HSBC mostra interesse em bancarizar trabalhadores da Losango

17.06.2014

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) e o HSBC se reuniram nesta segunda-feira (16), na sede da Contraf, em São Paulo, e o banco inglês manifestou interesse em bancarizar os funcionários da financeira Losango e aplicar integralmente a convenção coletiva de trabalho da categoria bancária a esses trabalhadores. Ao todo, são 1.145 funcionários em […]

Crédito: Jailton Garcia - Contraf

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) e o HSBC se reuniram nesta segunda-feira (16), na sede da Contraf, em São Paulo, e o banco inglês manifestou interesse em bancarizar os funcionários da financeira Losango e aplicar integralmente a convenção coletiva de trabalho da categoria bancária a esses trabalhadores. Ao todo, são 1.145 funcionários em todo o país.

A terceirização tem sido alvo de várias ações coletivas de sindicatos e do Ministério Público do Trabalho que a tem considerado ilegal. Contra o HSBC, há uma ação do Ministério Púbico do Trabalho (MPT), que teve decisão favorável aos trabalhadores na 42ª Vara e no Tribunal Regional do Trabalho (TRT/SP) e agora será julgada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), instância máxima da justiça do trabalho.

O HSBC foi representado por João Rached, diretor de relações institucionais, Gilmar Lepchack gerente de relações sindicais, e Fernando Nogueira, assessor Jurídico.

Para a continuidade das negociações, os representantes dos bancários solicitaram ao banco informações relativas à lotação dos empregados e endereços das lojas da Losango em todo o Brasil, relação nominal dos funcionários, o número de trabalhadores que terão jornada de seis e de oito horas, e o novo plano de cargos com enquadramento destes funcionários, inclusive com a definição do valor da comissão de função para os que forem trabalhar oito horas.

O banco também se comprometeu a apresentar a definição das escalas de trabalho e do programa de remuneração variável deste segmento, bem como a data provável de entrada em vigor das medidas, caso sejam aprovadas pelas assembleias.

TST vai decidir ação do MPT contra terceirização no HSBC 

O Ministério Público do Trabalho entrou com ação contra o HSBC por terceirização ilegal e teve decisão favorável aos trabalhadores na 42ª Vara do Trabalho, que foi confirmada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo. O banco recorreu e agora a decisão cabe ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A 42ª Vara determinou que o HSBC transforme todos os terceirizados que trabalham com concessão de crédito, da Losango ou outras empresas contratadas pelo banco, como bancários, assegurando a eles todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. A decisão impediu ainda que o banco terceirizasse essa atividade, tipicamente bancária, e determinou multa de R$ 1 milhão à instituição financeira inglesa, por danos morais coletivos. O número do processo, que pode ser acompanhado no site do TRT de São Paulo, é 02544003320045020042.

Fonte: Feeb SP/MS com Contraf e Sindicato de São Paulo

 

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados