
A mobilização que vimos durante a Campanha Nacional deste ano, com os bancários aderindo em massa à greve e cruzando os braços em resposta à acintosa proposta da Fenaban, que incluía reajuste abaixo da inflação (5,5%) e R$2,5 mil de abono, foi a maior dos últimos 20 anos.
Mesmo diante da inflexibilidade e intransigência apresentada pelos bancos, que tentaram se esquivar da responsabilidade de propor um acordo decente, empregando táticas, como o uso exaustivo da crise financeira na qual o país encontra-se mergulhado como desculpa para emplacar uma proposta rebaixada e mesmo a introdução do famigerado abono na tentativa de enfraquecer e desmobilizar a categoria bancária saímos mais uma vez vitoriosos da campanha.
Os sindicatos reagiram de maneira firme e os bancários entenderam a luta, engajando-se e respondendo com adesão em massa ao chamado de greve, promovendo assim, a maior paralisação dos últimos anos, o que obrigou os patrões a retornarem à mesa de negociação.
O discernimento dos trabalhadores sobre a tática que estava sendo empregada, a firmeza com que mantiveram a resistência, objetivando melhorar a proposta foi crucial para a vitória da categoria, garantindo desta forma, a reposição da inflação e aumento real sobre os vales sem retroceder no histórico de conquistas, que com este resultado, acumula 20,83% de ganho real nos salários e 42,3% nos pisos, em 12 anos.
Mais uma vez, cabe parabenizar a categoria bancária que sabe fazer a luta pela melhoria das condições de trabalho e da qual sinto o maior orgulho de pertencer, por ser formada por trabalhadores aguerridos, lutadores, perseverantes e também, porque é a mais coesa e organizada do país!
*Davi Zaia – Sindicalista, presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) e Deputado Estadual pelo PPS.
Leia também
Notícias Relacionadas
FEEB-SP/MS discute planejamento estratégico e ações institucionais
O presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), David Zaia, junto com a vice-presidente, Ana Stela, o secretário geral, Reginaldo Breda e os diretores financeiros, Antônio Paiva e Edilson Julian, se reuniram nesta quarta-feira (26), para discutir o planejamento estratégico da entidade. Entre os assuntos […]
Leia maisChapa 1 vence eleições para a Fundação Itaú
Federação dos Bancários de São Paulo (Feeb-SP) apoiou a Chapa 1 e reforça compromisso com a defesa dos participantes da Fundação Itaú. A Federação dos Bancários de São Paulo (Feeb-SP) celebra a vitória da Chapa 1 – “O futuro é hoje” nas eleições para a Fundação Itaú. O grupo, que recebeu o apoio da Feeb-SP, […]
Leia maisNota de pesar: Federação dos Bancários de SP/MS lamenta a perda de Adenílson Donizeti Guiraldelli, o companheiro Biribinha
É com imenso pesar que a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) comunica o falecimento de Adenílson Donizeti Guiraldelli, nosso estimado companheiro Biribinha. Com mais de 25 anos de dedicação ao movimento sindical, Adenílson sempre esteve à frente da luta em defesa dos direitos da categoria bancária. Como diretor […]
Leia mais