Conjuntura não põe negociação salarial em risco, afirma técnico do Dieese

06.12.2020

Fonte: Rede de Comuicação dos Bancários (*) "Nós precisamos pensar no desenvolvimento, através da discussão sobre os juros. A margem do spread bancário praticada pelo Brasil é de 28%, uma dos maiores do mundo. As medidas tomadas recentemente sobre o assunto vão na direção de abrir mais espaço para a economia brasileira e é assim […]

Fonte: Rede de Comuicação dos Bancários (*)

"Nós precisamos pensar no desenvolvimento, através da discussão sobre os juros. A margem do spread bancário praticada pelo Brasil é de 28%, uma dos maiores do mundo. As medidas tomadas recentemente sobre o assunto vão na direção de abrir mais espaço para a economia brasileira e é assim que deve ser. É preciso que se mexa nessa estrutura para que o Brasil avance de fato". A afirmação é do coordenador de Educação do Dieese, Nelson Karam, durante a análise de conjuntura realizada nesta sexta-feira (15) na abertura do 28º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), que acontece até domingo (17), em Guarulhos (SP).

Segundo Karam, essas medidas são importantes para abrir caminhos ao debate sobre rentismo na economia brasileira e redirecionar os recursos que estão sendo esterilizados para pagar a dívida interna. "É impossível aplicar 10% do PIB na educação, ou aumentar os investimentos na saúde sem mexer no rentismo", aponta.

Apesar da necessidade de realizar cortes nos juros, a Caixa se encontra em uma posição favorável, avalia o economista. Só no primeiro trimestre de 2012 o lucro cresceu 46% em relação ao mesmo período do ano passado. A rentabilidade sobre o patrimônio também aumentou – passou de 20% para 40%.

Além disso, todas as despesas com pessoal continuam sendo cobertas pelas tarifas. Essas são, de acordo com Karam, apenas algumas evidências de que o corte nas taxas de juros não pode ser usado pelo banco como argumento negativo na campanha salarial.

Os números favoráveis apresentados por Karam, porém, não acompanham outros pontos da pauta dos bancários. A terceirização, por exemplo, cresceu 12% em 2011. Ele afirma que o momento é de fortalecer nas discussões do movimento sindical temas como a precarização do trabalho, através da terceirização, melhores condições de saúde e trabalho, e distribuição de ganhos de produtividade – itens sempre presentes na pauta de reivindicações dos trabalhadores.

"Os resultados gerais apresentados pela Caixa, unidos ao perfil de aplicações, mostram que é o banco que sairá mais forte desse processo de briga contra a redução do rentismo na economia brasileira", assegura Karam. Segundo ele, a Caixa está em vantagem se comparado aos demais bancos por já vir praticando o olhar de crédito, e não de especulação.

"Nós estamos frente a uma oportunidade de realizar debates ricos sobre temas de fundamental importância para os bancários e para a sociedade de modo geral. Não devemos nos abster de fazer esse debate", conclui.

(*) Priscila Bieine

Notícias Relacionadas

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Sindicatos filiados