Debates com a Fenaban começam com saúde, condições de trabalho e segurança; bancos negam reivindicações

09.08.2013

  As negociações da Campanha Nacional 2013 entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban começaram pelos temas saúde, condições de trabalho e segurança. Representantes dos trabalhadores e dos bancos estiveram reunidos ontem e hoje (8 e 9 de agosto), em São Paulo, e discutiram questões como o fim das metas abusivas -umas das […]


 

As negociações da Campanha Nacional 2013 entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban começaram pelos temas saúde, condições de trabalho e segurança. Representantes dos trabalhadores e dos bancos estiveram reunidos ontem e hoje (8 e 9 de agosto), em São Paulo, e discutiram questões como o fim das metas abusivas -umas das prioridades da categoria segundo resultado da consulta nacional-, o combate ao assédio moral e medidas preventivas contra assaltos e sequestros. A Fenaban, no entanto, negou todas as reivindicações dos bancários e as negociações não avançaram.

Nem mesmo os dados apresentados pelo Comando que mostram que as más condições de trabalho adoecem a categoria tocaram a Fenaban. Segundo dados dos INSS, em 2012, 21.144 bancários foram afastados do trabalho por adoecimento, dos quais 25,7% com estresse, depressão, síndrome de pânico, transtornos mentais relacionados diretamente ao trabalho. Outros 27% se afastaram em razão de lesões por esforços repetitivos (LER/Dort). Somente nos primeiros três meses deste ano, 4.387 bancários já haviam se afastado por adoecimento, sendo 25,8% por transtornos mentais e 25,4% por LER/Dort.

Queremos melhores condições de trabalho. Fim das metas abusivas já!

No primeiro dia de negociação, o Comando Nacional deixou claro que esse ano não será possível acordo sem que o problema das metas abusivas seja solucionado. Cido Roveroni, representante da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) no Comando, afirma que as metas abusivas impostas pelos bancos estão agredindo a saúde dos funcionários e que esse tema é uma das prioridades do movimento sindical bancário.

Cido completa que os critérios para definição de metas são desconhecidos tanto pelos bancários como pelos sindicatos, por isso a categoria reivindica que os bancos garantam a participação dos funcionários na estipulação das metas e respectivos mecanismos de aferição. A proposta dos bancários diz ainda que as metas devem ser obrigatoriamente de caráter coletivo e que deve levar em consideração o porte da unidade (departamento/agência), a região de localização, o número de empregados, a carteira de clientes, o perfil econômico local, a abordagem e o tempo de execução das tarefas.

A Fenaban se limitou a dizer que as metas fazem parte do modelo de gestão, que é estratégico de cada banco e que, portanto, não podem ser discutidas pelos sindicatos.

Em relação a plano de saúde para os aposentados nas mesmas condições de quando estavam na ativa, a Fenaban disse que não discute isso na Convenção Coletiva. Outra situação abordada pelo comando diz respeito ao pagamento de salário quando o bancário é liberado para voltar ao trabalho pelo INSS, mas o banco o considera inapto. A Fenaban disse que com isso o bancário pode não querer recorrer da decisão do INSS e não aceitou a proposta.

Assédio moral

Os dirigentes sindicais levantaram ainda questões sobre assédio moral, cobrando da entidade patronal mais empenho para coibir a violência organizacional nos locais de trabalho e que permitam que os sindicatos realizem palestras e reuniões sobre prevenção nos locais de trabalho, mas os negociadores não deram respostas às demandas, sugerindo que questões como essas sejam tratadas nas mesas temáticas.

Segurança: bancos não estão preocupados com a vida

A prevenção contra assaltos e sequestros foi o principal ponto de discussão. Os bancários reivindicam proibição à guarda das chaves e acionadores de alarmes pelo empregado, sendo esses serviços responsabilidade de empresas especializadas em segurança, porém, a Fenaban não aceita a tese de que o portador da chave está exposto a risco. Para os bancos, “a chave não é a causa do sequestro”.

Em relação ao transporte de valores, o comando cobrou o cumprimento da cláusula 30ª da CCT e denunciou casos em o transporte de numerários estava sendo feito por bancário. Ou seja, para economizar, os bancos não estão contratando carro forte e colocam em risco a segurança do empregado.

Foram levantados pontos como custeio dos remédios em caso de assistência médica às vítimas, estabilidade para o bancário vítima de sequestro, entre outros, porém os debates também não avançaram. Para a Fenaban, o projeto-piloto de segurança, conquistado na última CCT, já resolve todos os problemas.

Diante da postura intransigente dos banqueiros, o Comando conclama os bancários e bancárias para a mobilização. #VemPraLuta

A próxima negociação está agendada para os 15 e 16, para tratar do tema emprego.
 
*Com informações da Contraf

Clique aqui para ver as fotos.

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados