Federação debate com dirigentes prioridades dos trabalhadores do HSBC e do Mercantil do Brasil

24.05.2016

Dirigentes da Base da Federação, funcionários do Banco inglês, reuniram-se na manhã desta terça-feira (24) para discutir questões específicas dos trabalhadores do HSBC e definir prioridades para discussão no Encontro Nacional, que acontece nos dias 07 e 08 de junho, no Hotel Excelsior, em São Paulo. Dentre os assuntos prioritários discutidos, estão: a garantia do […]


Dirigentes da Base da Federação, funcionários do Banco inglês, reuniram-se na manhã desta terça-feira (24) para discutir questões específicas dos trabalhadores do HSBC e definir prioridades para discussão no Encontro Nacional, que acontece nos dias 07 e 08 de junho, no Hotel Excelsior, em São Paulo.

Dentre os assuntos prioritários discutidos, estão: a garantia do emprego, já que o HSBC teve sua venda ao Bradesco anunciada em agosto do ano passado por US$ 5,2 bilhões e a fusão entre os bancos ameaça a estabilidades dos trabalhadores; a manutenção da bolsa de estudos oferecida pelo HSBC aos seus funcionários e a luta pela extensão do benefício aos do Bradesco; e previdência privada, os representantes dos trabalhadores defendem a substituição do modelo vigente no HSBC pelo oferecido aos bancários do Bradesco.

“Existe uma grande preocupação por parte dos dirigentes sindicais com o relacionamento do Bradesco com trabalhadores do HSBC e essa é uma questão que não podemos deixar de acompanhar. As temáticas apontadas hoje pelos delegados serão expostas e defendidas por eles no Encontro Nacional dos Bancos Privados, uma importante contribuição que daremos na defesa dos direitos dos trabalhadores do HSBC”, avalia o Secretário da Geral da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS), Reginaldo Breda.

Mercantil do Brasil

Na parte da tarde, foi a vez dos dirigentes funcionários do Banco Mercantil do Brasil da base da Federação discutirem as prioridades dos trabalhadores da instituição para serem levadas ao Encontro Nacional dos Funcionários do BMB, que acontece também nos dias 07 e 08 de junho, no hotel Excelsior, em São Paulo.

Foram tratados os temas: plano de saúde – ficando a critério de cada sindicato a decisão de entrar na justiça para manutenção da Unimed, atual plano de saúde dos funcionários do banco – porém, a discussão será levada para o encontro nacional; a padronização do horário do autoatendimento, que não funciona aos finais de semana em algumas localidades ou funciona somente até as 18h, por exemplo; e também segurança.

“Cobraremos da direção do banco que regularize, colocando dois seguranças em cada agência e também por maior agilidade na troca de equipamentos de caixa eletrônico”, diz o diretor da Federação, Aparecido Roveroni, explicando que no BMB, o reabastecimento das máquinas ainda se dá pela parte frontal do aparelho, expondo o trabalhador à falta de segurança, quando na maioria dos bancos este trabalho é feito de forma mais segura e discreta.
Após a sistematização, as propostas a serem levadas para o encontro nacional de cada banco serão divulgadas.

Para acessar as resoluções dos funcionários do HSBC, clique aqui 

 

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados