Encontro Nacional dos Trabalhadores do Bradesco formaliza pauta de reivindicações específica

13.06.2022

Teletrabalho, remuneração, segurança e saúde são alguns dos principais pontos da minuta Durante o Encontro Nacional dos Trabalhadores do Bradesco, realizado na última quinta-feira (9), em formato híbrido, bancárias e bancários aprovaram a minuta específica de reivindicações. O documento inclui pautas relacionadas ao teletrabalho, remuneração, segurança, saúde, previdência complementar, condições de trabalho, emprego e auxílio […]

Durante o Encontro Nacional dos Trabalhadores do Bradesco, realizado na última quinta-feira (9), em formato híbrido, bancárias e bancários aprovaram a minuta específica de reivindicações. O documento inclui pautas relacionadas ao teletrabalho, remuneração, segurança, saúde, previdência complementar, condições de trabalho, emprego e auxílio educação.

O documento será entregue à direção do banco nesta terça-feira (14). Para o movimento sindical a participação de todos os trabalhadores foi fundamental para a elaboração da minuta. “Saímos do encontro com bastante disposição de luta, reconhecendo o processo de transformação que o sistema financeiro está passando. Entendemos que os trabalhadores precisam ter posicionamento e lutar pelos direitos conquistados com muita luta”, explica Lourival Rodrigues, representante da Federação dos Bancários dos estados de Sao Paulo e Mato Grosso do Sul.

Concentração de renda

O evento contou com apresentação do técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Gustavo Cavarzan, que mostrou como o desempenho dos bancos no início de 2022 deixou de ser definido pela pandemia e passou a espelhar o modelo econômico concentrador de renda do país. O especialista destacou o aumento da pobreza, da inflação e consequente o endividamento das famílias em linhas de créditos caras, que se tornam receita nos balaços do bancos.

Segurança nas unidades de negócio

O Brasil terminou 2021 com 18.302 agências bancárias. São 2.351 a menos do que o registrado no início da pandemia, segundo dados do Banco Central (BC). Motivo: a covid-19 impulsionou os pagamentos e o atendimento bancário por meios digitais. Segundo dados do BC, a rede de agências bancárias está diminuindo no Brasil desde 2017. Mas os fechamentos aceleraram na pandemia de covid-19. Foram 1.334 de março a dezembro de 2020 e mais 1.017 em 2021. A queda acumulada na pandemia foi de 11% e levou a rede de agências bancárias ao menor patamar da série histórica, iniciada em 2007.

O banco que mais reduziu a rede de atendimento presencial na pandemia foi o Bradesco. A instituição fechou 1.527 agências desde março de 2020. Muitas delas, foram transformadas em Unidade de Negócios.

O Encontro Nacional dos Trabalhadores do Bradesco debateu, ainda, a defesa do emprego, da democracia e a reconstrução do Brasil.

Fonte: Contraf Cut com Edição Feeb SP/MS

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados