No texto desta semana, a diretoria também destaca a situação do banco que se complicou ao responder questionamentos do Banesprev. “Para complicar um pouco mais as pretensões do Banco Santander, no dia 27/10/2023, ao responder questionamentos do Banesprev sobre o andamento dos processos, a autarquia informou que os processos carecem de decisão favorável da Assembleia de Participantes, portanto estão em desacordo com o Estatuto vigente de 2015”, diz o texto que informa ainda, que foi solicitado ao Banesprev, que apresente dentro do prazo máximo de 60 dias, a decisão favorável da Assembleia de Participantes com relação aos temas de Transferência de Gerenciamento e Retirada de Patrocínio para prosseguimento dos pleitos.
Em resposta, a Previc destaca que tomou ciência das irregularidades cometidas pelo Fundo, através do processo nº 44011.002543/2023-11, aberto após formalização de denúncia efetivada na Previc no dia 4/4/2023, pela Feeb SP/MS e demais entidades, como: Afubesp, Sindicato dos Bancários de São Paulo, Fetec-CUT, Contraf e Anapar.
O texto destaca ainda, que no dia 17 de agosto deste ano, a denúncia citada foi complementada pelas entidades destacadas, junto à Diretoria de Fiscalização da Previc, com a inclusão da Afabesp assinando também o novo documento.
“Essa importante decisão da Previc vem ao encontro do que estamos reivindicando, ou seja, que o Banesprev cumpra o que está no estatuto e convoque assembleia de participantes. Esse processo andava ao contrário no governo anterior. Dessa forma é importante a reflexão sobre o lado em que estamos na política”, comenta Ana Stela Alves de Lima, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e integrante do Comitê de investimentos do Banesprev.
“Desde o início deste processo, a Afubesp e as entidades sindicais sempre alertaram que seriam esgotadas todas as alternativas administrativas e que o poder judiciário será sempre a última alternativa. As primeiras audiências e denúncias sobre os temas começaram no governo de transição e em seguida com a nova direção da Previc”, destaca o vice-presidente da Afubesp e conselheiro deliberativo eleito do Banesprev, Walter Oliveira. “Esta importante vitória só foi possível devido à mudança drástica de comando do país”, complementa Oliveira.
Fonte: Afubesp, com edição Feeb SP/MS
Notícias Relacionadas
Promoção por mérito: Deltas podem ser pagos já em janeiro
Proposta garante distribuição linear de um delta para todas empregadas e empregados e aumento real de, em média, 2,31% em cima dos 4,64% já conquistados na Campanha Nacional dos Bancários A Caixa Econômica Federal vai se esforçar para pagar o delta referente a 2024 já em janeiro de 2025, a depender apenas de questões operacionais. […]
Leia maisProposta do governo para isenção de IR até R$ 5 mil segue em discussão e movimenta Sindicatos
A medida elaborada pela equipe econômica do ministro Fernando Haddad aguarda apreciação do Congresso Nacional Os movimentos sindicais têm acompanhado de perto a proposta do governo federal de ampliar a faixa de isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que recebem até R$ 5 mil mensais. A iniciativa, que pode trazer um alívio significativo para […]
Leia maisCaixa: Reunião sobre promoção por mérito será na segunda-feira (02/12)
Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul acompanha as negociações e reforça a importância da mobilização da categoria Na próxima segunda-feira, 2 de dezembro, o Grupo de Trabalho (GT) de Promoção por Mérito da Caixa Econômica Federal, formado por representantes dos trabalhadores e do banco, se reunirá novamente para […]
Leia mais