Federação dos Bancários e Sindicatos realizam plenária contra o desmonte do BB na próxima semana

12.02.2021

Plenária em defesa do BB acontece online na quarta-feira (17) Na próxima quarta-feira (17) a Federação dos Bancários dos Estados de SP e MS, junto com seus 23 sindicatos filiados, realizam a Plenária em Defesa do BB. O encontro será por videoconferência e aberto a todos os funcionários do BB da Base da Feeb SP/MS. […]

Plenária em defesa do BB acontece online na quarta-feira (17)

Na próxima quarta-feira (17) a Federação dos Bancários dos Estados de SP e MS, junto com seus 23 sindicatos filiados, realizam a Plenária em Defesa do BB. O encontro será por videoconferência e aberto a todos os funcionários do BB da Base da Feeb SP/MS.

As pautas previstas para o debate incluem o balanço de manifestações e próximas ações contra a desestruturação do Banco do Brasil.

"Convidamos bancárias e bancários da nossa base sindical para debater conosco as ações contra o desmonte do BB e em defesa dos direitos do trabalhador e do Banco do Brasil como Banco Público", destaca Jeferson Boava, presidente da Feeb SP/MS.

Atos

Nesta semana o movimento sindical realizou diversos atos de protesto à reestruturação que prevê o fechamento de 362 unidades de atendimento e a demissão de cerca de 5 mil funcionários.

Na quarta-feira (10), houve paralisação de 24h e negociação com o Banco. No dia seguinte, após Banco do Brasil se mostrar intransigente nas negociações um novo protesto aconteceu nas redes sociais com as hashtags #MeuBBValeMais e #BBParado.


Foto: Fabiano Couto

Nesta sexta-feira (12), a Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (CEBB), organizou uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, em frente à Torre Matarazzo, na altura 1230, onde ocorria a apresentação dos lucros do BB aos investidores, acionistas e agentes do mercado.

O ato foi apoiado pela Feeb e contou com a participação dos Sindicatos dos Bancários de Campinas e de Santos, que utilizaram equipamentos de som, faixas e fantasias em sinal de indignação à reestruturação articulada pelo presidente Jair Bolsonaro, que além das demissões e fechamento de agências, apontam para o enfraquecimento e privatização do banco.

Vale ressaltar que o lucro do BB em 2020, mesmo em meio à pandemia, foi de 13,8 bi.

Ações Feeb

Neste mês, a Feeb SP/MS ingressou com três ações judiciais contra o Banco do Brasil, com o objetivo de minimizar os efeitos da reestruturação, sendo: Ação de incorporação da gratificação de função dos descomissionados; Ação de vedação das remoções compulsórias para outra praça: e Ação de manutenção do plano plus aos egressos do bcn, contribuindo integralmente ( parte empregado e empregador).

Calendário:
17/2 – Plenária Feeb SP/MS – Acesso aqui.

19/2 – Reunião de avaliação do Comando

Demais ações nacionais:

Manutenção do Estado de Greve;
Ações judiciais de incorporação da gratificação de função dos descomissionados;
Ações judiciais de vedação das remoções compulsórias para outra praça;
Ações judiciais de direito de manutenção do plano plus aos egressos do bcn, contribuindo integralmente ( parte empregado e empregador)– Contato com parlamentares, prefeitos e governadores;

 

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados