Dia do Trabalhador: Federação participa de seminário da UGT, com foco em saídas para a crise

26.04.2016

Nesta segunda-feira (25) e terça-feira (26), a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) participou do Seminário: “Trabalhadores e Trabalhadoras em Tempos de Crise: Construindo Alternativas”, em São Paulo, promovido pela UGT, em parceria com o Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho – CESIT, da Unicamp. Organizado pelo […]

Nesta segunda-feira (25) e terça-feira (26), a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) participou do Seminário: “Trabalhadores e Trabalhadoras em Tempos de Crise: Construindo Alternativas”, em São Paulo, promovido pela UGT, em parceria com o Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho – CESIT, da Unicamp.

Organizado pelo terceiro ano consecutivo, em função do Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, o foco do evento é refletir sobre os desafios que se impõem ao trabalhador na conjuntura política, econômica e social. A edição deste ano especificamente buscou discutir saídas para a crise, como medidas para a retomada do crescimento e de proteção ao emprego.

Dentre as providências defendidas pela central sindical, estão: Assembleia Nacional Constituinte exclusiva para a reforma política e partidária, redução imediata da taxa de juros, apoio a medidas legislativas de fortalecimento dos órgãos de Estado de combate à corrupção, reestruturação autorregulada do movimento sindical, entre outras.

Para o secretário geral da FEEB-SP/MS, Reginaldo Breda, dos caminhos discutidos durante o evento, dois são de extrema urgência: retomada da autonomia pelo movimento sindical e a reforma da previdência. A primeira tem a ver com a sustentabilidade e correção de rumos do movimento sindical e a segunda, com a sustentabilidade das contas do sistema previdenciário brasileiro.

“O movimento sindical precisa retomar imediatamente sua autonomia na defesa dos direitos do trabalhador, pois nos últimos 13 anos deixou de fazer oposição ao governo e esse cenário nada animador também é sua responsabilidade”, defende. A reforma da previdência também é uma questão mais do que urgente, pois o modelo vigente é insustentável”, avaliou.

Entre as personalidades convidadas, participaram do evento a senadora, Marta Suplicy e o governador, Geraldo Alckmin.

A Federação participou do encontro com 60 delegados, representantes dos SEEBs Araçatuba, Franca, Guaratinguetá, Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Votuporanga.

 

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados