Encontro sobre assédio moral, saúde e condições de trabalho

05.11.2020

Realizado em 12 de Maio na cidade de Caraguatatuba – SP o Encontro de Saúde foi organizado pela Federação dos Bancários de SP/MS e reuniu os 24 sindicatos filiados a ela para discutir este assunto que afeta todos os trabalhadores de nossa categoria. A abertura foi feita por seu presidente e atual secretário de Emprego […]

Realizado em 12 de Maio na cidade de Caraguatatuba – SP o Encontro de Saúde foi organizado pela Federação dos Bancários de SP/MS e reuniu os 24 sindicatos filiados a ela para discutir este assunto que afeta todos os trabalhadores de nossa categoria.

A abertura foi feita por seu presidente e atual secretário de Emprego e Relações de Trabalho do Estado de São Paulo, Davi Zaia, que falou da importância do envolvimento dos sindicalistas nos assuntos polêmicos da categoria, possibilitando assim uma fiel leitura do sofrimento do trabalhador no seu dia-a-dia e os encaminhamentos necessários para a resolução dos problemas.

Com mesas especificas e palestras direcionadas aos temas, a participação dos presentes foi bastante intensa e satisfatória, na opinião dos coordenadores.

Com a coordenação de João Analdo e de Cido Roveroni, a Federação dos Bancários de SP/MS iniciou os trabalhos com vistas a Campanha Nacional 2011.

Inovando mais uma vez, a federação colocou em prática o que foi discutido em sua reunião de diretoria, que apontava o sistema de Erbans como ultrapassado, pois com a execução de dois deles, os assuntos tornavam-se repetitivos. Decidiu-se pela realização de vários eventos, dividos por temas específicos, como “Assedio Moral, Saúde e condições de Trabalho”, debatido nessa ocasião (confira o calendário dos demais eventos).

Após as apresentações/transparências das palestrantes Nahara Flavia Ribeiro, Olívia Brossi (Seeb Piracicaba) e Priscila Zaia que falaram sobre Assedio Moral, os quase 90 sindicalistas que compareceram ao encontro puderam discutir e analisar as situações expostas com os próprios palestrantes.

O tema Saúde foi abordado por Thaise C.Gehm e Gustavo Moreno Frias (Seeb Campinas), que também instruíram os participantes para o preenchimento de CATs, direito dos lesionados / portadores de doenças ocupacionais e vitimas de assaltos, assuntos quase sempre ignorados pelos banqueiros.

Por último e não menos importante a palestra Jurídica ministrada pela Doutora Tânia Mara Assis Sabino, que relatou experiências vividas, sugeriu formas de atuação contra o assédio moral, com modelos de denúncias e alertou sobre o perigo de exposição diária dos trabalhadores bancários.

Devido o adiantado da hora, a coordenação submeteu à plenária um encaminhamento feito pelo diretor do Seeb Sorocaba, Ricardo Santos Filho, que contemplou os participantes, no sentido de reunir por entidade os apontamentos e sugestões de pauta para nossa minuta de reivindicação de 2011 e encaminhar via e-mail para a FEEB SP/MS.

“Fomos felizes em mudar o modelo dos Erbans e esperamos tirar proveito das experiências vividas pelos sindicatos em todos os encontros agendados” comenta Roveroni.

Para João Analdo “os debates propiciam polêmicas e divergências, e elas são necessárias para que as idéias saiam do papel e sejam colocadas em prática”.

A reunião da Executiva Nacional dos Bancários definiu o seguinte Calendário para a Campanha Nacional 2011: Clique para baixar


 

Notícias Relacionadas

Bancários do Santander assinam Acordo Coletivo de Trabalho

Assinatura ocorreu na sede do Banco e contou com representantes dos bancários e dos bancos Bancários do banco Santander, representados pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) Santander, assinaram nesta terça-feira (27), na sede do Banco, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) geral dos funcionários. A assinatura aconteceu na sede do Banco Santander, em São […]

Leia mais

Bancários aprovam acordos de trabalho do Santander

97,18% dos funcionários aprovaram o acordo com o banco Bancários do banco Santander de todo o país aprovaram, nesta quinta-feira (22), com 97,18% dos votos, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) geral dos funcionários, aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária, o ACT do Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS) e […]

Leia mais

Negociação dos Financiários continua sem avanços

Financeiras apresentam proposta abaixo da expectativa da categoria Representantes dos Financiários e a Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi) se reuniram nesta quinta-feira (22) para dar continuidade às negociações da campanha salarial da categoria. A pauta de reivindicações da categoria, com data-base em 1º de junho, foi entregue no dia 15 […]

Leia mais

Sindicatos filiados