COE Itaú cobra o fim das demissões e reivindica mais contratações

21.03.2023

Movimento sindical quer acompanhar de perto processo de realocação dos trabalhadores envolvidos nos fechamentos das agências A Comissão de Organização dos Empregados (COE) se reuniu na última quinta-feira (16), com a direção do Itaú, no Centro Empresarial (Ceic), em São Paulo, para cobrar o fim das demissões, dos fechamentos das agências e reivindicar mais contratações. […]

Movimento sindical quer acompanhar de perto processo de realocação dos trabalhadores envolvidos nos fechamentos das agências

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) se reuniu na última quinta-feira (16), com a direção do Itaú, no Centro Empresarial (Ceic), em São Paulo, para cobrar o fim das demissões, dos fechamentos das agências e reivindicar mais contratações.

Durante o encontro foram apresentadas denúncias recebidas por sindicatos de todo o Brasil envolvendo bancários prejudicados pelo fechamento das agências. De acordo com a representação dos trabalhadores, não houve espaço para nova oportunidade. O banco revelou que no ano passado foram 239 agências fechadas e 1971 trabalhadores envolvidos. Deste cenário, apenas 74% foram realocados, 8% pediram demissão ou aderiram ao PDV e 18% foram demitidos. Em 2023, já são 106 agências, com 1330 trabalhadores envolvidos.

Os dirigentes questionaram, ainda, os números, o processo de realocação e cobraram informações sobre realocação dos funcionários. O banco se comprometeu a fazer um levantamento e apresentar os dados na próxima reunião.

A representação levou ao conhecimento do banco a questão do adoecimento causado nos bancários no momento em que tomam ciência da desativação do local de trabalho.

Violência e diversidade 

Uma próxima reunião para discutir a temática do gênero deve ser agendada. O banco informou que em janeiro deste ano foram efetivados, via canal de denúncia, 89 atendimentos para mulheres que sofrem violência doméstica ou outro tipo de violência.

Com relação à diversidade de gênero, o banco informou que detém no quadro de contratação um total de 80 trabalhadores transgêneros. A diversidade dentro das agências deve ser discutida pelo banco, que falou ainda, em implementar programas específicos. Uma reunião sobre o tema também deve ocorrer em breve.

“O banco expôs o interesse em estar presente nos sindicatos e federações para reuniões para tratar de resoluções dos pontos sugeridos. A reunião foi encerrada com o compromisso do banco de desmembrar os números apresentados sobre demissões e fechamentos de agências, e reapresentar para cada sindicato e federações”, explica Walmir Gomes, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS).

Os próximos temas a serem tratados são diversidade e saúde do trabalhador. Outros pontos importantes como, contratação diferenciada para Tecnologia da Informação, ramo financeiro, jornada de trabalho e diretrizes para 2023 e 2024, farão parte dos debates de mesas futuras.

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados