Greve dos bancários segue nas cidades da base do Sindicato Rio Claro e Região

01.10.2013

Bancários e bancários das 11 cidades da base territorial do Sindicato de Rio Claro e Região registraram o 13º dia de paralisação nesta terça-feira, 1ª de outubro. Segundo dados do quadro de greve, atualizado todos os dias, a adesão de trabalhadores só tem aumentado. No primeiro dia de paralisação, 19 de setembro, 31 agências bancárias […]

Bancários e bancários das 11 cidades da base territorial do Sindicato de Rio Claro e Região registraram o 13º dia de paralisação nesta terça-feira, 1ª de outubro.

Segundo dados do quadro de greve, atualizado todos os dias, a adesão de trabalhadores só tem aumentado. No primeiro dia de paralisação, 19 de setembro, 31 agências bancárias não abriram. Hoje a realidade é diferente, o Sindicato conseguiu a adesão de 95%, ou seja, 63 agências, incluindo o Santander, Itaú e HSBC, não estão funcionando. Já o Bradesco começou o expediente às 13h30.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários, Reginaldo Breda, a falta de consideração da Federação dos Bancos com os trabalhadores e a população, que não se manifesta para agilizar as negociações, é injustificável. “A proposta oferecida para nós é um absurdo, 6,1% de reajuste não apresenta aumento real e ainda é um índice abaixo da inflação do período (6,6%), sem contar que não ofereceram nenhum aumento para a PLR e demais benefícios”, diz.

As paralisações em Rio Claro, Leme, Araras, Itirapina e Santa Gertrudes, algumas das principais cidades da base, segue forte com a grande maioria dos trabalhadores de braços cruzados.

Algumas das principais reivindicações da categoria são: reajuste salarial de 11,93%; PLR de três salários mais R$ 5.553,15; piso de R$ 2.860,21 (salário mínimo do Dieese; além de valores justos para os auxílios alimentação 13ª cesta e auxílio-creche/ babá; melhores condições de trabalho com o fim das metas abusivas e do assédio moral; além de Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para todos os bancários, e questões de segurança e igualdade de oportunidades.

O combate às terceirizações, PL 4330, é um dos pontos mais importantes, pois se aprovada vai precarizar as condições de trabalho. 

Marcella Marganha – Sindicato dos Bancários de Rio Claro
 

Notícias Relacionadas

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Sindicatos filiados