
Garantia das normas acordadas na CCT foi ressaltada pela representação dos trabalhadores
A mesa permanente de saúde foi retomada nesta segunda-feira (29), em reunião entre representantes do Comando Nacional e da Comissão de Negociações da Federação Nacional dos Bancos (CN Fenaban).
O movimento sindical pediu celeridade no retorno das demandas e a garantia das normas acordadas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Para isso, propôs à Fenaban a criação de um comitê de acompanhamento bipartite. A abertura de canais de diálogo com entidades e bancários também foi sugerida. O objetivo além de acolher é proporcionar solução para os problemas relacionados à saúde. A criação de canais específicos para denúncia, visando o aperfeiçoamento da cláusula 61 da CCT, que trata de mecanismos de prevenção de conflitos nos ambientes de trabalho, também foi demandada.
Outro pedido reforçado foi quanto ao acesso às informações do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), especialmente ao relatório anual. “O objetivo é ter ciência das estatísticas, para uma maior compreensão e agilidade na busca por soluções”, explica o representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Reginaldo Breda.
Quanto ao Programa de Retorno ao Trabalho, a mesa reforçou o papel dos bancos de implementá-lo em negociação com sindicatos, conforme previsto na cláusula 43 da CCT.
Foi cobrada, ainda, a definição de um fluxo de encaminhamento dos bancários adoecidos. De acordo com o movimento sindical é importante que as informações relacionadas aos procedimentos sejam transparentes e claras.
Após solicitar um tempo para estudar a pauta, a Fenaban retornou com a negativa da disponibilização de dados do PCMSO. Em justificativa pediu para que sejam utilizados dados públicos, referentes ao ano de 2020.
A representação dos bancos se comprometeu a avaliar a reivindicação do estabelecimento de um canal de denúncia. Demais demandas serão respondidas na próxima reunião.
Após formalizadas as propostas, o Comando Nacional dos Bancários as enviará para a Fenaban.
Notícias Relacionadas
Chapa apoiada pelo Sindicato vence eleições Banesprev 2023
Todos os candidatos apoiados pelo Sindicato, Feeb SP/MS, Contraf-CUT, e demais entidades sindicais de todo o Brasil, entraram nas vagas de titulares e suplência. A chapa Em Defesa do Banesprev saiu vitoriosa do processo eleitoral para a Diretoria Administrativa, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Comitê de Investimentos do plano. O Sindicato parabeniza aos eleitos, em […]
Leia maisELEITA COM 98,6% DOS VOTOS NOVA DIRETORIA DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE GUARATINGUETÁ
Foi eleita nessa última quinta-feira (21/09) a nova diretoria para o exercício de 2024-2028.Apuração foi acompanhada pelo presidente da Feeb SP/MS, David Zaia. Bancários e Bancárias de Guaratinguetá e Região elegeram a chapa 1 do Sindicato (Com Inovação e Dedicação Faremos a Diferença!) com a expressiva aprovação de 98,6% dos votos válidos, em um pleito […]
Leia maisCOE debate emprego, remuneração, agências e segurança bancária com o Itaú
Reunião foi realizada nesta quarta-feira, na sede do banco, em São Paulo A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, na última quarta-feira (20), para discutir demandas relacionadas ao emprego, remuneração, agências e segurança bancária. Na ocasião, a representação dos trabalhadores buscou compreender a estrutura organizacional e […]
Leia mais