Concurso do Banco do Brasil tem recorde de inscritos

12.08.2021

Com mais de 1,6 milhão de candidatos, número é o maior da história O Banco do Brasil encerrou na última semana as inscrições para o concurso público previsto para o dia 26 de setembro. No total foram inscritos 1.645.975 candidatos que disputarão as vagas para escriturário – ao cargo de agente comercial e escriturário – […]

Com mais de 1,6 milhão de candidatos, número é o maior da história

O Banco do Brasil encerrou na última semana as inscrições para o concurso público previsto para o dia 26 de setembro. No total foram inscritos 1.645.975 candidatos que disputarão as vagas para escriturário – ao cargo de agente comercial e escriturário – ao cargo de agente de tecnologia. A procura bateu recorde na historia do banco. O movimento sindical associa a alta procura ao número de desemprego no país.

“Os números podem ser explicados pelo grande desemprego que assola o país, fruto de uma política desastrosa, que está levando o país à desindustrialização e redução de emprego em quase todos os setores da economia“, destaca Elisa Ferreira, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul na Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB).

Dos inscritos, 1.605.751 disputam cargo de Escriturário (Agente Comercial) e 40.224 concorrem às vagas de Escriturário (Agente de Tecnologia).

De acordo com o movimento sindical, as 2.480 vagas liberadas não suprem as mais de sete mil cortadas com fechamento de agências.

“Estamos diante de inúmeros ataques às classes trabalhadoras, principais impactadas pelo desemprego no país e pela prevaricação dos direitos trabalhistas. É muito importante a contratação de novos funcionários, mas essa quantidade não repõe o déficit de funcionários cortados com o fechamento das agências”, diz Elisa.

De acordo com o edital do concurso, as provas seguirão os protocolos de prevenção à Covid-19. Das vagas oferecidas, 5% delas serão destinadas às pessoas com deficiência e 20% para o cumprimento da cota para pessoa preta ou parda.

 

Notícias Relacionadas

Trabalhadores cobram fim do teto e reafirmam custeio 70/30 no Saúde Caixa

Representantes criticam impacto do modelo atual sobre aposentados e reivindicam reajuste zero na contribuição Na rodada de negociação realizada nesta terça-feira (15), os representantes dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal defenderam o fim do teto de 6,5% da folha de pagamento para o custeio do Saúde Caixa. A medida é considerada fundamental para garantir o […]

Leia mais

Negociação com o BB: proposta de custeio da Cassi é considerada inviável pelas entidades

Nesta sexta-feira, 11/07, a comissão de negociação formada por entidades de representação dos funcionários se reuniu na sede da ANABB em preparação para a rodada de negociação agendada para a tarde do mesmo dia. No período da tarde ocorreu reunião com a representação do Banco do Brasil, ocasião em que foi apresentada uma proposta pelo […]

Leia mais

Pejotização e vínculo de emprego: O risco da suspensão em massa

Migalhas A suspensão das ações sobre pejotização ignora fraudes, paralisa direitos e ameaça a Justiça do Trabalho. Entenda os riscos de tratar relações desiguais como se fossem iguais. A recente decisão do STF, que suspendeu nacionalmente todos os processos judiciais sobre a licitude da contratação de trabalhadores por meio de pessoa jurídica ou como autônomos […]

Leia mais

Sindicatos filiados