Fenae comemora 52 anos e recebe homenagem da Câmara Federal

06.06.2023

Sessão Solene ocorreu na sexta-feira (2) e com a presença de parlamentares, lideranças sindicais e associativas A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) comemorou 52 anos no dia 29 de maio. A Câmara Federal homenageou a instituição na última sexta-feira (02), durante sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães. A homenagem […]

Sessão Solene ocorreu na sexta-feira (2) e com a presença de parlamentares, lideranças sindicais e associativas

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) comemorou 52 anos no dia 29 de maio. A Câmara Federal homenageou a instituição na última sexta-feira (02), durante sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães.

A homenagem contou com a presença de dirigentes da Fenae, de Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), Sindicatos e Federações de bancários, além da Associação Nacional dos Participantes das Entidades de Previdência Complementar (Anapar), entidades representativas dos empregados da Caixa e dirigentes da Fundação dos Economiários Federais (Funcef).

O ato contou com o pronunciamento de lideranças presentes e apresentação de vídeo institucional da Federação. A homenagem foi presidida pela deputada Erika Kokay, que realizou a leitura do discurso do presidente da Casa, Artur Lira, em que destaca a atuação da Fenae, como entidade forte e representativa na defesa do banco públicos e dos seus trabalhadores, compromisso com a cidadania e democracia.

Após agradecer a homenagem, o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, ressaltou p papel da Fenae na luta pelo desenvolvimento social, pela melhoria da qualidade de vida e promoção do bem-estar dos empregados da Caixa e por uma sociedade mais justa e solidária.

A diretoria da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), parabeniza a Fenae e seus representantes pela importante trajetória exercida ao longo de todos estes anos em prol do desenvolvimento do país.

A Fenae 

A Fenae foi criada em 29 de maio de 1971, durante o 6º Congresso Nacional das Associações Estaduais, com base no propósito de servir ao bem-estar dos empregados da Caixa e em defesa do banco público e social.

Em sua trajetória, a Fenae esteve por trás de muitas conquistas importantes dos trabalhadores, como a jornada das 6 horas, reintegração dos demitidos no governo Collor, Funcef, direitos obtidos na mesa unificada de negociações da Campanha Nacional dos Bancários, Saúde Caixa, PLR e PLR Social, entre muitas outras.

A defesa da Caixa como banco público e de caráter social é uma pauta permanente na agenda da Fenae, que tem mobilizado não só os trabalhadores da empresa, mas também toda a sociedade para defender o patrimônio dos brasileiros.  A atuação da Federação, com esse objetivo, tem se dado no Congresso Nacional e nas diversas campanhas em âmbito nacional para alertar os brasileiros sobre os prejuízos que a privatização banco público acarretaria para o país.

A Federação, além de atuar em prol do bem-estar dos funcionários do banco com a disponibilidade de esportes e cultura, faz parcerias importantes com os movimentos sociais, especialmente, em defesa da casa própria. Com isso, a entidade, é sem dúvida, a maior referência do movimento nacional associativo dos empregados da Caixa, atuando em conjunto com as Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcefs)

Atualmente, entre as suas diversas ações, destacam-se projetos como os Jogos da Fenae, o concurso cultural Talentos Fenae Apcef, a plataforma EAD Rede do Conhecimento, Inspira Fenae (evento de troca de experiências profissionais e pessoais), Movimento Solidário (programa de responsabilidade social), #ProntoFalei (evento idealizado para os empregados mais jovens do banco) e o apoio as programações sociais e de lazer nas Apcefs.

Fenae, com edição Feeb SP/MS.

Notícias Relacionadas

Dirigentes da base da Feeb-SP/MS recebem segundo módulo do curso de formação da Contraf-CUT

Programa trata da estruturação histórica das organizações sindicais e da luta dos trabalhadores O Curso de Formação Sindical para Dirigentes, da Secretaria de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), estreia o seu segundo módulo nesta sexta-feira (17) e no sábado (18) para as bases da Federação dos Bancários de São Paulo […]

Leia mais

Bancários se preparam para Conferência Nacional da categoria

Consulta aos trabalhadores nas bases sindicais de todo o país e conferências estaduais e regionais servirão de subsídio para os debates nacionais que levarão à construção da pauta de reivindicações e da estratégia da Campanha Nacional 2024 Bancárias e bancários de todo o país se reúnem, em São Paulo, entre os dias 4 e 9 […]

Leia mais

Lucro da Caixa cresceu 49% no 1º trimestre de 2024

Com 1,56 milhão de novos clientes e 168 empregados a menos no quadro de pessoal, aumenta também a sobrecarga A Caixa Econômica Federal anunciou na noite de quarta-feira (15) um lucro líquido recorrente de R$ 2,88 bilhões no primeiro trimestre de 2024, alta de 49,1% em comparação ao mesmo período de 2023 e de 0,5% em relação […]

Leia mais

Sindicatos filiados