Itaú Unibanco confirma acordo para união com Corpbanca

29.01.2014

Por Daniela Machado | Valor SÃO PAULO – O Itaú Unibanco confirmou nesta quarta-feira um acordo para união das suas operações no Chile com o Corpbanca, assumindo o controle da instituição que será chamada de Itaú CorpBanca. Reportagem publicada hoje no Valor informa que o banco brasileiro acertava ontem à noite os detalhes finais da […]

Por Daniela Machado | Valor

Foto: Ana Paula Paiva/Valor

SÃO PAULO – O Itaú Unibanco confirmou nesta quarta-feira um acordo para união das suas operações no Chile com o Corpbanca, assumindo o controle da instituição que será chamada de Itaú CorpBanca. Reportagem publicada hoje no Valor informa que o banco brasileiro acertava ontem à noite os detalhes finais da operação, que lhe dará a posição de quarta maior instituição financeira no Chile.

Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Itaú disse que a operação com o Corp Group criará “uma plataforma para crescimento e busca de novas oportunidades de negócios no setor financeiro no Chile, na Colômbia, no Peru e na América Central”.

A operação se dará por meio de um aumento de capital do banco Itaú Chile de US$ 652 milhões, a ser realizado pelo próprio Itaú Unibanco, ou uma de suas subsidiárias. O Itaú Chile será, então, incorporado pelo Corpbanca, com o cancelamento de suas ações e emissão de novas pelo CorpBanca, na proporção estimada de 85.420,07 ações do CorpBanca para cada ação do Itaú Chile.

As participações no banco resultante da incorporação, que será chamado de Itaú CorpBanca, serão de 33,58% para o Itaú Unibanco e 32,92% para o Corp Group.

Posteriormente, também haverá integração do Itaú BBA Colômbia às operações do Itaú CorpBanca ou de suas subsidiárias.

“Com sua concretização, o Itaú Unibanco passará da sétima para a quarta posição no ranking de maiores bancos do Chile em termos de empréstimos e ingressará no mercado colombiano de varejo financeiro através do banco CorpBanca Colômbia e do Helm Bank”, acrescentou no comunicado.

O Itaú Unibanco não estima efeitos contábeis relevantes dessa operação em seu resultado. A concretização do negócio está sujeita a algumas condições, incluindo assembleia de acionistas do CorpBanca e aprovações regulatórias no Brasil, no Chile e na Colômbia, além de outras jurisdições nas quais o CorpBanca tem atividades.

Fonte: Valor Econômico 

Notícias Relacionadas

Financiários iniciam debates sobre PLR 2025 e perfil da categoria

O Coletivo Nacional dos Financiários se reuniu com a Fenacrefi nesta quarta-feira (26) para dar início às discussões sobre possíveis ajustes na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2025. Além disso, foi criada uma comissão paritária que conduzirá uma pesquisa inédita para traçar o perfil dos financiários, trazendo informações estratégicas para futuras negociações e melhorias […]

Leia mais

Feeb SP/MS participa de mesa temática sobre Igualdade da Mulher Bancária

Mesa temática reuniu representantes da CONTEC e da FENABAN para debater a equidade de gênero no setor bancário e definir o calendário de negociações para 2025. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) esteve presente, nesta terça-feira (26/3), na segunda mesa temática de negociação entre a […]

Leia mais

FEEB-SP/MS discute planejamento estratégico e ações institucionais

O presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), David Zaia, junto com a vice-presidente, Ana Stela, o secretário geral, Reginaldo Breda e os diretores financeiros, Antônio Paiva e Edilson Julian, se reuniram nesta quarta-feira (26), para discutir o planejamento estratégico da entidade. Entre os assuntos […]

Leia mais

Sindicatos filiados