Confira resumo do debate entre candidatos do Banesprev

16.01.2014

Os participantes do Banesprev puderam acompanhar pela internet na noite da segunda-feira (13) um debate transparente de ideias em torno do Fundo Banespa, com objetivo de expor as propostas para que todos pudessem conhecer melhor a experiência e o perfil de cada candidato. O evento foi iniciativa da chapa 'Banesprev Somos Nós', e ocorreu no […]

Foto: Dorival ElzeOs participantes do Banesprev puderam acompanhar pela internet na noite da segunda-feira (13) um debate transparente de ideias em torno do Fundo Banespa, com objetivo de expor as propostas para que todos pudessem conhecer melhor a experiência e o perfil de cada candidato. O evento foi iniciativa da chapa 'Banesprev Somos Nós', e ocorreu no auditório da Afubesp, no centro de São Paulo, com mediação do presidente licenciado da Afubesp e atual coordenador da Rede Brasil Atual, Paulo Salvador.

Infelizmente, nem todos os candidatos estiveram presentes. A chapa oponente não aceitou o convite formal feito pelos organizadores na semana do dia 20 de dezembro de 2013, e não justificou ausência no debate. Assim, participaram do debate toda a chapa 'Banesprev Somos Nós' – Walter Oliveira (diretoria financeira), Shisuka Sameshima (diretoria administrativa), Márcia Campos e Stela (Comitê de Investimentos) – e o candidato independente Jorge Beck (diretoria administrativa).

Cada candidato teve um tempo entre dois a três minutos para se apresentar, comentar sobre propostas e responder às perguntas do mediador e dos internautas. O primeiro questionamento feito por Paulo Salvador aos candidatos foi sobre a atual situação do Banesprev. "Recebemos muitas perguntas nas nossas andanças. Hoje, a maior dificuldade que existe é na comunicação com os participantes", disse.

A participação de quem estava assistindo de casa foi essencial: quem enviou perguntas teve seus questionamentos respondidos em tempo real pelos candidatos. Uma destas questões buscava entender as causas do déficit do Plano II, por exemplo, e foi devidamente respondida por pessoas que entendem realmente dos problemas pelos quais os planos deficitários passam e se empenham em suas resoluções.
O processo eleitoral do Banesprev ocorre na primeira quinzena de fevereiro, por internet e Correio. Vote e legitime seus representantes! Os assuntos relacionados ao Fundo Banespa afetam a vida de todos os seus participantes e assistidos.
Representação – Stela, candidata ao Comitê de Investimentos junto com Márcia Campos, ressaltou a importância da reflexão dos participantes e assistidos na escolha de seus representantes. "O Banesprev é uma das coisas mais caras para nós, oriundos do Banespa. Temos de ver quem está comprometido com a perenidade do nosso Fundo. O ativo de hoje é o aposentado de amanhã, então não tem essa de aposentado votar em aposentado e trabalhador da ativa votar em quem é da ativa", pontuou.

A linha de raciocínio foi reiterada por Márcia Campos: "Tivemos até 2009 gestões com pessoas capacitadas tecnicamente, comprometidas com a luta. As questões de déficit foram discutidas, inclusive em Brasília, nesta época. Não vimos esta atuação nas duas últimas gestões. É preciso conduzir outro tipo de negociação, outra capacidade de resposta ao momento delicado que vivemos", disse a candidata que é atualmente suplente do Comitê.

Para a candidata à Diretoria Administrativa, Shisuka Sameshima, só militância política não é o suficiente para fazer uma boa gestão. "Precisamos saber como a empresa funciona, qual é o papel de cada representante. É preciso conhecimento técnico e político, juntos. Não adianta saber só uma coisa e não conseguir representar o participante", afirmou. Jorge Beck, candidato ao mesmo cargo, reconheceu a experiência e grande conhecimento dos integrantes da chapa, além de expor o compromisso de sua candidatura.

Walter Oliveira, candidato à diretoria financeira, discorreu sobre a situação delicada dos déficits e reforçou o compromisso da chapa na defesa de todos os planos e na representação de todos os participantes. O dirigente, que é atualmente coordenador do Comitê Gestor do Plano II, pediu atenção às publicações da campanha, onde constam as propostas, além de um próximo focado nas questões do plano II. "Estamos abertos a discutir nas cidades, não só em época de campanha. A gente não foge do debate."
Próximos programas – Os candidatos irão tirar as dúvidas dos participantes em programas com transmissão ao vivo nos próximos dias 20 e 27 de janeiro. A chapa 'Banesprev Somos Nós' tem apoio da Afubesp, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Contraf-CUT, Fetec-SP e Feeb-SP/MS.

Veja aqui vídeo com a íntegra do debate.

Fonte: Letícia Cruz – Afubesp
Foto: Dorival Elze
  

Notícias Relacionadas

Bancários criam Comitê de Luta durante Congresso Nacional

Comitê nacional lutará para defender o BB como instituição pública e em apoio a projeto de Governo que fortaleça o banco e sua função social, de indutor do crescimento econômico com geração de emprego e renda O papel do Banco do Brasil na reconstrução do país foi um dos temas em destaque no 33° Congresso […]

Leia mais

Coe Itaú entrega pauta de reivindicação específica ao Banco

O documento é resultado do Encontro Nacional dos Bancários do Itaú Os representantes da Comissão de Organização dos Empregados (COE) Itaú entregaram nesta quinta-feira (23), a pauta de reivindicação específica do banco. O documento é resultado do Encontro Nacional dos Bancários do Itaú. “Reafirmamos o nosso compromisso com o banco de negociação permanente, através da […]

Leia mais

Campanha Nacional: Bancários definem temas das próximas negociações com os bancos

Demissão em massa pelo Mercantil do Brasil no Rio de Janeiro; abono do banco de horas negativas e retirada de pauta do PL 1043/2019, também foram pautas do primeiro dia de negociação O Comando Nacional dos Bancários definiu nesta quarta-feira (22), os temas das reuniões de negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Os […]

Leia mais

Sindicatos filiados