Encontro Nacional dos Trabalhadores do Bradesco formaliza pauta de reivindicações específica

13.06.2022

Teletrabalho, remuneração, segurança e saúde são alguns dos principais pontos da minuta Durante o Encontro Nacional dos Trabalhadores do Bradesco, realizado na última quinta-feira (9), em formato híbrido, bancárias e bancários aprovaram a minuta específica de reivindicações. O documento inclui pautas relacionadas ao teletrabalho, remuneração, segurança, saúde, previdência complementar, condições de trabalho, emprego e auxílio […]

Durante o Encontro Nacional dos Trabalhadores do Bradesco, realizado na última quinta-feira (9), em formato híbrido, bancárias e bancários aprovaram a minuta específica de reivindicações. O documento inclui pautas relacionadas ao teletrabalho, remuneração, segurança, saúde, previdência complementar, condições de trabalho, emprego e auxílio educação.

O documento será entregue à direção do banco nesta terça-feira (14). Para o movimento sindical a participação de todos os trabalhadores foi fundamental para a elaboração da minuta. “Saímos do encontro com bastante disposição de luta, reconhecendo o processo de transformação que o sistema financeiro está passando. Entendemos que os trabalhadores precisam ter posicionamento e lutar pelos direitos conquistados com muita luta”, explica Lourival Rodrigues, representante da Federação dos Bancários dos estados de Sao Paulo e Mato Grosso do Sul.

Concentração de renda

O evento contou com apresentação do técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Gustavo Cavarzan, que mostrou como o desempenho dos bancos no início de 2022 deixou de ser definido pela pandemia e passou a espelhar o modelo econômico concentrador de renda do país. O especialista destacou o aumento da pobreza, da inflação e consequente o endividamento das famílias em linhas de créditos caras, que se tornam receita nos balaços do bancos.

Segurança nas unidades de negócio

O Brasil terminou 2021 com 18.302 agências bancárias. São 2.351 a menos do que o registrado no início da pandemia, segundo dados do Banco Central (BC). Motivo: a covid-19 impulsionou os pagamentos e o atendimento bancário por meios digitais. Segundo dados do BC, a rede de agências bancárias está diminuindo no Brasil desde 2017. Mas os fechamentos aceleraram na pandemia de covid-19. Foram 1.334 de março a dezembro de 2020 e mais 1.017 em 2021. A queda acumulada na pandemia foi de 11% e levou a rede de agências bancárias ao menor patamar da série histórica, iniciada em 2007.

O banco que mais reduziu a rede de atendimento presencial na pandemia foi o Bradesco. A instituição fechou 1.527 agências desde março de 2020. Muitas delas, foram transformadas em Unidade de Negócios.

O Encontro Nacional dos Trabalhadores do Bradesco debateu, ainda, a defesa do emprego, da democracia e a reconstrução do Brasil.

Fonte: Contraf Cut com Edição Feeb SP/MS

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados