Medidas tomadas sem negociação tem prejudicado o bancário
Medidas adotadas pelo Banco Santander como a contratação de terceiros para executar serviços bancários e reduzir custos, ampliação de horários de atendimentos, implantação de altas metas, entre outras, vem sendo analisadas e discutidas pelo movimento sindical. Para a representação dos bancários, na prática, a postura demonstrada pelo banco não condiz com a imagem que a instituição busca transmitir, a de um banco da inovação.
Outro ponto reprovado pelos sindicatos é a falta de comunicação e de negociação com o movimento sindical, ação que além de ferir o acordo com a categoria, enfraquece a relação entre bancário e o banco.
Para o bancário, a ampliação do horário de atendimento, por exemplo, reflete na falta de funcionários. Como solução, os sindicatos defendem novas contratações a fim de amenizar a sobrecarga existente.
Com relação ao recente comunicado enviado ao banco aos funcionários sobre o retorno ao trabalho presencial dos trabalhadores do grupo de risco para Covid-19, a orientação dos representantes é para que o funcionário que se sinta prejudicado com a decisão e inseguro para retomar, procure opinião do médico assistente, relate a situação e uma vez constatada a não recomendação do profissional, apresente novo laudo ao RH do Banco.
Já quanto à compensação das horas extras negativas, a representação explica que as negociações seguem até agosto. A proposta do banco é o aumento do tempo de compensação das horas. A representação os bancários defende a anistia total ou parcial das horas.
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