Comissão de Desenvolvimento Econômico debate a importância da Caixa Econômica Federal

06.07.2021

Reunião aconteceu de forma virtual na tarde desta segunda-feira Em reunião virtual, realizada na tarde desta segunda-feira (5), a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados debateu a importância da Caixa Econômica Federal como instituição de fomento de políticas públicas, além da necessidade de valorização de seus funcionários. O encontro […]

Reunião aconteceu de forma virtual na tarde desta segunda-feira

Em reunião virtual, realizada na tarde desta segunda-feira (5), a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados debateu a importância da Caixa Econômica Federal como instituição de fomento de políticas públicas, além da necessidade de valorização de seus funcionários.

O encontro foi transmitido pelo canal do youtube da Casa e contou com a participação do deputado Zé Neto (PT-BA), autor do requerimento da audiência, além do superintendente nacional de trajetória e desenvolvimento da CEF, Dominício Pinto Neto e representantes de movimentos sindicais.

De acordo com Dominício Pinto Neto, representante da Caixa na audiência, a instituição não prevê contratações. O executivo não soube precisar ao certo o número de funcionários do banco atualmente, mas disse que o quadro já conta com praticamente a totalidade do previsto pela secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), órgão que, de acordo com o executivo, determina o limite do quadro de empregados em autarquias e empresas públicas do governo federal.

"Cabe à empresa pública atuar dentro do quadro estabelecido pela SEST, portanto, estamos trabalhando nas convocações dentro do limite", afirma Neto.

No entanto, quando questionado sobre a abertura de novas agências, o representante confirmou a intenção do governo em aumentar a rede de atendimento.

"A ampliação da rede de agências está programada para acontecer e, enquanto não temos a previsão de ampliação de quadro (de funcionários), vamos ter que equalizar a força de trabalho dos empregados distribuída entre a nossa rede de atendimento", afirma.

Para Carlos Augusto Pipoca, representante da FEEB-SP/MS na Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE-Caixa), o banco público "provou ser um braço fundamental na execução de políticas públicas essenciais para os brasileiros, não apenas, mas principalmente, durante a pandemia. Ainda assim, o governo ignora sua importância enquanto banco público e busca viabilizar a privatização”, afirma.

Pipoca aponta, ainda, para a necessidade de ampliação do número de funcionários como forma de reduzir a sobrecarga de trabalho sofrida pelos empregados do banco.

"O sucateamento sucessivo da Caixa faz com que o trabalhador sofra as consequências. Com o plano de abertura de novas agências, esse quadro tende a se agravar. É fundamental a contratação de mais empregados", completa. 

Notícias Relacionadas

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Sindicatos filiados