Comissão de Desenvolvimento Econômico debate a importância da Caixa Econômica Federal

06.07.2021

Reunião aconteceu de forma virtual na tarde desta segunda-feira Em reunião virtual, realizada na tarde desta segunda-feira (5), a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados debateu a importância da Caixa Econômica Federal como instituição de fomento de políticas públicas, além da necessidade de valorização de seus funcionários. O encontro […]

Reunião aconteceu de forma virtual na tarde desta segunda-feira

Em reunião virtual, realizada na tarde desta segunda-feira (5), a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados debateu a importância da Caixa Econômica Federal como instituição de fomento de políticas públicas, além da necessidade de valorização de seus funcionários.

O encontro foi transmitido pelo canal do youtube da Casa e contou com a participação do deputado Zé Neto (PT-BA), autor do requerimento da audiência, além do superintendente nacional de trajetória e desenvolvimento da CEF, Dominício Pinto Neto e representantes de movimentos sindicais.

De acordo com Dominício Pinto Neto, representante da Caixa na audiência, a instituição não prevê contratações. O executivo não soube precisar ao certo o número de funcionários do banco atualmente, mas disse que o quadro já conta com praticamente a totalidade do previsto pela secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), órgão que, de acordo com o executivo, determina o limite do quadro de empregados em autarquias e empresas públicas do governo federal.

"Cabe à empresa pública atuar dentro do quadro estabelecido pela SEST, portanto, estamos trabalhando nas convocações dentro do limite", afirma Neto.

No entanto, quando questionado sobre a abertura de novas agências, o representante confirmou a intenção do governo em aumentar a rede de atendimento.

"A ampliação da rede de agências está programada para acontecer e, enquanto não temos a previsão de ampliação de quadro (de funcionários), vamos ter que equalizar a força de trabalho dos empregados distribuída entre a nossa rede de atendimento", afirma.

Para Carlos Augusto Pipoca, representante da FEEB-SP/MS na Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE-Caixa), o banco público "provou ser um braço fundamental na execução de políticas públicas essenciais para os brasileiros, não apenas, mas principalmente, durante a pandemia. Ainda assim, o governo ignora sua importância enquanto banco público e busca viabilizar a privatização”, afirma.

Pipoca aponta, ainda, para a necessidade de ampliação do número de funcionários como forma de reduzir a sobrecarga de trabalho sofrida pelos empregados do banco.

"O sucateamento sucessivo da Caixa faz com que o trabalhador sofra as consequências. Com o plano de abertura de novas agências, esse quadro tende a se agravar. É fundamental a contratação de mais empregados", completa. 

Notícias Relacionadas

Falaban de segunda-feira (02) irá esclarecer dúvidas sobre a Contribuição Negocial, não perca!

O Falaban desta segunda-feira, 02, irá receber o Davi Zaia, que é presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O bate-papo será para esclarecer dúvidas sobre a Contribuição Negocial. Transmitido, às 19h, o programa é apresentado pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região, Júlio Cesar Machado. […]

Leia mais

Empregados negociam e Caixa apresenta proposta indecente para retorno de designações de funções de caixa e tesoureiro

Entre as imposições estão redução de jornada, salário dos tesoureiros de oito para seis horas e pagamento do adicional de quebra de caixa apenas para empregados que não recebem gratificação de função Membros da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) do banco estiveram reunidos nesta quinta-feira (28) com representantes do banco para mais uma rodada de […]

Leia mais

Representantes da Feeb SP/MS participam de negociação sobre metas com Comando Nacional

Apesar de prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), alguns bancos ainda não pautaram o tema  O Comando Nacional dos Bancários e as Comissões de Organização dos Empregados (COEs) se reuniram nesta quarta-feira (27) para organizar as ações e dar andamento às resoluções aprovadas na 25ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. A Federação […]

Leia mais

Sindicatos filiados