Índice do Banco Central mostra economia em expansão

16.01.2013

Por Murilo Rodrigues Alves | Valor BRASÍLIA – O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), criado e calculado pela autoridade monetária para antecipar a tendência do Produto Interno Bruto (PIB), indica que o nível de atividade econômica do país avançou 0,40% em novembro de 2012 na comparação com o mês anterior, na série […]

Por Murilo Rodrigues Alves | Valor

BRASÍLIA – O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), criado e calculado pela autoridade monetária para antecipar a tendência do Produto Interno Bruto (PIB), indica que o nível de atividade econômica do país avançou 0,40% em novembro de 2012 na comparação com o mês anterior, na série com ajustes sazonais. O dado foi divulgado na manhã desta quarta-feira pelo BC.

A variação ajustada do IBC-Br de novembro veio bem acima da previsão média de expansão de 0,11%, apurada pelo Valor Data com dez analistas. As estimativas dos economistas variaram de estabilidade a alta de 0,4%.

Sem ajuste sazonal, o IBC-Br teve queda de 2,25% em novembro ante outubro.

O dado de novembro é semelhante ao que foi registrado em outubro ante setembro, também avanço de 0,4% na série com ajustes sazonais _ o dado do mês foi revisado, pois antes apontava alta de 0,36%. Desta forma, a economia manteve, por dois seguidos, o mesmo ritmo de crescimento.

No acumulado dos onze primeiros meses de 2012, o IBC-Br registra expansão de 1,68% na versão sem ajustes, ante o mesmo período do ano passado. Na versão com ajustes, houve alta de 1,28%.

Já na comparação de novembro com o mesmo mês de 2011, o índice apresenta alta de 2,76% na série sem ajustes. Nos dados dessazonalizados, o indicador teve alta de 2,67% na mesma comparação.

No período de 12 meses encerrados em novembro de 2012, o indicador aponta crescimento de 1,66%, nos números sem ajustes, e alta de 1,32%, nos dados dessazonalizados.

O índice do BC é um indicador de abrangência nacional que busca “refletir” mensalmente, de modo sintético, a atividade econômica em determinado período. O indicador acompanha a atividade econômica através de proxys – variáveis cujos comportamentos estão correlacionados aos objetos em análise – da produção realizada nos três setores da economia brasileira (agropecuária, indústria e serviços) e dos impostos.

Já o Produto Interno Bruto (PIB), calculado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não mede simplesmente a produção da economia, mas sim o valor adicionado pelos setores.

Houve um descolamento entre o PIB e o IBC-Br em relação ao resultado do terceiro trimestre fechado do ano passado. O índice do BC indicou crescimento de 1,15% no terceiro trimestre na comparação com os três meses anteriores, feitos ajustes sazonais, enquanto o PIB revelou uma expansão menor, de 0,6%, no mesmo período.

Fonte: Valor Econômico

Notícias Relacionadas

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Sindicatos filiados