Economistas cortam previsão para o PIB e sobem para inflação, diz BC

12.01.2015

Analistas das principais instituições financeiras do país cortaram suas previsões para o crescimento da economia neste ano, e subiram as da inflação, segundo o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (12). Se, na semana passada, a projeção para a alta do PIB (Produto Interno Bruto) era de 0,5% em 2015, nesta semana ela […]

Analistas das principais instituições financeiras do país cortaram suas previsões para o crescimento da economia neste ano, e subiram as da inflação, segundo o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (12).

Se, na semana passada, a projeção para a alta do PIB (Produto Interno Bruto) era de 0,5% em 2015, nesta semana ela foi cortada para 0,4%.

Para a inflação, a projeção passou de 6,56% na semana passada para 6,6% nesta semana. As duas estimativas estão acima do teto da meta do governo.

O objetivo do governo é manter a inflação em 4,5% ao ano, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos –ou seja, pode variar entre 2,5% e 6,5%.

Se a inflação passar desse teto, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, tem que fazer uma carta aberta explicando o motivo do descumprimento da meta.

Para os demais indicadores da economia, as projeções foram mantidas: analistas vêem a Selic, a taxa básica de juros, a 12,5% no fim do ano, e o dólar a R$ 2,80.

Entenda o que é o boletim Focus

Toda segunda-feira, o Banco Central (BC) divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas de economistas para os principais indicadores econômicos do país.

Mais de 100 instituições são ouvidas e, excluindo os valores extremos, o BC calcula uma mediana das perspectivas do crescimento da economia (medido pelo Produto Interno Bruto, o PIB), perspectivas para a inflação e a taxa de câmbio, entre outros.

Mediana apresenta o valor central de uma amostra de dados, desprezando os menores e os maiores valores.

(Com Reuters)
Fonte: UOL
 

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados