HSBC muda regras do plano de saúde e funcionários são prejudicados

21.01.2013

Na quarta-feira (16/01), o Movimento Sindical se reuniu com a direção do HSBC para discutir as alterações no plano de saúde implementadas pelo banco. A partir deste ano os titulares do plano, no caso os funcionários, não pagarão mais o valor mensal da contribuição. Em compensação, a contribuição dos dependentes será reajustada de acordo com […]

Na quarta-feira (16/01), o Movimento Sindical se reuniu com a direção do HSBC para discutir as alterações no plano de saúde implementadas pelo banco.

A partir deste ano os titulares do plano, no caso os funcionários, não pagarão mais o valor mensal da contribuição. Em compensação, a contribuição dos dependentes será reajustada de acordo com uma tabela.

Para piorar, a co-participação nas consultas, procedimentos ambulatoriais e exames simples passarão de 15% para 20%. Antes, a co-participação era cobrada somente a partir da sétima consulta. Agora será cobrada a partir do primeiro atendimento. O teto da co-participação também foi extinto, ou seja, não haverá limite para a cobrança, que antes da mudança era de R$ 160,23.

Os aposentados também sentirão a mudança, pois passarão a contribuir de acordo com a faixa etária dos titulares e seus dependentes.

Segundo o banco, estas mudanças foram necessárias para manter a qualidade do plano de saúde, justificativa esta que os dirigentes sindicais presentes na reunião rechaçaram, afirmando ainda que não concordam com as mudanças implementas unilateralmente pelo HSBC.

Uma nova reunião vai acontecer no dia 6 de fevereiro para dar prosseguimento às discussões sobre o assunto, não sendo descartada a adoção de medidas jurídicas para manter os direitos dos trabalhadores do HSBC.

Fonte: Seeb Franca

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados