
Nesta segunda-feira (25) e terça-feira (26), a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) participou do Seminário: “Trabalhadores e Trabalhadoras em Tempos de Crise: Construindo Alternativas”, em São Paulo, promovido pela UGT, em parceria com o Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho – CESIT, da Unicamp.
Organizado pelo terceiro ano consecutivo, em função do Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, o foco do evento é refletir sobre os desafios que se impõem ao trabalhador na conjuntura política, econômica e social. A edição deste ano especificamente buscou discutir saídas para a crise, como medidas para a retomada do crescimento e de proteção ao emprego.
Dentre as providências defendidas pela central sindical, estão: Assembleia Nacional Constituinte exclusiva para a reforma política e partidária, redução imediata da taxa de juros, apoio a medidas legislativas de fortalecimento dos órgãos de Estado de combate à corrupção, reestruturação autorregulada do movimento sindical, entre outras.
Para o secretário geral da FEEB-SP/MS, Reginaldo Breda, dos caminhos discutidos durante o evento, dois são de extrema urgência: retomada da autonomia pelo movimento sindical e a reforma da previdência. A primeira tem a ver com a sustentabilidade e correção de rumos do movimento sindical e a segunda, com a sustentabilidade das contas do sistema previdenciário brasileiro.
“O movimento sindical precisa retomar imediatamente sua autonomia na defesa dos direitos do trabalhador, pois nos últimos 13 anos deixou de fazer oposição ao governo e esse cenário nada animador também é sua responsabilidade”, defende. A reforma da previdência também é uma questão mais do que urgente, pois o modelo vigente é insustentável”, avaliou.
Entre as personalidades convidadas, participaram do evento a senadora, Marta Suplicy e o governador, Geraldo Alckmin.
A Federação participou do encontro com 60 delegados, representantes dos SEEBs Araçatuba, Franca, Guaratinguetá, Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Votuporanga.
Notícias Relacionadas
Movimento Sindical repudia decisão de juiz pelo afastamento do presidente da Previ
Representantes dos trabalhadores avaliam a decisão como de viés político e desrespeito aos processos de elegibilidade do BB e da própria Previ, aprovados por órgão regulador Nota de repúdio aos ataques à Previ A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários (Feeb) repudia decisão do juiz substituto da 1ª Vara Cível do Distrito Federal, Marcelo Gentil […]
Leia maisSão José dos Campos: Chapa 1 vence eleição para diretoria do Sindicato com 99,1% dos votos
Processo eleitoral ocorreu entre os dias 24 e 25 de maio Ocorreu nesta quinta-feira (25) a eleição do Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região. A chapa “Bancário é Essencial” participou do processo eleitoral como chapa única e foi reeleita com 1.047 votos, o que representa 99,1% do total. Chapa “Bancário é […]
Leia maisAprovados em concurso de 2014 serão contratados pela Caixa
Reivindicação de novas contratações é uma das lutas do movimento sindical para redução de sobrecarga de trabalho A Caixa Econômica Federal comunicou ao movimento sindical e à Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), na noite desta terça-feira (23), que vai contratar 800 aprovados no concurso de 2014. A reivindicação por mais contratações […]
Leia mais