Grupo propõe novas cláusulas de remuneração e remete índice à plenária

22.07.2012

Crédito: Alan de F. Brito Rede de Comunicação dos Bancários Alan de F. Brito e Cláudia Motta O grupo que debateu as reivindicações de remuneração que farão parte da pauta a ser entregue aos banqueiros definiu, na tarde deste sábado 21, no segundo dia da 14ª Conferência Nacional dos Bancários, em Curitiba, que o índice […]

Crédito: Alan de F. Brito

Rede de Comunicação dos Bancários
Alan de F. Brito e Cláudia Motta

O grupo que debateu as reivindicações de remuneração que farão parte da pauta a ser entregue aos banqueiros definiu, na tarde deste sábado 21, no segundo dia da 14ª Conferência Nacional dos Bancários, em Curitiba, que o índice de reajuste dos salários e a fórmula da PLR serão definidos pela plenária final do evento, neste domingo. O grupo decidiu também incluir novas cláusulas sobre remuneração para a Campanha Nacional 2012.

Por exemplo, facultar aos funcionários em férias o adiantamento de salário na época da concessão, cujo desconto se dará em 10 vezes sem juros. Além disso, oferecer a opção do valor em dinheiro no lugar de vale-transporte – para uso com combustível ou fretado -, já que o entendimento dos trabalhadores é de que a empresa deve custear o transporte do empregado.

Piso – Também foi definido que o piso salarial a ser reivindicado será o salário mínimo previsto pelo Dieese, no valor de R$ 2.416,38.

Auxílios – O valor do salário mínimo oficial, atualmente de R$ 622, é a reivindicação dos bancários para os vales-refeição e também para a cesta-alimentação. Também será reivindicado que o pagamento seja estendido aos aposentados e trabalhadores afastados, além da licença-maternidade e licença-paternidade que está prevista na pauta de saúde. O auxílio-creche/babá também terá o valor do salário mínimo oficial vigente.

Os bancários também aprovaram no grupo a inclusão na pauta do pagamento integral de auxílio-educação para graduação e pós-graduação.

Plenária definirá índice

Por decisão dos trabalhadores reunidos no grupo de remuneração, foram encaminhados para decisão da plenária geral, que será realizada na manhã deste domingo, os valores do índice, o formato da PLR, da gratificação de caixa, a regulamentação da remuneração variável e o pagamento do adicional de hora extra.

Também será debatida a reivindicação do vale-cultura.

Notícias Relacionadas

Cartilhas de combate à violência de gênero fortalecem proteção e apoio às mulheres

Manuais foram lançados ontem (25) e consolidam a luta das bancárias contra o assédio Representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram nesta segunda-feira (25) para o lançamento de duas cartilhas de combate à violência de gênero: “Sexo Frágil – Um manual sobre a masculinidade e suas questões” […]

Leia mais

Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi

Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho As chapas 6 e 33 “Cassi para os Associados”, formadas por funcionários da ativa e aposentados do BB de várias regiões do país – que tiveram o apoio da Federação dos Bancários […]

Leia mais

Eleições Economus: Votação ocorre de 8 a 29 de abril

Conheça os candidatos apoiados pela Feeb SP/MS As eleições Economus ocorrem de 8 a 29 de abril. Associados poderão eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados apoiarão para as […]

Leia mais

Sindicatos filiados