Comissão de Desenvolvimento Econômico debate a importância da Caixa Econômica Federal

06.07.2021

Reunião aconteceu de forma virtual na tarde desta segunda-feira Em reunião virtual, realizada na tarde desta segunda-feira (5), a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados debateu a importância da Caixa Econômica Federal como instituição de fomento de políticas públicas, além da necessidade de valorização de seus funcionários. O encontro […]

Reunião aconteceu de forma virtual na tarde desta segunda-feira

Em reunião virtual, realizada na tarde desta segunda-feira (5), a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados debateu a importância da Caixa Econômica Federal como instituição de fomento de políticas públicas, além da necessidade de valorização de seus funcionários.

O encontro foi transmitido pelo canal do youtube da Casa e contou com a participação do deputado Zé Neto (PT-BA), autor do requerimento da audiência, além do superintendente nacional de trajetória e desenvolvimento da CEF, Dominício Pinto Neto e representantes de movimentos sindicais.

De acordo com Dominício Pinto Neto, representante da Caixa na audiência, a instituição não prevê contratações. O executivo não soube precisar ao certo o número de funcionários do banco atualmente, mas disse que o quadro já conta com praticamente a totalidade do previsto pela secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), órgão que, de acordo com o executivo, determina o limite do quadro de empregados em autarquias e empresas públicas do governo federal.

"Cabe à empresa pública atuar dentro do quadro estabelecido pela SEST, portanto, estamos trabalhando nas convocações dentro do limite", afirma Neto.

No entanto, quando questionado sobre a abertura de novas agências, o representante confirmou a intenção do governo em aumentar a rede de atendimento.

"A ampliação da rede de agências está programada para acontecer e, enquanto não temos a previsão de ampliação de quadro (de funcionários), vamos ter que equalizar a força de trabalho dos empregados distribuída entre a nossa rede de atendimento", afirma.

Para Carlos Augusto Pipoca, representante da FEEB-SP/MS na Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE-Caixa), o banco público "provou ser um braço fundamental na execução de políticas públicas essenciais para os brasileiros, não apenas, mas principalmente, durante a pandemia. Ainda assim, o governo ignora sua importância enquanto banco público e busca viabilizar a privatização”, afirma.

Pipoca aponta, ainda, para a necessidade de ampliação do número de funcionários como forma de reduzir a sobrecarga de trabalho sofrida pelos empregados do banco.

"O sucateamento sucessivo da Caixa faz com que o trabalhador sofra as consequências. Com o plano de abertura de novas agências, esse quadro tende a se agravar. É fundamental a contratação de mais empregados", completa. 

Notícias Relacionadas

Eleição Caref BB: Kelly Quirino recebe mais de 60% dos votos

Resultado ainda é preliminar, os números finais serão divulgados no dia 8 de fevereiro pela Comissão Eleitoral Kelly Quirino recebeu 60,70% dos votos para Caref BB no primeiro turno para o cargo que representará os funcionários no Conselho de Administração (CA) do Banco do Brasil, nos próximos dois anos. Com mais da metade dos votos, […]

Leia mais

O pioneirismo na luta pela previdência do trabalhador

Acompanhamos nesta semana a repercussão do Centenário da Previdência Social, completado no dia 24 de janeiro, mesmo dia em que é celebrado o Dia Nacional do aposentado. É fato que a criação da Lei Eloy Chaves, em 1923, foi imprescindível para o estabelecimento das bases do Sistema Previdenciário Brasileiro e o surgimento das Caixas de […]

Leia mais

24 de janeiro de 2023, Centenário da Previdência Social

O dia 24 de janeiro de 2023 marca o centenário da Previdência Social do Brasil, um conjunto de benefícios que teve como base a criação da Lei Eloy Chaves, em 1923. A medida estabeleceu as bases do Sistema Previdenciário Brasileiro ao criar as Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAP), na época, destinada apenas aos empregados […]

Leia mais

Sindicatos filiados