Diretoria da FEEB-SP/MS participa do Seminário da UGT em homenagem ao Dia Internacional dos Trabalhadores

24.04.2017

Nesta segunda-feira, 24, membros da diretoria da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) prestigiaram o IV Seminário 1º de maio – Dia Internacional dos Trabalhadores, da União Geral dos Trabalhadores (UGT), que este ano teve como mote o tema “Os 10 anos de luta da UGT e os desafios […]

Nesta segunda-feira, 24, membros da diretoria da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) prestigiaram o IV Seminário 1º de maio – Dia Internacional dos Trabalhadores, da União Geral dos Trabalhadores (UGT), que este ano teve como mote o tema “Os 10 anos de luta da UGT e os desafios para superar a crise política e econômica do Brasil”. O evento acontece até amanhã (25), no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo.

O Presidente da FEEB-SP/MS, que é também é vice-presidente da UGT, deputado Davi Zaia, participou do evento no 1º painel da tarde, reservado para o debate sobre a reinserção do país competitivamente na economia global, apresentado pelo diretor de Competitividade Econômica e Estatística da ABIMAQ, Mario Bernardini. Zaia saudou os presentes e deixou sua mensagem.

Para o Presidente da Federação, o tradicional Seminário de 1º de Maio da UGT, tem grande mérito por realizar debates sobre a conjuntura e a situação do trabalhador em um momento em que o maior desafio é a construção de uma sociedade mais justa e mais equilibrada, uma vez que a tendência é de que os trabalhadores se tornem cada vez mais escassos, graças ao rápido avanço da tecnologia.

Zaia sugeriu também a atuação dos sindicatos à época da Segunda Revolução Industrial (ocorridas em meados dos séculos XIX e XX), como inspiração para o enfrentamento do avanço tecnológico que vem desempregando de forma massiva e contínua os trabalhadores.

“Desafio, talvez maior do que o trazido pela Revolução Industrial, que é quando os sindicatos no formato que conhecemos ganharam força. Por que souberam naquele momento interpretar corretamente a realidade que vinha se solidificando e em lugar de quebrar as máquinas e irem contra a implantação daquelas modernizações, se organizaram para que garantir que os trabalhadores pudessem ter acesso à produtividade e à eficiência gerada pelas máquinas e buscaram a redução da jornada de trabalho. Essa foi a luta do movimento sindical nos séculos passados para enfrentar a revolução que alterava significativamente o mundo do trabalho e é com essa perspectiva que devemos enfrentar os momentos que vêm pela frente. Se não tivermos a mesma ousadia que tiveram os nossos antecessores quando criaram e fortaleceram os sindicatos, não iremos dar conta de responder à realidade que teremos pela frente”, avaliou.

O Secretário geral da Federação, Reginaldo Breda também participou do seminário, juntamente com representantes dos sindicatos de Araçatuba, Franca, Guaratinguetá, Presidente Venceslau, Sorocaba, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Votuporanga.

 

Notícias Relacionadas

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Sindicatos filiados