Comando Nacional cobra celeridade nas demandas durante a retomada da mesa permanente de saúde

30.05.2023

Garantia das normas acordadas na CCT foi ressaltada pela representação dos trabalhadores   A mesa permanente de saúde foi retomada nesta segunda-feira (29), em reunião entre representantes do Comando Nacional e da Comissão de Negociações da Federação Nacional dos Bancos (CN Fenaban). O movimento sindical pediu celeridade no retorno das demandas e a garantia das […]

Garantia das normas acordadas na CCT foi ressaltada pela representação dos trabalhadores  

A mesa permanente de saúde foi retomada nesta segunda-feira (29), em reunião entre representantes do Comando Nacional e da Comissão de Negociações da Federação Nacional dos Bancos (CN Fenaban).

O movimento sindical pediu celeridade no retorno das demandas e a garantia das normas acordadas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Para isso, propôs à Fenaban a criação de um comitê de acompanhamento bipartite. A abertura de canais de diálogo com entidades e bancários também foi sugerida. O objetivo além de acolher é proporcionar solução para os problemas relacionados à saúde. A criação de canais específicos para denúncia, visando o aperfeiçoamento da cláusula 61 da CCT, que trata de mecanismos de prevenção de conflitos nos ambientes de trabalho, também foi demandada.

Outro pedido reforçado foi quanto ao acesso às informações do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), especialmente ao relatório anual. “O objetivo é ter ciência das estatísticas, para uma maior compreensão e agilidade na busca por soluções”, explica o representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Reginaldo Breda.

Quanto ao Programa de Retorno ao Trabalho, a mesa reforçou o papel dos bancos de implementá-lo em negociação com sindicatos, conforme previsto na cláusula 43 da CCT.

Foi cobrada, ainda, a definição de um fluxo de encaminhamento dos bancários adoecidos. De acordo com o movimento sindical é importante que as informações relacionadas aos procedimentos sejam transparentes e claras.

Após solicitar um tempo para estudar a pauta, a Fenaban retornou com a negativa da disponibilização de dados do PCMSO. Em justificativa pediu para que sejam utilizados dados públicos, referentes ao ano de 2020.

A representação dos bancos se comprometeu a avaliar a reivindicação do estabelecimento de um canal de denúncia. Demais demandas serão respondidas na próxima reunião.

Após formalizadas as propostas, o Comando Nacional dos Bancários as enviará para a Fenaban.

Notícias Relacionadas

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Sindicatos filiados