Corridas de rua mudam estilo de vida de bancários do SEEB Sorocaba

16.08.2017

Atualmente o stress está entre os maiores causadores de mortes e afastamentos por doenças. Pensando nisso, a Academia do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região, vem incentivando seus alunos a buscarem uma alternativa para desvencilhar do stress do dia a dia através das corridas de rua. A equipe de corrida de rua da academia […]

Atualmente o stress está entre os maiores causadores de mortes e afastamentos por doenças. Pensando nisso, a Academia do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região, vem incentivando seus alunos a buscarem uma alternativa para desvencilhar do stress do dia a dia através das corridas de rua.

A equipe de corrida de rua da academia do sindicato existe há mais de 10 anos, vindo de forma gradativa alcançando seus objetivos e até mesmo surpreendendo com resultados coletivos, que ao olhar do Coordenador Técnico da Academia, o Professor Jefferson Machado, demonstra o grau de cumplicidade e parceria dos alunos.

Nos últimos meses a equipe está voltada para uma nova modalidade, que é a de Corrida Trail, onde a superação vem em primeiro lugar, pois enfrentar terrenos totalmente diferentes do asfalto exige do aluno treinos específicos, e isso está sendo proporcionado na Academia através de exercícios com grau de dificuldade elevados. “A Academia vem desde o mês de maio deste ano participando de corridas desta modalidade, e para a satisfação de todos e inclusive a minha, a Equipe vem obtendo Pódio em algumas delas”, explica Jefferson.

No dia 06 de maio a equipe participou do primeiro evento, o Desafio 28 Praias de Revezamento com percurso de 42 km, com saída de Caraguatatuba até Ubatuba, onde estiveram presentes com duas equipes, sendo um quarteto e um trio masculinos. Foi o primeiro evento onde os atletas tiveram contato com esse tipo de desafio, sendo que a colocação das equipes não foi muito expressiva, mas foi uma importante experiência.

Preparação, resistência e resultados

Depois desta prova, os alunos enfatizaram ainda mais seus treinos, tanto na academia com o fortalecimento da musculatura, como em trilhas e estradas de chão batido, para adquirirem “macetes”.

No dia 23 de julho deste ano, foi realizado o Desafio da Serra de São Francisco de Revezamento de 36 km, com saída da cidade de Votorantim até a cidade de Alumínio. Os alunos estiveram presentes com um quarteto misto e um masculino, onde cada um percorreu a distância de 9 km em média. “Nesta prova já tivemos uma grande evolução. O quarteto masculino obteve a 11ª colocação e o quarteto misto com Agnaldo, Toninho, Cínthia e Dyego, com muito suor, conseguiram com um tempo total de 03:08:49 obter a 2ª Colocação e subiram ao pódio para receber o merecido troféu”, orgulha-se Jefferson.

Apenas uma semana depois, os atletas do sindicato já estavam em mais um desafio, desta vez individualmente, na SP City Half Marathon, com percurso de 21 e 42 km, saindo do Estádio do Pacaembu, cortando as ruas centrais de São Paulo e chegando ao Jockey Club, onde buscaram seus melhores tempos, focando assim, ainda mais seus treinos.

No último dia 5 de agosto aconteceu o Desafio The Rock na cidade de São Roque, outra corrida de montanha. O percurso de revezamento dos 42 km teve a participação de duas equipes também, porém desta vez um quarteto e uma dupla.

Com a largada e a chegada no Sky Mountain Park, a dificuldade do percurso foi muito grande. Boa parte da corrida aconteceu em estrada de chão batido, o que favoreceu as equipes do sindicato, treinadas com foco nesse tipo de pavimento. “Muito satisfatoriamente nossas equipes obtiveram ótimas colocações, nossa dupla formada por Agnaldo e Toninho ficaram com a 2ª Colocação e o quarteto formado por Erivaldo Jr, Fábio Camargo, Jefferson e Julio Augusto, obtiveram a 8ª colocação com o tempo de 04:32:04”, comemora Jefferson.

A próxima corrida já tem data marcada, será dia 30 de Setembro, com o Desafio 28 Praias Face Norte, desta vez saindo da cidade histórica de Paraty-RJ e chegando à cidade de Ubatuba-SP. A equipe do sindicato estará competindo em dois quartetos e continuam em seus treinamentos, buscando um aperfeiçoamento para quem sabe, novos tempos e novas colocações. “Para o Sindicato, é uma satisfação e uma alegria enormes poder proporcionar um estilo de vida mais saudável às pessoas, em especial ao bancário, que já sofre tanta pressão em seu ambiente de trabalho. Poder ver os frutos desse trabalho do professor Jefferson é muito gratificante. Estamos sempre torcendo por nossa equipe”, diz Julio Cesar Machado, presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região – Juliana Alonço
 

Notícias Relacionadas

Bancários aprovam acordos de trabalho do Santander

97,18% dos funcionários aprovaram o acordo com o banco Bancários do banco Santander de todo o país aprovaram, nesta quinta-feira (22), com 97,18% dos votos, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) geral dos funcionários, aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária, o ACT do Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS) e […]

Leia mais

Negociação dos Financiários continua sem avanços

Financeiras apresentam proposta abaixo da expectativa da categoria Representantes dos Financiários e a Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi) se reuniram nesta quinta-feira (22) para dar continuidade às negociações da campanha salarial da categoria. A pauta de reivindicações da categoria, com data-base em 1º de junho, foi entregue no dia 15 […]

Leia mais

Bancários do Santander participam de Assembleia nesta quinta-feira (22/9)

Votação acontece em plataforma eletrônica das 8h às 20h Nesta quinta-feira (22), bancários do Santander de todo o país participam de Assembleias para avaliar o Acordo Coletivo de Trabalho, o Acordo Coletivo de Trabalho sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PPRS) e o Termo de Relações Laborais, todos com validade por dois anos. Os […]

Leia mais

Sindicatos filiados