Comando Nacional dá continuidade ao debate sobre Segurança Sanitária nos bancos

03.03.2022

Assunto foi tema de reunião entre representação dos trabalhadores e bancos  O Comando Nacional se reuniu nesta quinta-feira (3), com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e para tratar sobre a Segurança Sanitária nos bancos. Durante os debates, os representantes debateram o atual quadro da pandemia e reforçaram as recomendações a respeito da continuidade no […]

Assunto foi tema de reunião entre representação dos trabalhadores e bancos 

O Comando Nacional se reuniu nesta quinta-feira (3), com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e para tratar sobre a Segurança Sanitária nos bancos.

Durante os debates, os representantes debateram o atual quadro da pandemia e reforçaram as recomendações a respeito da continuidade no cumprimento de protocolos de segurança sanitária em decorrência da Covid-19. Também foram abordadas questões relacionadas às medidas a serem tomadas em decorrência dos efeitos e das sequelas da doença na categoria, conforme os resultados da “Avaliação longitudinal do Impacto do SARS-CoV2 no sistema nervoso em bancários”, realizada pelas professoras doutoras da Universidade de Campinas (Unicamp) Clarissa Yassuda e Márcia Bandini.

A Fenaban informou que uma nova reunião será realizada com a presença de especialistas para falar sobre o tema. Neste momento, os convidados optaram por aguardar a consolidação do quadro da pandemia após o período de Carnaval. Uma nova reunião será agendada para os próximos dias.

“Desde o início da pandemia temos debatido constantemente o assunto e enfatizado máxima rigidez no cumprimento dos protocolos contra a Covid. Apesar das negociações terem contribuído para a garantia destes protocolos e para que mais companheiros não fossem afetados, todos entendemos que o período ainda é crítico e não devemos baixar a guarda. O zelo pela vida e pela saúde dos trabalhadores continua sendo prioridade”, defende Reginaldo Breda, secretário geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Bancos
De acordo com a Fenaban, os bancos assumem o compromisso de continuar o trabalho de prevenção e de estudar quais medidas serão tomadas devido às sequelas da doença. Também informou que nesta data seria enviada uma orientação aos bancos de que, a partir de hoje, não haveria mais a necessidade de fechamento das unidades para sanitização onde houvesse casos confirmados. No entanto, após as considerações feitas pelo Comando Nacional dos Bancários, mudaria a estratégia e indicaria que, a partir do dia 11, se o “efeito Carnaval” não reverter o atual quadro de queda nos casos de contágio e mortes, passando a um quadro adverso, não haverá a necessidade do fechamento da unidade para sanitização.

O Comando também observa que é preciso levar em conta a situação de cada local. Para isso, os sindicatos devem fazer este acompanhamento e tratar diretamente com os gestores locais/regionais e que não deveria ser fixada uma data para se deixar de cumprir os protocolos antes de um debate com especialistas sobre a evolução da pandemia.

 

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados