COE Santander dialoga sobre Igualdade de Oportunidades com o banco

01.06.2023

Movimento sindical aguarda data para debate sobre LGBTQIAP+ e combate ao assédio sexual  Representantes da Comissão de Organização dos Empregados do Santander (COE) se reuniram nesta quarta-feira (31) com o banco  para mais um diálogo sobre o tema Igualdade de Oportunidades. A pauta amplamente defendida pelo movimento sindical faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho […]

Movimento sindical aguarda data para debate sobre LGBTQIAP+ e combate ao assédio sexual 

Representantes da Comissão de Organização dos Empregados do Santander (COE) se reuniram nesta quarta-feira (31) com o banco  para mais um diálogo sobre o tema Igualdade de Oportunidades. A pauta amplamente defendida pelo movimento sindical faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

“Apesar de não notarmos diferença salarial entre homens e mulheres na mesma função infelizmente os cargos de grande relevância ainda são na sua grande maioria ocupados por homens”, destaca Patrícia Bassanin, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), na COE Santander.

Com relação ao espaço igualitário para mulheres, o banco informou que 40% ocupam cargo no comitê executivo e 33% no Conselho de administração, mas reconheceu que existe espaço para avanços. O banco informou o trabalho realizado em um programa de desenvolvimento de mulheres, que conta com a participação de 12 mil funcionárias.

Quanto ao espaço para pessoas com deficiências (PCDs), o banco reconheceu ter dificuldade em cumprir o percentual previsto na Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (8.213/91), que determina a contratação de 5% de empregados com deficiência. Para melhorar o este índice, o banco alegou esforços por meio de programas de contratação e capacitação de PCDs nos setores de tecnologia (F1RST) e área comercial. O movimento sindical cobra que a lei seja respeitada.

Com relação à igualdade racial, o banco informou a contratação de 205 estagiários negros, por meio do programa Jovens Talentos. De acordo com o banco, 75% dos menores aprendizes são negros. O investimento na capacitação também foi apresentado pelo banco, que informou ter destinado três mil bolsas de estudo, no âmbito do Santander Universidade, para homens e mulheres negras em cursos preparatórios para certificação Anbima (CPA-10, CPA-20 e CEA); e de idiomas, dentre outros.

“Vemos que existe um engajamento do banco em promover melhor distribuição entre homens, mulheres, negros e pcd’s. Apoiamos as medidas adotadas, mas vamos continuar firmes nessa luta para que possamos avançar. Ainda há muito a se fazer na questão da igualdade de oportunidades no mercado de traballho”, destaca a representante.

A representação dos bancários e bancárias aguarda data para debater sobre as pautas LGBTQIAP+ e combate ao assédio sexual, temas de grande relevância.

Notícias Relacionadas

Santanderprevi: Alteração de perfil de investimento pode ser feita até 18 de março

Participantes têm prazo para ajustar preferências de investimento, com vigência a partir de 1º de abril Os participantes do Santanderprevi têm até o dia 18 de março para alterar seu perfil de investimento, com vigência a partir de 1º de abril. Se nenhuma mudança for solicitada, o perfil será mantido. Os perfis disponíveis são conservador […]

Leia mais

Representantes da Feeb SP/MS prestigiam homenagem aos 70 anos do Sindicato dos Bancários de Campinas

Sessão na Câmara Municipal de Campinas celebrou a data com a presença de autoridades políticas, sindicalistas e membros da comunidade Representantes da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) participaram da homenagem feita pela Câmara dos Vereadores de Campinas ao Sindicato dos Bancários de […]

Leia mais

SANTANDER: Banco anuncia avanços em reunião com representantes dos funcionários

Negociações com a COE avança em medidas de benefício e capacitação O Santander anunciou nesta quinta-feira (22), durante a reunião com representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE) Santander, avanços em medidas que beneficiam os funcionários. O encontro ocorreu em formato híbrido e contou com a participação de representantes dos funcionários e do banco. […]

Leia mais

Sindicatos filiados