Federação participa de reunião com Fenaban pela ampliação do projeto piloto de segurança bancária

14.07.2015

Belo Horizonte (MG) e outra localidade a ser definida pela Fenaban devem receber extensão do projeto Entidades sindicais participaram na última segunda-feira (13), de reunião da Mesa Temática de Segurança com a Fenaban em sua sede, em São Paulo. Danilo Castilho participou representando a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul […]

Belo Horizonte (MG) e outra localidade a ser definida pela Fenaban devem receber extensão do projeto

Entidades sindicais participaram na última segunda-feira (13), de reunião da Mesa Temática de Segurança com a Fenaban em sua sede, em São Paulo. Danilo Castilho participou representando a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS).

A Fenaban apresentou estatística semestral de assalto a bancos referentes ao segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2015. Houve também  discussão sobre o andamento e possibilidade de ampliação do projeto piloto de segurança bancária, funcionando em caráter experimental nas cidades pernambucanas Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Uma das resoluções aprovadas na plenária final da Conferência Interestadual da FEEB-SP/MS, realizada no início do mês, para ser apresentada como proposta para a 17ª Conferência Nacional dos Bancários prevê a extensão do projeto piloto, nos mesmos moldes, para todo o país.

A Fenaban se mostrou disposta ampliar o projeto piloto de segurança, a atendendo a reivindicação dos bancários, estendendo-o para duas novas localidades: uma em Belo Horizonte e outra, em local ainda a ser definido pela Fenaban. A entidade, porém, deverá antes consultar os bancos sobre a inclusão nas agências, de itens de segurança ainda não testados nestas localidades (em Pabs, agências de negócios e localizadas em shoppings centers, por exemplo).

Necessidade de aperfeiçoamento

Representante da Fetrafi Nordeste declarou que o projeto em andamento Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes precisa ser aperfeiçoado, abrangendo também Pabs, agências de negócios e localizadas em shoppings centers, pois nos moldes atuais, o projeto de segurança bancária fica prejudicado e fragilizado.

Assaltos a banco

De acordo com a Fenaban, foram 385 assaltos consumados no segundo semestre de 2014 e 191 no primeiro semestre de 2015; em 2013, foram 449 assaltos.
Veja os números por região:

 

Foto: Jailton Garcia
Fonte: Contraf-Cut
 

Notícias Relacionadas

Feeb SP/MS participa de 51º Encontro Nacional CONTEC

Evento em Uberlândia debateu temas de interesse da categoria bancária e aprovou pautas de reivindicações para a Campanha Nacional dos Bancários. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, representada por seus sindicatos filiados, marcou presença no 51º Encontro Nacional Contec, realizado nos dias 20 e 21 de junho, […]

Leia mais

Trabalhadores do Itaú entregam pauta específica de reivindicações no dia 25

Documento é resultado do encontro nacional, realizado em São Paulo, no dia 6 de junho A Comissão de Organização dos Empregados (COE) vai entregar a minuta específica de reivindicações ao Itaú na próxima terça-feira (25). O documento servirá de base para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do banco. As reivindicações foram […]

Leia mais

Intransigência da Caixa encerra negociações sobre redução de jornada para pais/mães e responsáveis por PcD e neurodivergentes (TEA)

Banco retira da proposta a concessão para empregados PcD, impõe uma série de travas para permitir a redução da jornada para pais/mães/responsáveis de PcD e encerra mesa de negociações após receber questionamentos sobre pontos sensíveis da proposta A reunião que negociaria a redução de jornada para empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal com deficiência […]

Leia mais

Sindicatos filiados