Funcionários do Itaú e Bradesco se reúnem de 2 a 4 de abril em Embu e Atibaia, respectivamente, para discutir temas importantes e definir as pautas especificas de reivindicações, além das estratégias para fortalecer a mobilização, a fim de avançar nas negociações permanentes e ampliar as conquistas dos bancários.
Bradesco
Na programação estão temas como análise da conjuntura político-sindical, apresentação da análise do balanço do banco, quadro sobre emprego e estudo sobre remuneração.
Para preparar dirigentes de sua base para o encontro nacional, a Feeb-SP/MS realizou em 23 de fevereiro, um encontro interestadual, em Ponta Porã (MS). Na oportunidade, os dirigentes fizeram um rico e amplo debate sobre valorização dos trabalhadores, plano de carreira, remuneração, saúde e segurança. O relatório do encontro será apresentado e defendido pela delegação da Federação no encontro nacional.
Itaú
O encontro será dividido em quatro eixos temáticos: remuneração e emprego; saúde e condições de trabalho; previdência complementar; e plano de assistência médica.
Estarão em debate os principais temas que atingem os trabalhadores do banco que mais lucra e que mais demite no país. Serão discutidos problemas como demissões, falta de funcionários; péssimas condições de trabalho, horários estendidos nas agências, metas abusivas e programas próprios de remuneração variável, dentre outros.
Também estará na pauta a necessidade de que todos os funcionários tenham previdência complementar, as eleições da Fundação Itaú Unibanco que acontecem em julho, um dos maiores fundos de pensão de empresas privadas, e a discussão sobre um novo modelo de saúde e as condições dos aposentados no plano.
Também como forma de subsidiar a delegação que iria participar do encontro nacional e definir as prioridades de luta dos bancários de sua base, a Feeb-SP/MS promoveu um interestadual no dia 22 de março, que contou com a participação de mais de 30 dirigentes dos sindicatos filiados.
Demais bancos
Nos próximos dias, a Contraf deverá organizar também encontros nacionais dos funcionários do Santander e HSBC.
Os congressos nacionais dos empregados da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil já estão marcados para os dias 17, 18 e 19 de maio.
Também estão sendo organizados congressos e encontros nacionais de funcionários dos demais bancos federais e estaduais.
Campanha Nacional 2013
O Comando Nacional dos Bancários já marcou a data da 15ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada no Hotel Holliday Inn, em São Paulo, nos dias 19, 20 e 21 de julho.
* Com informações da Contraf
Notícias Relacionadas
Formação reuniu mulheres sindicalistas de todo o país para fortalecer a atuação feminina nas mesas de negociação
A dirigente Débora Machado, do Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região, representou a Feeb SP/MS na Secretaria da Mulher da UGT-SP durante o curso Negociação Coletiva e Igualdade de Gênero no Mundo do Trabalho, promovido pelo Ministério das Mulheres, em Brasília. O encontro, realizado entre os dias 4 e 7 de […]
Leia maisFeeb SP/MS convoca plenária para discutir renovação do ACT Saúde Caixa
Encontro acontece no dia 10 de novembro, às 18h, via Zoom, e antecede as assembleias nos sindicatos filiados A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) convoca todos os sindicatos filiados para participarem da plenária de esclarecimentos sobre a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) Saúde […]
Leia maisEleições da Cabesp começam no dia 18 de novembro
Associados poderão votar até o dia 27 pelo portal da Caixa Beneficente, escolhendo diretores e membros do Conselho Fiscal A Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Cabesp) realizará suas eleições entre os dias 18 e 27 de novembro de 2025. O processo terá início à 0h01 do dia 18 (terça-feira) […]
Leia mais