Federação dos Bancários e Sindicatos realizam plenária contra o desmonte do BB na próxima semana

12.02.2021

Plenária em defesa do BB acontece online na quarta-feira (17) Na próxima quarta-feira (17) a Federação dos Bancários dos Estados de SP e MS, junto com seus 23 sindicatos filiados, realizam a Plenária em Defesa do BB. O encontro será por videoconferência e aberto a todos os funcionários do BB da Base da Feeb SP/MS. […]

Plenária em defesa do BB acontece online na quarta-feira (17)

Na próxima quarta-feira (17) a Federação dos Bancários dos Estados de SP e MS, junto com seus 23 sindicatos filiados, realizam a Plenária em Defesa do BB. O encontro será por videoconferência e aberto a todos os funcionários do BB da Base da Feeb SP/MS.

As pautas previstas para o debate incluem o balanço de manifestações e próximas ações contra a desestruturação do Banco do Brasil.

"Convidamos bancárias e bancários da nossa base sindical para debater conosco as ações contra o desmonte do BB e em defesa dos direitos do trabalhador e do Banco do Brasil como Banco Público", destaca Jeferson Boava, presidente da Feeb SP/MS.

Atos

Nesta semana o movimento sindical realizou diversos atos de protesto à reestruturação que prevê o fechamento de 362 unidades de atendimento e a demissão de cerca de 5 mil funcionários.

Na quarta-feira (10), houve paralisação de 24h e negociação com o Banco. No dia seguinte, após Banco do Brasil se mostrar intransigente nas negociações um novo protesto aconteceu nas redes sociais com as hashtags #MeuBBValeMais e #BBParado.


Foto: Fabiano Couto

Nesta sexta-feira (12), a Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (CEBB), organizou uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, em frente à Torre Matarazzo, na altura 1230, onde ocorria a apresentação dos lucros do BB aos investidores, acionistas e agentes do mercado.

O ato foi apoiado pela Feeb e contou com a participação dos Sindicatos dos Bancários de Campinas e de Santos, que utilizaram equipamentos de som, faixas e fantasias em sinal de indignação à reestruturação articulada pelo presidente Jair Bolsonaro, que além das demissões e fechamento de agências, apontam para o enfraquecimento e privatização do banco.

Vale ressaltar que o lucro do BB em 2020, mesmo em meio à pandemia, foi de 13,8 bi.

Ações Feeb

Neste mês, a Feeb SP/MS ingressou com três ações judiciais contra o Banco do Brasil, com o objetivo de minimizar os efeitos da reestruturação, sendo: Ação de incorporação da gratificação de função dos descomissionados; Ação de vedação das remoções compulsórias para outra praça: e Ação de manutenção do plano plus aos egressos do bcn, contribuindo integralmente ( parte empregado e empregador).

Calendário:
17/2 – Plenária Feeb SP/MS – Acesso aqui.

19/2 – Reunião de avaliação do Comando

Demais ações nacionais:

Manutenção do Estado de Greve;
Ações judiciais de incorporação da gratificação de função dos descomissionados;
Ações judiciais de vedação das remoções compulsórias para outra praça;
Ações judiciais de direito de manutenção do plano plus aos egressos do bcn, contribuindo integralmente ( parte empregado e empregador)– Contato com parlamentares, prefeitos e governadores;

 

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados