Representação dos bancários ressalta falta de transparência e diálogo nas decisões do Banco Santander
A Comissão de organização dos Empregados (COE) do Santander se reuniu hoje (08) para discutir sobre o comunicado enviado ao banco aos funcionários, informando sobre a Semana Especial Desendivida, de 14 a 18 de março, que amplia o horário de atendimento para oito horas. A decisão altera o horário de fechamento das 16h para as 18 horas.
Conforme ressalta a representação dos bancários, mais uma vez o banco demonstra falta de transparência e diálogo com o movimento sindical.
“Primeiro o banco informa o bancário e depois chama a representação. Vale ressaltar que essa alteração reflete a falta de funcionários, colocando à disposição e exigindo ao máximo do trabalhador disponível. Entendemos que se houvesse funcionário suficiente, não seria necessário essa extensão e todos os atendimentos seriam efetuados dentro do horário normal, ou seja, até a 16h”, explica Patrícia Bassanin, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Para a representação dos bancários, o problema não está na extensão do horário e sim na falta de transparência. “Já há algum tempo o Santander vem estendendo o horário sem negociar antes. É importante o cumprimento do acordo com a representação sindical e da avaliação prévia da possibilidade dos funcionários trabalharem nesse horário”, explica Patrícia.
De acordo com a representante, a orientação é pela exigência do pagamento de horas extras e não pela compensação das horas.
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