Dirigentes da Feeb SP/MS participam do 5º Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT)

08.05.2023

Evento traz como tema “Democracia, Paz e Trabalho” Dirigentes da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) participam, nesta segunda e terça-feira (8 e 9 de maio), do 5º Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) “Democracia, Paz e Trabalho”. O evento ocorre em formato presencial, […]

Evento traz como tema “Democracia, Paz e Trabalho”

Dirigentes da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) participam, nesta segunda e terça-feira (8 e 9 de maio), do 5º Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) “Democracia, Paz e Trabalho”. O evento ocorre em formato presencial, em São Paulo. Dentre os presentes estão representantes de 13 sindicatos filiados à Feeb SP/MS, entre eles, Sindicato dos Bancários de Araçatuba, Franca, Jaú, Marília, Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Três Lagoas, Tupã e Votuporanga.

O primeiro dia de evento contou com momento solene de abertura, plenária deliberativa, discussão e aprovação do regimento interno, discussão e aprovação da alteração estatutária, plenária temática, além de palestras voltadas aos temas: economia, política, educação, atualização do sistema sindical brasileiro, justiça ambiental e outros.

O presidente da Feeb SP/MS, David Zaia, também vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), destacou a importância do congresso para discutir questões nacionais que envolvem os trabalhadores e a democracia do país. “É fundamental a nossa participação para consolidar a união da categoria e a força das frentes que representam os trabalhadores. Neste primeiro dia, tratamos das questões da política nacional, do atual quadro do país e discutimos a importância da reorganização do movimento sindical, bem como a articulação do próprio movimento no sentido de se afirmar de forma independente e ao mesmo tempo democrática”, destaca o presidente.

O primeiro dia de evento contou com mais de mil trabalhadores representados pela UGT, sindicatos dos bancários, sindicatos dos comerciários e centrais sindicais. Também marcaram presença na abertura do Congresso, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.

A taxa básica de juros em 13,75% ao ano, considerada a mais alta do mundo foi amplamente criticada durante o evento. Autoridades enfatizaram as consequências da decisão do Banco Central em manter a taxa Selic em patamar elevado, entre elas, a inviabilidade de pessoas terem acesso ao crédito, o que impacta diretamente na produção da indústria.

O 5º Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) também pode ser acompanhado ao vivo pela internet, no canal da UGT no youtube.

Confira a programação completa aqui.

 

 

Notícias Relacionadas

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento

Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS Os representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes do Banco Itaú, nesta quarta-feira (24), para discutir a elaboração de uma cartilha que ofereça orientações aos trabalhadores que precisam se afastar por motivos […]

Leia mais

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Sindicatos filiados