a partir do dia 16 de novembro.
Os funcionários que estão em home-office recebem o convite para o retorno ao trabalho presencial a partir desta segunda-feira (8). O retorno valerá para todas as estruturas administrativas. A partir de 16/11, retornarão até 40% do quadro, sendo realizado rodízio semanal com até 20% em cada semana, com reavaliação a cada 15 dias para eventual incremento.
Critérios
Apenas aqueles que estiverem totalmente imunizados estarão elegíveis para o trabalho presencial. Funcionários do grupo de risco e gestantes continuarão em home-office.
O retorno será de forma gradual, respeitando os protocolos de segurança e com escalas nos horários de almoço, de entrada e de saída de funcionários.
O banco confirmou a aplicação do protocolo e a compra de um novo modelo de máscara, de proteção tripla, que será fornecida aos funcionários a partir da próxima remessa.
Horário de atendimento
Com relação ao horário de atendimento o banco informou que manterá o horário reduzido para o público normal nas agências, das 10h às 14h. E, para os aposentados, em dia de pagamento, das 8h às 14h e, em dias normais, das 9h às 14h.
Notícias Relacionadas
Veja as regiões da FEEB SP/MS que aprovaram o ACT/Caixa
Assembleias foram encerradas ontem (12) em todo o país; documento será assinado na segunda-feira (16) e PLR será creditada na terça-feira (17) Nesta quarta (11) e quinta-feira (12), sindicatos dos bancários de todo o país realizaram assembleias para avaliar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Caixa Econômica Federal. A proposta foi aprovada pela maioria […]
Leia maisSantander insiste na compensação dos programas próprios na PLR
Nova rodada de negociação será realizada na semana que vem A sexta rodada de negociação do aditivo do Santander, entre integrantes da Comissão de Organização dos Empregados (COE) e a direção do banco, foi realizada nesta quarta-feira (11/09), em São Paulo, e terminou sem acordo. Um novo encontro para discutir os interesses da categoria será […]
Leia maisTrabalhadores assinam CCT e ACT do BB com vigência até 2026
Com as assinaturas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, adiantamento da PLR será em setembro O Comando Nacional dos Bancários (Contraf CUT) e a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação (CONTEC) assinaram nesta terça-feira (10), com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), […]
Leia mais