Comando analisará dados sobre assédio moral apresentados pela Fenaban

07.03.2014

  Na negociação realizada nesta quinta-feira, 6, sobre o instrumento de combate ao assédio moral, previsto na cláusula 57ª da Convenção Coletiva de Trabalho, a Fenaban apresentou ao Comando Nacional dos Bancários os dados estatísticos setoriais sobre as denúncias, para que possa ser feita avaliação do andamento do programa. O Comando a partir de agora, […]

 

Crédito: Jailton Garcia - Contraf

Na negociação realizada nesta quinta-feira, 6, sobre o instrumento de combate ao assédio moral, previsto na cláusula 57ª da Convenção Coletiva de Trabalho, a Fenaban apresentou ao Comando Nacional dos Bancários os dados estatísticos setoriais sobre as denúncias, para que possa ser feita avaliação do andamento do programa. O Comando a partir de agora, com a assessoria do Dieese e consultorias, vai analisar os dados apresentados e uma nova negociação será realizada.

Os bancários apresentaram uma série de críticas e sugestões ao funcionamento do programa, como sobre a necessidade de maior rigor no cumprimento do prazo de 45 dias para a apuração das denúncias, ao fato dos bancos estarem apresentando respostas padronizadas aos sindicatos e a preocupação de como fica a situação dos denunciantes e denunciados dentro do banco, pós-denúncia.

Outras questões levantadas foram a da necessidade de preservação do sigilo das pessoas que transitam pelo programa e também a de uma divulgação mais ampla desse direito dentro dos bancos: "Nosso objetivo é aprofundar essa discussão, dar mais credibilidade ao programa e com isso melhorar as condições dos ambientes de trabalho", afirma Walcir Previtale, secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf.

Oficina sobre o Combate ao Assédio Moral

O Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador, reunido na manhã desta quinta-feira, na sede da Contraf, discutiu e avaliou como tem sido até agora o cumprimento do Acordo Aditivo de Combate ao Assédio Moral, que completou três anos.

Na reunião, o Coletivo reafirmou que o Acordo representa um grande avanço, é uma importante conquista para os bancários e que é preciso aprofundar este debate.

"Precisamos fortalecer o instrumento de maneira coletiva. O combate ao assédio moral precisa ser melhor compreendido e apropriado pelos trabalhadores", salienta Walcir.

O Coletivo reiterou proposta apresentada no Seminário do Comando Nacional dos Bancários, realizado no mês passado, de promover uma oficina sobre o tema, com a participação de todos os sindicatos signatários do Acordo Aditivo. A data indicativa para a realização da oficina é meados de abril.

Fonte: Contraf 

  

Notícias Relacionadas

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Sindicatos filiados