
Plenária em defesa do BB acontece online na quarta-feira (17)
Na próxima quarta-feira (17) a Federação dos Bancários dos Estados de SP e MS, junto com seus 23 sindicatos filiados, realizam a Plenária em Defesa do BB. O encontro será por videoconferência e aberto a todos os funcionários do BB da Base da Feeb SP/MS.
As pautas previstas para o debate incluem o balanço de manifestações e próximas ações contra a desestruturação do Banco do Brasil.
"Convidamos bancárias e bancários da nossa base sindical para debater conosco as ações contra o desmonte do BB e em defesa dos direitos do trabalhador e do Banco do Brasil como Banco Público", destaca Jeferson Boava, presidente da Feeb SP/MS.
Atos
Nesta semana o movimento sindical realizou diversos atos de protesto à reestruturação que prevê o fechamento de 362 unidades de atendimento e a demissão de cerca de 5 mil funcionários.
Na quarta-feira (10), houve paralisação de 24h e negociação com o Banco. No dia seguinte, após Banco do Brasil se mostrar intransigente nas negociações um novo protesto aconteceu nas redes sociais com as hashtags #MeuBBValeMais e #BBParado.
Foto: Fabiano Couto
Nesta sexta-feira (12), a Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (CEBB), organizou uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, em frente à Torre Matarazzo, na altura 1230, onde ocorria a apresentação dos lucros do BB aos investidores, acionistas e agentes do mercado.
O ato foi apoiado pela Feeb e contou com a participação dos Sindicatos dos Bancários de Campinas e de Santos, que utilizaram equipamentos de som, faixas e fantasias em sinal de indignação à reestruturação articulada pelo presidente Jair Bolsonaro, que além das demissões e fechamento de agências, apontam para o enfraquecimento e privatização do banco.
Vale ressaltar que o lucro do BB em 2020, mesmo em meio à pandemia, foi de 13,8 bi.
Ações Feeb
Neste mês, a Feeb SP/MS ingressou com três ações judiciais contra o Banco do Brasil, com o objetivo de minimizar os efeitos da reestruturação, sendo: Ação de incorporação da gratificação de função dos descomissionados; Ação de vedação das remoções compulsórias para outra praça: e Ação de manutenção do plano plus aos egressos do bcn, contribuindo integralmente ( parte empregado e empregador).
Calendário:
17/2 – Plenária Feeb SP/MS – Acesso aqui.
19/2 – Reunião de avaliação do Comando
Demais ações nacionais:
Manutenção do Estado de Greve;
Ações judiciais de incorporação da gratificação de função dos descomissionados;
Ações judiciais de vedação das remoções compulsórias para outra praça;
Ações judiciais de direito de manutenção do plano plus aos egressos do bcn, contribuindo integralmente ( parte empregado e empregador)– Contato com parlamentares, prefeitos e governadores;
Notícias Relacionadas
Itaú: Feeb SP/MS participa de manifestações contra o Assédio, Adoecimento e Demissões
Nesta quinta-feira (07), agências do Itaú em todo o país foram palco de manifestações realizadas por sindicatos dos bancários. O Objetivo foi levar ao conhecimento público as demissões em massa, fechamento de agências e cobranças abusivas de metas realizadas pelo Itaú. Reginaldo Breda, secretário geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e […]
Leia maisAprovado Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho do Saúde Caixa com Maioria dos Votos dos Sindicatos
Empregados ativos, aposentados e pensionistas titulares do Saúde Caixa tiveram uma decisão importante na última terça-feira (5), em assembleias organizadas por sindicatos bancários de todo o Brasil. O aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do plano de saúde foi aprovado por 73,6% dos sindicatos que participaram. No cômputo geral, 51,6% dos votantes se posicionaram […]
Leia maisBB: Justiça confirma liminar que impede extinção e mantém pagamento da função de caixa
Vitória do movimento sindical: Justiça avalia como ilegal alteração na forma de remuneração dos caixas A juíza Audrey Choucair Vaz, da 16ª Vara do Trabalho de Brasília, confirmou a liminar que impede o Banco do Brasil de extinguir a função de caixa. A decisão mantém o pagamento de gratificação e sua incorporação aos salários para […]
Leia mais