Comando Nacional dá continuidade ao debate sobre Segurança Sanitária nos bancos

03.03.2022

Assunto foi tema de reunião entre representação dos trabalhadores e bancos  O Comando Nacional se reuniu nesta quinta-feira (3), com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e para tratar sobre a Segurança Sanitária nos bancos. Durante os debates, os representantes debateram o atual quadro da pandemia e reforçaram as recomendações a respeito da continuidade no […]

Assunto foi tema de reunião entre representação dos trabalhadores e bancos 

O Comando Nacional se reuniu nesta quinta-feira (3), com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e para tratar sobre a Segurança Sanitária nos bancos.

Durante os debates, os representantes debateram o atual quadro da pandemia e reforçaram as recomendações a respeito da continuidade no cumprimento de protocolos de segurança sanitária em decorrência da Covid-19. Também foram abordadas questões relacionadas às medidas a serem tomadas em decorrência dos efeitos e das sequelas da doença na categoria, conforme os resultados da “Avaliação longitudinal do Impacto do SARS-CoV2 no sistema nervoso em bancários”, realizada pelas professoras doutoras da Universidade de Campinas (Unicamp) Clarissa Yassuda e Márcia Bandini.

A Fenaban informou que uma nova reunião será realizada com a presença de especialistas para falar sobre o tema. Neste momento, os convidados optaram por aguardar a consolidação do quadro da pandemia após o período de Carnaval. Uma nova reunião será agendada para os próximos dias.

“Desde o início da pandemia temos debatido constantemente o assunto e enfatizado máxima rigidez no cumprimento dos protocolos contra a Covid. Apesar das negociações terem contribuído para a garantia destes protocolos e para que mais companheiros não fossem afetados, todos entendemos que o período ainda é crítico e não devemos baixar a guarda. O zelo pela vida e pela saúde dos trabalhadores continua sendo prioridade”, defende Reginaldo Breda, secretário geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Bancos
De acordo com a Fenaban, os bancos assumem o compromisso de continuar o trabalho de prevenção e de estudar quais medidas serão tomadas devido às sequelas da doença. Também informou que nesta data seria enviada uma orientação aos bancos de que, a partir de hoje, não haveria mais a necessidade de fechamento das unidades para sanitização onde houvesse casos confirmados. No entanto, após as considerações feitas pelo Comando Nacional dos Bancários, mudaria a estratégia e indicaria que, a partir do dia 11, se o “efeito Carnaval” não reverter o atual quadro de queda nos casos de contágio e mortes, passando a um quadro adverso, não haverá a necessidade do fechamento da unidade para sanitização.

O Comando também observa que é preciso levar em conta a situação de cada local. Para isso, os sindicatos devem fazer este acompanhamento e tratar diretamente com os gestores locais/regionais e que não deveria ser fixada uma data para se deixar de cumprir os protocolos antes de um debate com especialistas sobre a evolução da pandemia.

 

Notícias Relacionadas

Cartilhas de combate à violência de gênero fortalecem proteção e apoio às mulheres

Manuais foram lançados ontem (25) e consolidam a luta das bancárias contra o assédio Representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram nesta segunda-feira (25) para o lançamento de duas cartilhas de combate à violência de gênero: “Sexo Frágil – Um manual sobre a masculinidade e suas questões” […]

Leia mais

Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi

Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho As chapas 6 e 33 “Cassi para os Associados”, formadas por funcionários da ativa e aposentados do BB de várias regiões do país – que tiveram o apoio da Federação dos Bancários […]

Leia mais

Eleições Economus: Votação ocorre de 8 a 29 de abril

Conheça os candidatos apoiados pela Feeb SP/MS As eleições Economus ocorrem de 8 a 29 de abril. Associados poderão eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados apoiarão para as […]

Leia mais

Sindicatos filiados