Empregadas e empregados se manifestam em defesa do Saúde Caixa

18.10.2023

Atual modelo do plano de Saúde é uma das maiores conquistas dos trabalhadores Bancários de todo o país realizaram manifestações, nesta terça-feira (17), nas agências e departamentos administrativos da Caixa Econômica Federal. Os protestos ocorreram devido ao não avanço das negociações com o banco para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do […]

Bancários de todo o país realizaram manifestações, nesta terça-feira (17), nas agências e departamentos administrativos da Caixa Econômica Federal. Os protestos ocorreram devido ao não avanço das negociações com o banco para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do plano de saúde das empregadas e empregados do banco, o Saúde Caixa. A vigência do atual acordo se encerra em dezembro.

De acordo com o movimento sindical, além de dificultar as negociações, a Caixa não se posiciona quanto à exclusão do teto de custeio do plano pelo banco, definido no estatuto da Caixa em 6,5% da folha de pagamentos.

Para o representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEBB SP/MS), Tesifon Quevedo Neto, além de responder aos questionamentos, o dia de luta fortaleceu a convocação de  empregadas e empregados para a Plenária sobre o tema, que será realizada em 26 de outubro a partir das 19 horas. “Trata-se do maior interesse de cada um de nós, onde a questão envolve o bem-estar de nossa família. É momento de estarmos unidos e a plenária será um importante momento para que cada um esclareça suas dúvidas e apresente sugestões. Peço que participem e estimulem os colegas a participarem também”, enfatizou.

Cor de luta

As empregadas e empregados, da ativa e aposentados, foram orientados a utilizarem roupas brancas e a tirarem fotos da manifestação para serem compartilhadas nas redes sociais.

Os sindicatos distribuíram um boletim explicando a situação do Saúde Caixa, das negociações para a renovação do acordo coletivos e dos riscos que os empregados correm se a Caixa insistir na manutenção do teto de custeio e na solução por meio da cobrança de mensalidades de acordo com a faixa etária.

A luta continua

Os trabalhadores continuarão com as manifestações até que a Caixa resolva apresentar uma proposta viável para os trabalhadores. Um novo Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa já está pré-agendado para o dia 30 de outubro.

Confira a participação de Sindicatos da FEBB SP/MS no primeiro dia de luta.

Feeb SP/MS, com informações Contraf CUT.

Notícias Relacionadas

Formação reuniu mulheres sindicalistas de todo o país para fortalecer a atuação feminina nas mesas de negociação

A dirigente Débora Machado, do Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região, representou a Feeb SP/MS na Secretaria da Mulher da UGT-SP durante o curso Negociação Coletiva e Igualdade de Gênero no Mundo do Trabalho, promovido pelo Ministério das Mulheres, em Brasília. O encontro, realizado entre os dias 4 e 7 de […]

Leia mais

Feeb SP/MS convoca plenária para discutir renovação do ACT Saúde Caixa

Encontro acontece no dia 10 de novembro, às 18h, via Zoom, e antecede as assembleias nos sindicatos filiados A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) convoca todos os sindicatos filiados para participarem da plenária de esclarecimentos sobre a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) Saúde […]

Leia mais

Eleições da Cabesp começam no dia 18 de novembro

Associados poderão votar até o dia 27 pelo portal da Caixa Beneficente, escolhendo diretores e membros do Conselho Fiscal A Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Cabesp) realizará suas eleições entre os dias 18 e 27 de novembro de 2025. O processo terá início à 0h01 do dia 18 (terça-feira) […]

Leia mais

Sindicatos filiados