Federação e sindicatos cobram do Itaú suspensão imediata das agências de negócios

14.05.2014

Dirigentes da Feeb SP/MS e dos sindicatos filiados se reuniram com o banco nesta quarta-feira, 14, para discutir bancarização e agências de negócios Em reunião com o superintendente de relações sindicais do Itaú nesta quarta-feira, 14/5, a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e sindicatos filiados cobraram do […]

Dirigentes da Feeb SP/MS e dos sindicatos filiados se reuniram com o banco nesta quarta-feira, 14, para discutir bancarização e agências de negócios

Em reunião com o superintendente de relações sindicais do Itaú nesta quarta-feira, 14/5, a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e sindicatos filiados cobraram do banco a suspensão imediata do projeto de Agências de Negócios implantado no país, onde trabalham bancários, funcionam caixas eletrônicos, mas não há vigilantes e equipamentos de segurança.

Os dirigentes sindicais manifestaram preocupação com a vida dos trabalhadores, denunciando que o banco está descumprindo a Lei Federal nº 7.102/83, que estabelece medidas de segurança onde há movimentação e guarda de numerário, e as leis municipais que determinam a instalação de portas giratórias em estabelecimentos bancários. “Não aceitamos o funcionamento das agências sem portas giratórias e vigilantes, pois isso representa risco à vida dos funcionários, usuários e clientes”, afirma o representante da Federação na Comissão de Organização dos Empregados (COE Itaú), Mauri Sérgio.

O superintendente Marco Aurélio reconheceu a vulnerabilidade dos funcionários e assumiu o compromisso de levar ao banco a solicitação e dar retorno às entidades sindicais o quanto antes. A solicitação para que o projeto seja suspenso também foi feita por representantes da COE em negociação que ocorreu ontem, em São Paulo.

Em todo o país, já foram implantadas 200 agências e mais 150 estão em fase de planejamento.

Caso o Itaú não suspenda a implementação do modelo até que as modificações solicitadas no plano de segurança sejam feitas, a Federação está orientando os sindicatos a resistir à implantação, com paralisações por tempo indeterminado. “Além disso, já orientamos às entidades que formalizem denúncias junto à Delegacia de Controle de Segurança Privada (Delesp) da Polícia Federal, uma vez que se trata de descumprimento da lei federal nº 7.102/83 e aos órgãos de fiscalização municipais”, conclui Mauri.

Bancarização dos funcionários da ITAUCRED/Fináustria

Antes de discutir as agências de negócios, os representantes do banco apresentaram à Federação e Sindicatos a proposta de integrar 1.829 empregados da ITAUCRED/Fináustria, que atuam com financiamento de veículos e hoje são enquadrados como comerciários, à categoria bancária. 

Pela proposta, o piso desses trabalhadores passará para R$ 1.648,12 (CCT dos Bancários) e eles continuam recebendo comissões pelo financiamento de veículos. 

A jornada de trabalho, que hoje é 44 horas semanais, passa a ser de 30 horas, com 6 horas diárias para os não comissionados. Os comissionados trabalharão 40 horas, com jornada de 8h diárias. O trabalho aos sábados será considerado hora extra com adicional de 50% e aos domingos e feriados hora extra com adicional de 100%. Os trabalhadores terão ainda direito de folgar um final de semana cheio por mês. 

A bancarização também inclui direito à PLR (Participação nos Lucros e Resultados), PCR (Participação Complementar nos Resultados), auxílio-educação, reembolso do combustível ao utilizar automóvel no trabalho e todas as demais conquistas da categoria. 
 

Fonte: Feeb SP/MS 
 

Notícias Relacionadas

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Sindicatos filiados