COE e Bradesco debatem minuta de reivindicações, demissões e retorno ao trabalho

08.11.2021

Representação dos trabalhadores aguarda calendário de negociação da minuta específica A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco se reuniu com o banco no final da tarde de sexta-feira (5) para debater a minuta de reivindicações específicas dos funcionários do banco. Entre os principais pontos do documento estão emprego, saúde e segurança. A minuta […]

Representação dos trabalhadores aguarda calendário de negociação da minuta específica

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco se reuniu com o banco no final da tarde de sexta-feira (5) para debater a minuta de reivindicações específicas dos funcionários do banco. Entre os principais pontos do documento estão emprego, saúde e segurança. A minuta foi construída de forma coletiva e atualizada em agosto durante Encontro Nacional dos Trabalhadores do Bradesco.

O banco se comprometeu a enviar ainda nesta semana a proposta de calendário de negociação.

Planos de Saúde
A ampliação dos planos de Saúde e Dental foi reforçada pela representação dos trabalhadores. A reivindicação foi feita antes da pandemia. Na ocasião, o banco pediu o prazo de 90 dias para resposta. Na última sexta os sindicatos pediram a retomada da discussão para rever os problemas com a rede de credenciados pelas federações e seus respectivos sindicatos.

Igualdade de oportunidades
A igualdade de oportunidades para homens e mulheres também foi reforçada pelos representantes que cobraram do banco propostas para alcançar a igualdade e equidade salarial entre homens e mulheres, brancos e negros.

Demissões
Mais de 3 mil emissões já foram registradas neste ano. De acordo com o banco parte dos desligamentos “são de pessoas que estão pedindo demissão para trabalhar em outras áreas, indústrias, ou abrir negócio próprio”. A representação dos trabalhadores rebateu citando o programa de reestruturação, que tem transformado agências em unidades de negócio (UN), estruturas sem caixas e com atendimento automatizado. Neste sentido foi reivindicada a contratação de novos funcionários para evitar a sobrecarga no trabalho e reduzir o tempo de espera no atendimento dos clientes e usuários.

Retomada ao presencial
A retomada ao trabalho presencial também foi pauta da discussão. A representação dos trabalhadores pediu reforço aos protocolos contra a Covid-19 e realização de escala de entrada e saída dos trabalhadores.
O banco anunciou a ampliação de 10% para 20% do quadro de trabalhadores no esquema presencial, a partir do dia 16 de novembro.

Os funcionários que estão em home-office recebem o convite para o retorno ao trabalho presencial a partir desta segunda-feira (8). O retorno valerá para todas as estruturas administrativas. A partir de 16/11, retornarão até 40% do quadro, sendo realizado rodízio semanal com até 20% em cada semana, com reavaliação a cada 15 dias para eventual incremento.

Critérios
Apenas aqueles que estiverem totalmente imunizados estarão elegíveis para o trabalho presencial. Funcionários do grupo de risco e gestantes continuarão em home-office.
O retorno será de forma gradual, respeitando os protocolos de segurança e com escalas nos horários de almoço, de entrada e de saída de funcionários.

O banco confirmou a aplicação do protocolo e a compra de um novo modelo de máscara, de proteção tripla, que será fornecida aos funcionários a partir da próxima remessa.

Horário de atendimento
Com relação ao horário de atendimento o banco informou que manterá o horário reduzido para o público normal nas agências, das 10h às 14h. E, para os aposentados, em dia de pagamento, das 8h às 14h e, em dias normais, das 9h às 14h.

 

Notícias Relacionadas

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Sindicatos filiados