Fenaban não apresenta proposta de índice e negociação segue sem avanço

25.08.2022

Comando reitera pedido de proposta global e aumento real A 16ª rodada de negociação realizada hoje (25) terminou sem avanços. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não apresentou proposta de índice. O Comando Nacional dos Bancários conseguiu que os bancos aumentassem a proposta de reajuste da PLR para 100% da inflação (INPC), mas não foi […]

Comando reitera pedido de proposta global e aumento real

A 16ª rodada de negociação realizada hoje (25) terminou sem avanços. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não apresentou proposta de índice. O Comando Nacional dos Bancários conseguiu que os bancos aumentassem a proposta de reajuste da PLR para 100% da inflação (INPC), mas não foi apresentada nova proposta para aumento dos salários e demais verbas econômicas, desta forma, manteve a proposta de reajuste de apenas 65% da inflação.

O Comando reiterou o pedido de proposta global, com aumento real dos salários.

O representante da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Aparecido Roveroni, lamentou a falta de avanços. “Infelizmente tivemos mais um dia de enrolação. Apesar de apresentada a proposta de 100% da inflação (INPC), os bancos mantiveram a compensação de programas próprios, infelizmente isso já tinha sido rejeitado na mesa e foi rejeitado novamente. Reiteramos a cobrança de proposta global para que os sindicatos possam levar amanhã para as assembleias para discussão”, explica.

Perdas da PLR

Os bancos continuam querendo compensar os valores pagos pelos programas próprios na parcela adicional da PLR. Com isso, os bancários de bancos que possuem programas próprios têm perdas diretas na parcela adicional.

Com a correção da PLR pelo INPC, estimada em 8,88%, nos três maiores bancos privados do país (Bradesco, Itaú e Santander) o percentual de distribuição na regra básica cai de 4,97% do lucro distribuído em 2021 para 4,85%. Na parcela adicional a redução seria de 1,69% para 1,67%.

Assembleias

Sindicatos da categoria de todo o país vão realizar assembleias na sexta-feira (26) para que os bancários analisem a proposta da Fenaban e autorize o estado de assembleia permanente.

“Caso não seja apresentada nova proposta, as assembleias irão rejeitar e transformar em assembleias permanentes. Sendo assim, as discussões voltam na semana seguinte”, diz o representante.

Continuidade das negociações

A próxima reunião de negociação está marcada para esta sexta-feira (25), a partir das 14h, presencialmente, em São Paulo.

Notícias Relacionadas

Trabalhadores conquistam vitória: governo revoga CGPAR 42 após mobilização

Fenae integrou a comissão de representação dos trabalhadores das estatais para revogar a medida. Novo texto substituto aumentou a permissão para 70% do total a despesa das empresas com planos de saúde Após intensa pressão das entidades representativas dos trabalhadores das estatais, o governo revogou a CGPAR 42 (resolução 42 da Comissão Interministerial de Governança […]

Leia mais

BB: trabalhadores exigem fim das distorções que prejudicam encarreiramento e remuneração

Movimento sindical cobrou redução de metas e respostas às distorções causadas pelo Performa, que prejudicou remunerações e resultou em acúmulo de funções A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) se reuniu com representantes do BB na tarde desta quarta-feira (24) para exigir resoluções às distorções provocadas no encarreiramento dos trabalhadores desde […]

Leia mais

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

Sindicatos filiados