Inscrição de chapas para concorrer as eleições do Sindicato dos Bancários de Piracicaba começa dia 18

15.02.2013

O presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, José Antonio Fernandes Paiva, realiza plenária hoje (15), às 18h30, para definir o nome dos candidatos que irão compor a chapa que irá concorrer às eleições sindicais nos dias 23 e 24 de abril. Os eleitos irão coordenar a entidade de 2013 a 2017. Conhecido […]

O presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, José Antonio Fernandes Paiva, realiza plenária hoje (15), às 18h30, para definir o nome dos candidatos que irão compor a chapa que irá concorrer às eleições sindicais nos dias 23 e 24 de abril. Os eleitos irão coordenar a entidade de 2013 a 2017.

Conhecido por realizar um processo eleitoral transparente e democrático e que oferece a oportunidade de qualquer bancário participar e se tornar um dirigente sindical, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região tem feito ampla divulgação do processo eleitoral desde outubro de 2012.
No dia 19 de janeiro de 2013, a entidade publicou edital sobre o processo eleitoral nos três principais jornais da cidade: Jornal de Piracicaba, A Tribuna e Gazeta de Piracicaba.

Desde o último dia 8 de fevereiro, tem feito ampla divulgação com os chamados busdoor, convocando os bancários a participarem do processo. O Sindicato dos Bancários é conhecido por realizar um processo eleitoral transparente e que dá oportunidade para todos os bancários que tenham identificação com o movimento sindical em participar do processo, sendo montando uma nova chapa ou se inscrevendo na atual. Nesse sentido, de 18 a 22 de fevereiro estão abertas as inscrições das chapas, que podem ser feitas das 9h às 16h na sede do Sindicato, na rua XV de Novembro, 549.

Terminado o prazo de inscrições, será publicado, dia 23, edital convocando todos os inscritos a participarem de assembleia geral para a eleição da Comissão Eleitoral. Os membros são: presidente do Sindicato, representante da Federação (Feeb MS/SP), representante da Confederação (Contraf-CUT), totalizando quatro membros eleitos pela assembleia.

No dia seguinte, dia 26, será realizada assembleia geral extraordinária que definirá a Comissão Eleitoral. Posterior a isso, no dia 1º de março, será publicada cédula única contendo todas as chapas registradas.

Do dia 1º a 8 de março é aberto o prazo para impugnação de candidatura, para então, nos dias 23 e 24 de abril serem realizadas as eleições sindicais. Para o pleito estão aptos a votar os bancários que possuem mais de seis meses de sindicalização.

A apuração dos votos será no dia 24 de abril, a partir das 17h, em assembleia eleitoral pública e permanente. Dos dias 24 a 28 de abril será o prazo para interposição de recursos. Dos dias 29 de abril a 3 de maio será o prazo para o julgamento dos recursos.

De 24 de abril a 24 de maio será o prazo para a divulgação do resultado das eleições para então definir a data da posse da nova diretoria.

“Nossa entidade realiza o processo de eleição da forma mais transparente possível, em respeito aos 53 anos de toda história de luta. O calendário do pleito foi aprovado em reunião do sistema diretivo e no dia 19 de janeiro, foi publicado edital com ampla divulgação nos três principais jornais impressos da cidade, para que o bancário tomasse conhecimento do processo eleitoral”, destaca o presidente Paiva.

Os bancários da base do sindicato local estão distribuídos em 22 cidades da região: (Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Santa Maria da Serra, São Pedro, Saltinho, Rio das Pedras, Rafard, Capivari, Mombuca, Laranjal Paulista, Tietê, Cerquilho, Bofete, Anhembi, Pardinho, Pereiras, Porongaba, Santa Bárbara d’Oeste, Maristela, Jumirim e Conchas).

Fonte: Seeb Piracicaba  

Notícias Relacionadas

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Sindicatos filiados