Fique atento! Imposto de Renda pode ser declarado até 29 de abril

02.03.2022

O prazo para a entrega das declarações de Imposto de Renda deste ano será no dia 29 de abril. Geralmente a entrega têm início no dia 1º de março. Em 2022 a entrega começará no próximo dia 7. A alteração no cronograma do IR 2022  é decorrente do movimento de auditores-fiscais da Receita Federal em […]

O prazo para a entrega das declarações de Imposto de Renda deste ano será no dia 29 de abril. Geralmente a entrega têm início no dia 1º de março. Em 2022 a entrega começará no próximo dia 7.

A alteração no cronograma do IR 2022  é decorrente do movimento de auditores-fiscais da Receita Federal em busca de melhorias de remuneração, que acontece desde o fim de 2021.

O ato dos auditores define um movimento de diversas categorias que se posicionaram após o governo prometer reajustes salariais apenas a carreiras de policiais, fato que deixou profissionais de outros setores descontentes.

Datas

Neste ano, o prazo de entrega terá uma semana a menos, após esta data, o contribuinte que apresentar a declaração receberá multa pelo atraso.

De acordo com o Secretário Especial da Receita Federal, auditor-fiscal Julio Cesar Vieira Gomes, a expectativa é de que 34.100.000 declarações sejam enviadas até o final do prazo.

Entre as novidades deste ano, estão o acesso ampliado à declaração pré-preenchida por meio de todas as plataformas disponíveis e o recebimento da restituição e o pagamento de DARF via PIX. Não será permitida chave Pix de telefone, email e chaves aleatórias, apenas o CPF.

As datas para a restituição começam em 31 de maio e seguem mensalmente até o fim de setembro, sempre com pagamento no último dia do mês. Quem declarar antes receberá o valor primeiro, conforme a fila de entrega.

 

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados