Comando Nacional intensifica cobrança de medidas de combate ao Covid-19

05.03.2021

Redução do horário de atendimento está entre as principais reivindicações Com o agravamento da pandemia no país, a representação bancária intensificou ações de combate ao vírus e de segurança aos funcionários e clientes. Nesta sexta-feira (05) o Comando Nacional reivindicou aos bancos, em reunião com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), rigidez nos protocolos de […]

Redução do horário de atendimento está entre as principais reivindicações

Com o agravamento da pandemia no país, a representação bancária intensificou ações de combate ao vírus e de segurança aos funcionários e clientes. Nesta sexta-feira (05) o Comando Nacional reivindicou aos bancos, em reunião com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), rigidez nos protocolos de segurança e a redução do horário de atendimento e do controle de metas.

“Vivemos o período mais crítico da pandemia, diante do atual cenário, precisamos mais do que nunca intensificar as medidas de proteção aos funcionários e clientes. Reivindicamos um posicionamento mais rígido aos bancos para que protocolos sejam seguidos a fim de evitar o avanço da contaminação”, explica Jeferson Boava, presidente da Feeb SP/MS.

Principais reivindicações
Dentre as exigências apresentadas pelo Comando Nacional está o cumprimento de todos os protocolos de segurança e cuidados sanitários, como desinfecção, barreira de acrílico, uso de máscara, utilização do álcool em gel, respeito ao distanciamento, extinção das visitas de atendimentos e afastamento imediato do funcionário que apresentar sintomas, seguido de testagem aos demais.

Com relação ao horário de atendimento, após anúncio de uma possível ampliação no expediente, os bancos voltaram atrás após apelo da representação bancária. “Os horários atuais serão mantidos e na próxima semana um novo alinhamento ocorrerá com respostas aos pedidos apresentados hoje”, explica o presidente.

O Comando cobrou, ainda, que os bancos sejam rigorosos na triagem e no controle dos atendimentos.

A Fenaban se prontificou a realizar nova reunião na próxima semana para apresentar uma devolutiva dos pedidos apresentados.

“Reforçamos a todos as companheiras e companheiros, bancárias e bancários, a fiscalização nos protocolos de proteção e a comunicação imediata aos sindicatos em caso de descumprimento das medidas”, enfatiza Boava.

Demissões
A suspensão das demissões também foi rpauta. “Com o agravamento do quadro econômico e do desemprego, os bancos precisam se comprometer a não demitir durante um dos piores momentos da pandemia”, pontua Boava.

Teletrabalho
O Comando Nacional também cobrou dos bancos o retorno imediato de todos aqueles que já estavam em teletrabalho. 

Atual horário de atendimento:
Caixa: das 8h às 13h
Bradesco: das 9h às 14h
Banco do Brasil: das 9h às 14h
Santander: das 9h às 15h
Itaú: das 9h às 10h para aposentados e beneficiários do INSS, e das 10h às 15h: público em geral
 

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados