Fenae comemora 52 anos e recebe homenagem da Câmara Federal

06.06.2023

Sessão Solene ocorreu na sexta-feira (2) e com a presença de parlamentares, lideranças sindicais e associativas A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) comemorou 52 anos no dia 29 de maio. A Câmara Federal homenageou a instituição na última sexta-feira (02), durante sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães. A homenagem […]

Sessão Solene ocorreu na sexta-feira (2) e com a presença de parlamentares, lideranças sindicais e associativas

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) comemorou 52 anos no dia 29 de maio. A Câmara Federal homenageou a instituição na última sexta-feira (02), durante sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães.

A homenagem contou com a presença de dirigentes da Fenae, de Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), Sindicatos e Federações de bancários, além da Associação Nacional dos Participantes das Entidades de Previdência Complementar (Anapar), entidades representativas dos empregados da Caixa e dirigentes da Fundação dos Economiários Federais (Funcef).

O ato contou com o pronunciamento de lideranças presentes e apresentação de vídeo institucional da Federação. A homenagem foi presidida pela deputada Erika Kokay, que realizou a leitura do discurso do presidente da Casa, Artur Lira, em que destaca a atuação da Fenae, como entidade forte e representativa na defesa do banco públicos e dos seus trabalhadores, compromisso com a cidadania e democracia.

Após agradecer a homenagem, o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, ressaltou p papel da Fenae na luta pelo desenvolvimento social, pela melhoria da qualidade de vida e promoção do bem-estar dos empregados da Caixa e por uma sociedade mais justa e solidária.

A diretoria da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), parabeniza a Fenae e seus representantes pela importante trajetória exercida ao longo de todos estes anos em prol do desenvolvimento do país.

A Fenae 

A Fenae foi criada em 29 de maio de 1971, durante o 6º Congresso Nacional das Associações Estaduais, com base no propósito de servir ao bem-estar dos empregados da Caixa e em defesa do banco público e social.

Em sua trajetória, a Fenae esteve por trás de muitas conquistas importantes dos trabalhadores, como a jornada das 6 horas, reintegração dos demitidos no governo Collor, Funcef, direitos obtidos na mesa unificada de negociações da Campanha Nacional dos Bancários, Saúde Caixa, PLR e PLR Social, entre muitas outras.

A defesa da Caixa como banco público e de caráter social é uma pauta permanente na agenda da Fenae, que tem mobilizado não só os trabalhadores da empresa, mas também toda a sociedade para defender o patrimônio dos brasileiros.  A atuação da Federação, com esse objetivo, tem se dado no Congresso Nacional e nas diversas campanhas em âmbito nacional para alertar os brasileiros sobre os prejuízos que a privatização banco público acarretaria para o país.

A Federação, além de atuar em prol do bem-estar dos funcionários do banco com a disponibilidade de esportes e cultura, faz parcerias importantes com os movimentos sociais, especialmente, em defesa da casa própria. Com isso, a entidade, é sem dúvida, a maior referência do movimento nacional associativo dos empregados da Caixa, atuando em conjunto com as Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcefs)

Atualmente, entre as suas diversas ações, destacam-se projetos como os Jogos da Fenae, o concurso cultural Talentos Fenae Apcef, a plataforma EAD Rede do Conhecimento, Inspira Fenae (evento de troca de experiências profissionais e pessoais), Movimento Solidário (programa de responsabilidade social), #ProntoFalei (evento idealizado para os empregados mais jovens do banco) e o apoio as programações sociais e de lazer nas Apcefs.

Fenae, com edição Feeb SP/MS.

Notícias Relacionadas

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Sindicatos filiados