Concurso do Banco do Brasil tem recorde de inscritos

12.08.2021

Com mais de 1,6 milhão de candidatos, número é o maior da história O Banco do Brasil encerrou na última semana as inscrições para o concurso público previsto para o dia 26 de setembro. No total foram inscritos 1.645.975 candidatos que disputarão as vagas para escriturário – ao cargo de agente comercial e escriturário – […]

Com mais de 1,6 milhão de candidatos, número é o maior da história

O Banco do Brasil encerrou na última semana as inscrições para o concurso público previsto para o dia 26 de setembro. No total foram inscritos 1.645.975 candidatos que disputarão as vagas para escriturário – ao cargo de agente comercial e escriturário – ao cargo de agente de tecnologia. A procura bateu recorde na historia do banco. O movimento sindical associa a alta procura ao número de desemprego no país.

“Os números podem ser explicados pelo grande desemprego que assola o país, fruto de uma política desastrosa, que está levando o país à desindustrialização e redução de emprego em quase todos os setores da economia“, destaca Elisa Ferreira, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul na Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB).

Dos inscritos, 1.605.751 disputam cargo de Escriturário (Agente Comercial) e 40.224 concorrem às vagas de Escriturário (Agente de Tecnologia).

De acordo com o movimento sindical, as 2.480 vagas liberadas não suprem as mais de sete mil cortadas com fechamento de agências.

“Estamos diante de inúmeros ataques às classes trabalhadoras, principais impactadas pelo desemprego no país e pela prevaricação dos direitos trabalhistas. É muito importante a contratação de novos funcionários, mas essa quantidade não repõe o déficit de funcionários cortados com o fechamento das agências”, diz Elisa.

De acordo com o edital do concurso, as provas seguirão os protocolos de prevenção à Covid-19. Das vagas oferecidas, 5% delas serão destinadas às pessoas com deficiência e 20% para o cumprimento da cota para pessoa preta ou parda.

 

Notícias Relacionadas

Semana reforçou a conscientização sobre o combate às LER/Dort

A data chama atenção para duas doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros Nesta semana, no dia 28 de fevereiro (última quarta-feira) foi o Dia Mundial de combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). A data foi escolhida pela Organização Internacional […]

Leia mais

COE e Itaú discutem revisões nos programas de remuneração

Durante a reunião foram apresentadas modificações nos programas. O movimento sindical deve elaborar contraproposta em breve  A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú realizou nesta quinta-feira (28), em São Paulo, uma reunião com a direção do banco para debater questões relacionadas à remuneração dos funcionários. Durante o encontro, o banco apresentou alterações nos […]

Leia mais

Trabalhadores discutem futuro da Fundação Itaú-Unibanco

Em seminário promovido pela Contraf-CUT e COE Itaú trabalhadores debateram caminhos para aumentar representatividade na gestão do fundo de pensão Trabalhadoras e trabalhadores associados à Fundação Itaú-Unibanco se reuniram, nesta quinta-feira (29), em um seminário organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, […]

Leia mais

Sindicatos filiados