Itaú confirma interesse no CorpBanca

12.12.2013

O Itaú Unibanco confirmou ontem o interesse em adquirir o controle do banco chileno CorpBanca, como parte de sua estratégia de expansão na América Latina. A afirmação foi feita por Candido Bracher, presidente do Itaú BBA, banco de investimentos e de atacado do grupo. "Estamos na disputa", disse Bracher, em encontro com jornalistas. O executivo […]

O Itaú Unibanco confirmou ontem o interesse em adquirir o controle do banco chileno CorpBanca, como parte de sua estratégia de expansão na América Latina. A afirmação foi feita por Candido Bracher, presidente do Itaú BBA, banco de investimentos e de atacado do grupo.

"Estamos na disputa", disse Bracher, em encontro com jornalistas. O executivo também afirmou que não interessa ao Itaú adquirir uma participação minoritária da instituição.

Ainda segundo Bracher, a gestão do banco no Chile, com a segmentação entre as atividades de varejo e atacado, não muda se a aquisição for bem-sucedida.

Desde a semana passada, circulam na imprensa chilena e em agências de notícias informações sobre o interesse do Itaú pelo CorpBanca, quinto maior banco do Chile em ativos. Porém, até agora o grupo brasileiro não havia comentado o assunto. Outros interessados seriam o espanhol BBVA e o canadense Scotiabank.

Na noite de ontem, o Itaú Unibanco informou que apresentou proposta ao CorpBanca, com base na qual "as negociações estão sendo intensificadas ao longo dos últimos dias". A afirmação foi feita em nota na qual o banco respondeu a pedido de esclarecimentos da BM&FBovespa.

A despeito do interesse pela instituição chilena, Bracher disse que a estratégia de crescimento na América Latina é sobretudo orgânica. Segundo ele, o Itáu BBA tem interesse em reforçar as operações na Colômbia, no Peru e no México, onde vai montar uma corretora.

O objetivo do Itaú BBA é oferecer serviços de banco de investimentos e atacado no exterior. Jean-Marc Etlin, vice-presidente-executivo, disse que 30% da equipe do banco de investimentos já está baseada no exterior, patamar que deverá subir para 50% em três anos.

Os executivos reiteraram o interesse em crescer na América Latina, a despeito de o ano ter sido pior que o esperado na região.

Bracher também disse que 2013 foi frustrante para a economia brasileira, destacando que o crescimento do PIB da ordem de 2,3% e o resultado fiscal ficaram abaixo das expectativas. "No fim do ano passado, poucos esperavam que 2013 terminasse com juros de dois dígitos", disse.

Apesar disso, Bracher afirmou estar satisfeito com os resultados do Itaú BBA. Ele destacou, por exemplo, o crescimento de 17% da carteira de crédito para grandes empresas nos 12 meses encerrados em setembro. "Também avançamos no processo de internacionalização e fomos brindados pelo Itaú Unibanco com o desafio de atender o segmento de empresas médias", disse.

Fonte: Valor Econômico 

Notícias Relacionadas

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Sindicatos filiados