
Por Daniela Machado | Valor
SÃO PAULO – O Itaú Unibanco confirmou nesta quarta-feira um acordo para união das suas operações no Chile com o Corpbanca, assumindo o controle da instituição que será chamada de Itaú CorpBanca. Reportagem publicada hoje no Valor informa que o banco brasileiro acertava ontem à noite os detalhes finais da operação, que lhe dará a posição de quarta maior instituição financeira no Chile.
Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Itaú disse que a operação com o Corp Group criará “uma plataforma para crescimento e busca de novas oportunidades de negócios no setor financeiro no Chile, na Colômbia, no Peru e na América Central”.
A operação se dará por meio de um aumento de capital do banco Itaú Chile de US$ 652 milhões, a ser realizado pelo próprio Itaú Unibanco, ou uma de suas subsidiárias. O Itaú Chile será, então, incorporado pelo Corpbanca, com o cancelamento de suas ações e emissão de novas pelo CorpBanca, na proporção estimada de 85.420,07 ações do CorpBanca para cada ação do Itaú Chile.
As participações no banco resultante da incorporação, que será chamado de Itaú CorpBanca, serão de 33,58% para o Itaú Unibanco e 32,92% para o Corp Group.
Posteriormente, também haverá integração do Itaú BBA Colômbia às operações do Itaú CorpBanca ou de suas subsidiárias.
“Com sua concretização, o Itaú Unibanco passará da sétima para a quarta posição no ranking de maiores bancos do Chile em termos de empréstimos e ingressará no mercado colombiano de varejo financeiro através do banco CorpBanca Colômbia e do Helm Bank”, acrescentou no comunicado.
O Itaú Unibanco não estima efeitos contábeis relevantes dessa operação em seu resultado. A concretização do negócio está sujeita a algumas condições, incluindo assembleia de acionistas do CorpBanca e aprovações regulatórias no Brasil, no Chile e na Colômbia, além de outras jurisdições nas quais o CorpBanca tem atividades.
Fonte: Valor Econômico
Notícias Relacionadas
Contraf-CUT divulga os eixos temáticos das discussões para 2025
Conheça os temas que serão debatidos nas conferências regionais e estaduais da categoria bancária A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) divulgou os eixos temáticos das discussões que irão nortear os debates das conferências regionais e estaduais deste ano. Mesmo não sendo um ano de campanha salarial, as conferências seguem como espaços fundamentais […]
Leia maisAudiência pública debate fechamento de agências e terceirizações irregulares no Santander
O auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sedia nesta segunda-feira (16/06), às 11h, uma audiência pública para debater o fechamento de agências e a terceirização fraudulenta praticada pelo Santander no Brasil. O evento, promovido pelo deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT), contará com a participação de representantes do movimento sindical bancário […]
Leia maisNova sede do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região
Nota para Imprensa Mudança ocorre após quase 40 anos ocupando prédio na região central Campinas, junho de 2025 – A partir desta sexta-feira, 13 de junho, o Sindicato dos Bancários de Campinas e Região está de casa nova. Após 36 anos instalado na Rua Ferreira Penteado, no Centro de Campinas, a entidade passa a funcionar […]
Leia mais