Comando cobra do BB plano de carreira e critérios de ascensão

21.09.2015

O Comando Nacional dos Bancários e o Banco do Brasil negociaram nesta sexta-feira (18), durante a quinta rodada realizada em São Paulo, questões relacionadas a remuneração e plano de carreira. O secretário geral da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS), Jeferson Boava, participou da rodada. PCR – Plano de […]

O Comando Nacional dos Bancários e o Banco do Brasil negociaram nesta sexta-feira (18), durante a quinta rodada realizada em São Paulo, questões relacionadas a remuneração e plano de carreira. O secretário geral da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS), Jeferson Boava, participou da rodada.

PCR – Plano de Carreira e Remuneração

– Melhoria nas tabelas de antiguidade e mérito e no piso de escriturário. Comando e BB discutiram ainda a inclusão dos escriturários na carreira de mérito, como forma de valorizar todos os funcionários.

Substituição de comissionados

– Fim da lateralidade; retorno imediato do pagamento da substituição; e registro da substituição, no histórico funcional, para efeito de concorrência, ascensão.

Nomeação e pagamento da gratificação de caixa

– Caixa que exerce a função de forma consecutiva, em agência ou PSO, deve ser nomeado caixa executivo.

– Pagamento de gratificação de caixa para quem abre o terminal; em folha. O Comando citou como exemplo os gerentes de serviço do PSO. Assumem o risco, mas não recebem gratificação.

Processos seletivos e concorrência

– Melhoria dos processos seletivos, com transparência: participação da Gepes, prazo de inscrição e data de escolha.

– Registro da seleção em que o funcionário seja participante e a obrigatoriedade de resposta em todos os processos seletivos.

– Sistema de Remoção Automática (SACR) em todos os locais.

Plano de função

– melhoria e negociação com os sindicatos sobre alterações na estrutura dos cargos.

– Jornada de trabalho: mudança mediante negociação.

– Abertura de negociação sobre assistentes dos segmentos Estilo e Private.

– Criação do cargo de pregoeiro.

– Discussão sobre cargos de nível superior; carreira está ameaçada por uma ação do Ministério Público contra o BB.

Mais contratações

– Reposição das vagas abertas após plano de aposentadoria.

Organização

O Comando denunciou relatos de retaliação e ameaças a funcionários feitas, especialmente, por superintendentes regionais e estaduais quanto a ações judiciais e greve. Os representantes do BB disseram que não é orientação da empresa; as denúncias serão apuradas.

Para Jeferson Boava, durante a quinta rodada foram negociados vários pontos, mas nenhuma resposta concreta por parte do BB. “Todas as reivindicações foram debatidas em cinco rodadas. Cabe ao Banco federal apresentar suas propostas. Mas, paciência tem limite”.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Campinas e Região

Foto: Jailton Garcia
 

Notícias Relacionadas

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Sindicatos filiados