
Publicado na última quinta-feira (6), decreto prevê a indicação de representantes das centrais sindicais
O Governo Federal instituiu um grupo de trabalho com o objetivo de fortalecer o diálogo entre o Executivo, empregados e empregadores.
A iniciativa, oficializada por meio do Decreto 11.477, publicado na manhã desta quinta-feira (6) estabelece a formação de grupo interministerial, que deverá elaborar uma proposta legislativa de reestruturação das relações de trabalho e a valorização da negociação coletiva.
O GT será tripartite e contará com a participação de 12 representantes do governo federal; 12 representantes dos empregadores e 12 representantes dos trabalhadores, por meio das centrais CUT, CGT, Força Sindical, CTB, UGT, CSB. Cada central deverá indicar 2 representantes.
Para o presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, David Zaia, a iniciativa contribui para os avanços das questões trabalhistas. “É uma importante disposição do governo em dialogar com os trabalhadores e isso é fundamental para que possamos avançar nas discussões sobre as relações de trabalho”, afirma.
Zaia destaca, ainda, a importância do envolvimento dos demais ministérios no GT. “As relações trabalhistas implicam em questões muito amplas e necessárias a serem discutidas, como a previdenciária, por exemplo. Dessa forma, integrar os outros ministérios é uma maneira de enriquecer os debates e apresentar medidas mais efetivas em benefício dos trabalhadores”.
Além do Ministério do Trabalho, o GT contará com os ministérios da Casa Civil, Fazenda, Agricultura e Pecuária, Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços, Previdência Social, Direitos Humanos e Cidadania, além da Advocacia Geral da União (AGU).
Notícias Relacionadas
Eleições da Cabesp começam no dia 18 de novembro
Associados poderão votar até o dia 27 pelo portal da Caixa Beneficente, escolhendo diretores e membros do Conselho Fiscal A Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Cabesp) realizará suas eleições entre os dias 18 e 27 de novembro de 2025. O processo terá início à 0h01 do dia 18 (terça-feira) […]
Leia maisFuncionários denunciam pressão e adoecimento nas unidades; sindicatos reforçam defesa por condições dignas de trabalho
Mobilizações cobraram fim das metas inatingíveis e denunciaram o adoecimento causado pela pressão no ambiente de trabalho Sindicatos filiados à Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) participaram, nesta quarta-feira (5), do Dia Nacional de Luta contra as metas abusivas impostas pelo Banco do […]
Leia maisBancários realizam Dia Nacional de Luta contra abusos do Santander em todo o país
Mobilizações denunciaram fechamento de agências, demissões e contratações fraudulentas; movimento sindical cobra respeito e valorização dos trabalhadores Os funcionários e funcionárias do Santander realizaram, nesta terça-feira (4), o Dia Nacional de Luta, com mobilizações em todo o país. As manifestações reuniram bancários e bancárias em protesto contra o fechamento de agências, as demissões e a […]
Leia mais