Dia do Trabalho e a luta dos trabalhadores

29.04.2022

No dia 1º de maio é celebrado mais um Dia do Trabalhador. A data é lembrada anualmente e considerada feriado nacional em diversos lugares do mundo. No Brasil, ainda por volta de 1890, já era possível ver as primeiras mobilizações em homenagens ao 1º de maio por parte de grupos de trabalhadores. Porém, só em […]

No dia 1º de maio é celebrado mais um Dia do Trabalhador. A data é lembrada anualmente e considerada feriado nacional em diversos lugares do mundo.

No Brasil, ainda por volta de 1890, já era possível ver as primeiras mobilizações em homenagens ao 1º de maio por parte de grupos de trabalhadores. Porém, só em 1924, durante o governo do presidente Artur Bernardes, a data foi oficializada, devido às movimentações que grupos organizados de trabalhadores passaram a exercer, ainda na década de 1910, em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

Como tudo começou

Em 1886, trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, realizaram uma manifestação nas ruas da cidade para reivindicar a redução da carga horária de trabalho, de 13h para 8h diárias. No mesmo dia, trabalhadores americanos fizeram uma greve geral no país. Os protestos ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket. Nos dias três e quatro de maio, manifestantes e policiais entraram em conflitos, o que resultou na morte de alguns envolvidos e em dezenas de pessoas feridas. No dia 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional, uma organização mundial dos partidos políticos social-democratas, socialistas, liberais e trabalhistas, decidiu convocar o mesmo dia das manifestações como o data máxima dos trabalhadores organizados para lutar pelas 8h diárias de trabalho. Após resistências às manifestações operárias, o senado francês ratificou a jornada de 8h e proclamou em 1919, o dia 1° de maio como feriado nacional. Na Rússia a data foi oficializada em 1920.

O objetivo do feriado é celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.

O Dia do Trabalho e o sindicalismo

O Dia do Trabalho tornou-se icônico internacionalmente em virtude das greves gerais nos Estados Unidos, no século XIX.

No Brasil, a chegada dos imigrantes europeus trouxe ideias de lutas pelos direitos dos trabalhadores. Confira algumas datas que marcaram a luta sindical.

1892 – No ano de 1892, em Porto Alegre, ocorreu a primeira comemoração do dia 1° de maio em praça pública.

1917 – A greve geral foi a principal manifestação do país. Realizada em 1917 em São Paulo, foi a primeira greve geral da indústria e do comércio da história do Brasil e durou 30 dias.

1923 – Em 1923 em Assembleia da qual participaram 84 bancários, a associação dos funcionários de bancos de São Paulo teve seu estatuto aprovado.

1924 – Oficializada a data 1° de maio no Brasil.

1931 – Em 1931 ocorreu a regulamentação dos Sindicatos.

1932 – A primeira greve dos bancários aconteceu em 1932.

1933 – Em 1933 foi conquistada a redução de jornada para 6 horas.

1951 – Em 1951 ocorreu a paralisação de 69 dias, que resultou em um reajuste de 31%, bem acima dos 20% oferecidos.

1952 – Em 1952 ocorreu o 1° Congresso Paulista dos Bancários.

1956 – A Federação Dos Bancários Dos Estados De São Paulo e Mato Grosso Do Sul foi fundada em 19 de outubro de 1956 e reconhecida em 20 de dezembro de 1957.

A Feeb SP/MS, parabeniza todos os trabalhadores, em especial os que fazem parte dos seus 23 sindicatos filiados: Corumbá, Naviraí, Ponta Porã, Três Lagoas, Andradina, Araçatuba, Campinas, Franca, Guaratinguetá , Jaú, Lins, Marília, Piracicaba, Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São Carlos, São José Do Rio Preto, São José Dos Campos, Sorocaba, Tupã e Votuporanga.

Principais conquistas ao longo do século

Durante os quase 100 anos de luta dos bancários foram obtidas importantes conquistas para a categoria, entre elas, a participação nos lucros e resultados (1995), o vale alimentação (1994), o auxílio creche (1981), a ampliação da licença maternidade (2009) e recentemente, o canal de denúncias às vítimas de violência doméstica (2020).

Acompanhe outras conquistas adquiridas ao longo da história na linha do tempo do site da Feeb SP/MS.

Fontes:

Guia do Estudante

Brasil Escola

 

Notícias Relacionadas

Cartilhas de combate à violência de gênero fortalecem proteção e apoio às mulheres

Manuais foram lançados ontem (25) e consolidam a luta das bancárias contra o assédio Representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram nesta segunda-feira (25) para o lançamento de duas cartilhas de combate à violência de gênero: “Sexo Frágil – Um manual sobre a masculinidade e suas questões” […]

Leia mais

Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi

Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho As chapas 6 e 33 “Cassi para os Associados”, formadas por funcionários da ativa e aposentados do BB de várias regiões do país – que tiveram o apoio da Federação dos Bancários […]

Leia mais

Eleições Economus: Votação ocorre de 8 a 29 de abril

Conheça os candidatos apoiados pela Feeb SP/MS As eleições Economus ocorrem de 8 a 29 de abril. Associados poderão eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados apoiarão para as […]

Leia mais

Sindicatos filiados