Economistas cortam previsão para o PIB e sobem para inflação, diz BC

12.01.2015

Analistas das principais instituições financeiras do país cortaram suas previsões para o crescimento da economia neste ano, e subiram as da inflação, segundo o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (12). Se, na semana passada, a projeção para a alta do PIB (Produto Interno Bruto) era de 0,5% em 2015, nesta semana ela […]

Analistas das principais instituições financeiras do país cortaram suas previsões para o crescimento da economia neste ano, e subiram as da inflação, segundo o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (12).

Se, na semana passada, a projeção para a alta do PIB (Produto Interno Bruto) era de 0,5% em 2015, nesta semana ela foi cortada para 0,4%.

Para a inflação, a projeção passou de 6,56% na semana passada para 6,6% nesta semana. As duas estimativas estão acima do teto da meta do governo.

O objetivo do governo é manter a inflação em 4,5% ao ano, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos –ou seja, pode variar entre 2,5% e 6,5%.

Se a inflação passar desse teto, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, tem que fazer uma carta aberta explicando o motivo do descumprimento da meta.

Para os demais indicadores da economia, as projeções foram mantidas: analistas vêem a Selic, a taxa básica de juros, a 12,5% no fim do ano, e o dólar a R$ 2,80.

Entenda o que é o boletim Focus

Toda segunda-feira, o Banco Central (BC) divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas de economistas para os principais indicadores econômicos do país.

Mais de 100 instituições são ouvidas e, excluindo os valores extremos, o BC calcula uma mediana das perspectivas do crescimento da economia (medido pelo Produto Interno Bruto, o PIB), perspectivas para a inflação e a taxa de câmbio, entre outros.

Mediana apresenta o valor central de uma amostra de dados, desprezando os menores e os maiores valores.

(Com Reuters)
Fonte: UOL
 

Notícias Relacionadas

Conferência Interestadual aprova eixos para Conferência Nacional de 2024

Sindicatos dos Bancários debateram propostas e aprovaram pautas em defesa do trabalhador. Documento será apresentado em Conferência Nacional para discussão na Campanha Salarial de 2024 Delegações de 21 regionais dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul se reuniram nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12 de abril, para debater propostas que serão […]

Leia mais

Abertura da Conferência Interestadual da Feeb SP/MS conta com delegações de 21 regionais

  Primeiro dia de evento amplia visão sobre o futuro do Sistema Financeiro, Cenário Econômico Nacional e Avanço Tecnológico  A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) abriu nesta quinta-feira (11) a Conferência Interestadual dos Bancários de 2024. O tema central do evento deste ano é “Categoria […]

Leia mais

Proposta da Caixa para PcD é frustrante

Contudo, houve definição sobre pagamento dos deltas da promoção por mérito A proposta da Caixa Econômica Federal sobre redução de jornada e priorização de empregadas e empregados PcD, ou que tenham filhos de até seis anos com deficiência, frustrou a representação dos trabalhadores. “Na proposta do banco, somente há possibilidade de redução da jornada com […]

Leia mais

Sindicatos filiados